sexta-feira, 25 de novembro de 2022

santo do dia - Santa Catarina Labouré - 28.11.2022


Santo do Dia



28 de Novembro é dia de:
Santa Catarina Labouré


Catarina Labouré nasceu numa aldeia da Borgonha, França, em 2 de maio de 1806. Nesta numerosa família de pobres camponeses, ela desde os nove anos teve que assumir o cuidado dos irmãos menores, por causa do falecimento prematuro da mãe. Mais tarde, abril de 1930, com permissão do pai, entra no noviciado das Filhas da Caridade, Congregação fundada por São Vicente, voltada para a assistência dos pobres, doentes, crianças e idosos.

Em 19 de julho do mesmo ano, Nossa Senhora lhe aparece a primeira vez; na noite de 27 de novembro, na Sua terceira e última aparição, a Virgem lhe apresenta uma imagem, dizendo: “Manda cunhar uma medalha por este modelo; as pessoas que a trouxerem com fé e devoção receberão grandes graças”. Dois anos depois, após severo inquérito canônico para verificar a autenticidade das aparições, o arcebispo de Paris autorizou a fabricação das medalhas.

Na imagem desta medalha de Nossa Senhora das Graças, raios saem de Suas mãos para a Terra, sendo, segundo a Virgem, “… o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que as pedem”. Só no período de quatro anos, foram cunhadas 20 milhões de cópias, pois, como disse o Papa Pio XII, “...desde o primeiro momento, [esta medalha] foi instrumento de tão numerosos favores, tanto espirituais como temporais, de tantas curas, proteções e sobretudo conversões, que a voz unânime do povo a chamou desde logo medalha milagrosa.



Após o noviciado, Irmã Catarina foi enviada a um asilo em Paris, para cuidar dos idosos e doentes. Durante 46 anos trabalhou nos serviços mais humildes e desprezíveis, lavando, cozinhando, limpando os velhos enfermos, sempre com amor. Durante toda a sua vida, ninguém, exceto o seu confessor, soube que ela era a vidente da revelação de Nossa Senhora, fato notabilizado somente após a sua morte em 31 de dezembro de 1876, aos 70 anos de idade.

Seu corpo, exumado em 1933, permanecia incorrupto, mesmo a cor dos olhos; está hoje num caixão de cristal sob o altar das aparições, no Santuário da Medalha Milagrosa, Rue du Bac, Paris. Canonizada, sua festa foi colocada no dia da última aparição, 27 de novembro.
Reflexão
“Mas, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita” (Mt 6,3). A caridade deve ser praticada sem alarde, sem vanglória, mas somente com o espírito de amor a Deus e ao próximo. Santa Catarina não quis ser conhecida como uma privilegiada de Deus, agraciada com o contato direto e particular da Virgem Maria, nem que o bem praticado no seu trabalho fosse reconhecido e admirado. Ao contrário, tudo o que nela foi exaltado revelou-se quando já não poderia receber nenhum retorno terreno, pois a verdadeira glorificação é obra somente de Deus. Certamente é questão da mais rasa justiça reconhecer o valor do próximo, mas a vaidade pelo que fazemos corretamente contradiz a razão, já que fazer o melhor possível aquilo que devemos fazer é o mínimo diante de Deus; de fato, é Ele mesmo que nos dá as graças, dons e condições sem as quais nada teríamos nem poderíamos fazer. A prática da caridade traz a felicidade e a paz por si mesma, e a recompensa infinita no Céu.
Oração
Ó Santa Catarina Labouré, escolhida como mensageira da vontade de Nossa Senhora, obtende-nos de Deus servir ao próximo com amor, humildade e constância, e a confiança plena e tranquila nos desígnios do Pai e no favor de Maria Santíssima. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Fonte https://www.a12.com/

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

santo do dia - São Virgílio - 27.11.2022


Santo do Dia



27 de Novembro é dia de:
São Virgílio


Nasceu na primeira década do século oitavo e foi batizado com o nome católico de Virgílio. Sentiu-se atraído pela vida monástica e tornou-se monge na Irlanda. Mas em 743, deixou a ilha para evangelizar o continente e não voltou para sua terra natal. Residiu no Reino dos Francos na época do imperador Pepino, o Breve.

Logo foi cogitado para morar em Salisburgo, no território austríaco. Nesta diocese, foi escolhido para ser bispo. Mas por causa de divergências políticas e doutrinais com Bonifácio, o grande evangelizador da Alemanha, que não aceitou o processo de escolha de Virgílio para o episcopado, o monge iralndês precisou esperar a morte de Bonifácio para poder ocupar a cadeira em Salisburgo. Não era a pessoa de Virgílio que desagradava Bonifácio, mas o fato da escolha dele ter sido pelos poderes políticos.

Virgílio era homem de fé fortalecida e de vasta cultura. Dominava, como poucos, as ciências matemáticas. Abraçou integralmente o seu apostolado a serviço do Reino de Deus. Revolucionou a diocese de Salisburgo com o seu testemunho e converteu esse rebanho para a Redenção de Cristo. Morreu e foi sepultado na abadia de Salisburgo, em 27 de novembro de 784, na Áustria, em meio à forte comoção dos fiéis, que transformaram essa data na de sua tradicional festa.


Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, C.Ss.R.


Reflexão
A natureza missionária da Igreja é perpetuada no tempo através do testemunho e trabalhos de homens e mulheres que dedicaram sua vida para fazer o nome de Jesus conhecido entre os povos. Assim foi a vida de são Virgílio, que através de incansável apostolado, espalhou a boa nova de Jesus entre aqueles que ainda não haviam tomado contato com a mensagem libertadora do Cristo.
Oração
Pai de bondade, pela inspiração de São Virgílio, aumentai em nós o zelo missionário e infundi em nós o Espírito Santo, para que todas as nossas palavras seja para a glória do vosso nome. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Fonte https://www.a12.com/

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

santo do dia - São Leonardo de Porto Maurício - 26.11.2022


Santo do Dia



26 de Novembro é dia de:
São Leonardo de Porto Maurício


Nascido em 1676, em Porto Maurício, na Itália, estudou no Colégio Romano, e entrou para a Ordem Franciscana, onde foi ordenado sacerdote. Frei Leonardo passou muitos anos como superior de conventos franciscanos em Florença e Roma, a partir de onde organizou, em 40 anos, mais de 340 missões populares, em 85 dioceses.

Como pregador popular, foi um dos maiores oradores sacros do século XVII: os Papas Clemente XII e Bento XIV assistiram várias vezes às suas pregações, declarando não terem conhecido orador mais eloquente e zeloso, e Santo Afonso Maria de Ligório, seu contemporâneo, dizia que ele era o maior missionário daquele século. Uma característica da sua pregação era levar os fiéis a uma grande devoção à Paixão e Morte de Cristo, por meio do exercício da Via-Sacra.

Realizou a primeira cerimônia penitencial com a Via-Sacra no interior do Coliseu, no Ano Santo de 1750, gesto que evitou que este monumento fosse destruído, já que a atividade tornou-se uma tradição; até hoje os Papas ali fazem a Via-Sacra na Sexta-Feira da Paixão. O Coliseu antipaticamente lembrava a morte e perseguição dos cristãos, mas Frei Leonardo dizia que o seu martírio havia santificado o local.

Outra devoção que propagava era a do Sagrado Coração de Jesus, por meio de horas de Adoração Eucarística. E, durante as missões, para obter a conversão dos pecadores, oferecia vários sacrifícios, como dormir no chão, jejuar e mortificar duramente o corpo. Ainda permanecia o dia todo no confessionário, sem se alimentar ou descansar.



Faleceu aos 26 de novembro de 1751, com 75 anos de idade, em Roma, tendo sido visitado em seu leito de morte pelo Papa Bento XIV, que muito o admirava.



Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Revisão e acréscimos: José Duarte de Barros Filho


Reflexão
O zelo por levar o Evangelho a todos é parte integrante da dimensão apostólica de todo batizado, e São Leonardo de Porto Maurício cumpriu exemplarmente esta tarefa através, principalmente, das suas missões populares. Mas nem todos têm esta sua mesma vocação específica, por isso o anúncio da Boa Nova também pode e deve ser feito em qualquer circunstância da vida normal, através da coerência e exemplo de obediência aos Mandamentos. Maria, por exemplo, realizou o maior de todos os apostolados, sendo simples dona de casa.
Oração
Ó Sagrado Coração de Jesus, que arde de infinito amor por nós e por nossa salvação, dai-nos a graça de, por intercessão do Vosso incansável missionário São Leonardo de Porto Maurício, sempre zelar fervorosamente pelas nossas obrigações apostólicas, nas ações e palavras do cotidiano, e em qualquer circunstância da vida. Por intercessão de Vossa Mãe Santíssima. Amém.

Fonte https://www.a12.com/

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

santo do dia - Santa Catarina de Alexandria - 25.11.2022


Santo do Dia



25 de Novembro é dia de:
Santa Catarina de Alexandria


A vida e o martírio de Catarina de Alexandria (Egito) estão de tal modo mesclados às tradições cristãs, que ainda hoje fica difícil separar os acontecimentos reais do imaginário de seus devotos. Segundo documentos gregos, seu nome original era Ecatarina, mártir durante a perseguição do imperador Dioclesiano, por volta do ano 305.

Descrita como uma jovem muito bela e muito culta, foi denunciada como cristã ao imperador pagão Maximiano, a quem teria censurado pela perseguição aos fiéis, e, por seu profundo conhecimento filosófico, demonstrado a falsidade dos deuses e a veracidade do Cristianismo. Impressionado, o imperador convocou alguns filósofos que deveriam refutá-la, mas que, ao contrário, foram por ela convertidos. Foram então condenados à morte junto com Catarina, cujo suplício deveria ser o dilaceramento corporal através de lâminas presas a uma roda. Esta roda, porém, ao passar sobre o seu corpo, partiu-se ao meio. Após várias outras torturas, Catarina foi decapitada.



Por volta do ano 1000, parte das suas relíquias foi levada para um mosteiro beneditino próximo a Roen, na França, tornando-se famoso o seu poder milagroso.




Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Revisão e acréscimos: José Duarte de Barros Filho


Reflexão
Ainda que certos detalhes possam ser fantasiosos, e que nem todos os dados históricos tenham sido perfeitamente estabelecidos, é certo que Santa Catarina foi mártir em Alexandria no século IV, pela perseguição aos cristãos no Império Romano. Por sua sabedoria, ela é invocada como protetora pelos estudantes, intelectuais e filósofos. A Universidade de Paris escolheu-a como padroeira. E o Brasil honra-se em tê-la protetora de um Estado, que leva o seu nome. Importante é a cultura e o conhecimento, especialmente das coisas de Deus, mas também das ciências e das ideias. A boa formação intelectual dá sólidos subsídios para a Fé esclarecida, o que evita aos fiéis serem enganados por doutrinas e conceitos estranhos ao Evangelho. Embora a santidade não dependa exclusivamente de uma grande formação cultural, seria negligência e omissão culposas a falta de empenho em conhecer mais profundamente a mensagem de Cristo e da Sua Igreja, para aqueles a quem isto é minimamente possível.
Oração
Ó Santa Catarina, sábia e firme na fé, rogai a Deus para que nós tenhamos a coragem de buscar conhecer sempre melhor os ensinamentos de Cristo na Sua Igreja, e de testemunhá-los pelas nossas palavras e ações em qualquer ocasião, de forma a merecermos o prêmio do Paraíso e a edificar os irmãos. Amém.

Fonte https://www.a12.com/

santo do dia - Santos André Dung-Lac e Companheiros (mártires do Vietnã) - 24.11.2022


Santo do Dia



24 de Novembro é dia de:
Santos André Dung-Lac e Companheiros (mártires do Vietnã)


Hoje faz-se memória de um grupo de 117 mártires do Vietnã. Deste número, 96 eram vietnamitas, 11 espanhóis, da Ordem dos Pregadores, e 10 franceses da Sociedade de Missões Estrangeiras de Paris, entre sacerdotes, religiosos e leigos. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870. Destacando-se neste grupo, canonizado por São João Paulo II em 1990, aparece o padre dominicano Santo André Dung-Lac, que, provavelmente, era o mais conhecido.

Tran An Dung era filho de pais muito pobres, que por isso o confiaram desde pequeno à guarda de um catequista. Foi batizado com o nome de André, e veio a ordenar-se sacerdote. Durante seu apostolado, foi vigário e missionário em diversas partes do Império. Em 1833 foi preso pela primeira de várias vezes, e, resgatado por alto valor em dinheiro, mudou o nome de Dung para Lac, tencionado chamar menos atenção e, assim, aventurar-se a evangelizar as províncias mais perigosas de Hanói e Nam-Dihn.



A praxe do pagamento de resgates não agradava a André, e ele percebeu a necessidade de enfrentar o martírio. No seu último aprisionamento, recusou-se a ser resgatado e a negar a fé, e foi decapitado em 24 de novembro de 1839, em Hanói.


Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Revisão e acréscimos: José Duarte de Barros Filho


Reflexão
Desde o começo da sua evangelização por missionários europeus, no século XVI, foi muito dura a perseguição aos católicos no Vietnã. Lá a Igreja sofreu quatro séculos de perseguições terríveis e sangrentas. Milhares de cristãos foram assassinados, martirizados e massacrados, indistintamente bispos, padres, catequistas, pais e mães de família, jovens, seminaristas... de 1645 a 1886, morreram 113 mil fiéis. Durante 70 anos, houve um período de calma, quando a Igreja se reorganizou e centenas de milhares de cristãos fervorosos, inspirados pelo sangue de seus mártires, formaram várias dioceses. Mas os martírios e assassinatos de cristãos pelo simples fato de o serem voltaram com o comunismo. No ano de 1955 chineses e russos destruíram todas as instituições cristãs, e o governo comunista prendeu e matou bispos, padres e leigos de maneira cruel e sem limites. Alguns poucos conseguiram fugir através da única maneira possível, em embarcações frágeis que na maioria das vezes naufragaram matando outros milhares de católicos. Muitos ainda se iludem com a “tolerância” comunista à Igreja Católica. Esta ideologia, ateísta, sempre perseguiu os cristãos, em todos os continentes, embora de forma mais disfarçada e menos sangrenta no Ocidente. O comunismo foi reiteradamente condenado pela Igreja, como se vê claramente nos seus documentos oficiais, pois se baseia em princípios meramente materialistas e moralmente condenáveis (apesar da proposta de pretensa justiça social, os meios para este fim são incompatíveis com a doutrina de Cristo). Quem deseja ser fiel a Deus deve estar atento para não se deixar enganar por estas ideias, muitas vezes disfarçadas na política e na cultura; basta lembrar que em 1917 Nossa Senhora, nas aparições em Fátima, explicitamente alertou para os erros e perseguições que esta ideologia desencadearia.
Oração
Deus de misericórdia, que na Vossa bondade escolhestes Santo André e tantos outros para propagar Vosso Evangelho em terras hostis, dai-nos a disposição necessária para realizar o mesmo apostolado em nossas comunidades, e pela solicitude de Vossa Santíssima Mãe protegei a todos dos enganos e perseguições das falsas ideologias. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Fonte https://www.a12.com/

santo do dia - São Clemente I - 23.11.2022


Santo do Dia



23 de Novembro é dia de:
São Clemente I


Clemente foi o quarto Papa da Igreja de Roma, ainda no primeiro século. Foi contemporâneo de São João Evangelista, São Felipe e São Paulo, e governou a Igreja entre os anos 88 e 97 ou 98. Restabeleceu o uso da Crisma, seguindo a tradição de São Pedro, e instituiu o uso da expressão "Amém" nos ritos religiosos.

No seu pontificado, recomeçou a perseguição aos cristãos, primeiro pelo imperador Domiciano, e depois por Trajano. Sob este último, Clemente foi preso e condenado ao martírio, mas são desconhecidas a data, lugar e meio de execução. Uma tradição posterior diz, ao contrário, que ele teria sido deportado para a Criméia, nas costas do Mar Negro, condenado a trabalhos forçados; aí teria convertido muitos escravos e por isso lançado ao mar com uma âncora amarrada ao pescoço.



Importantíssima foi a carta que este Papa escreveu aos cristãos da Igreja de Corinto, cujo bispo havia sido absurdamente expulso por seus presbíteros. Não apenas a paz foi reestabelecida, pelo conteúdo justo e persuasivo da carta, mas este primeiro documento papal é um marco na afirmação da autoridade do sucessor de Pedro sobre toda a Igreja: o bispo de Corinto levou, de forma natural, a questão a Clemente, não às outras Sés apostólicas, incluindo a do Apóstolo São João Evangelista, ainda vivo e chefe das igrejas vizinhas à Grécia. O Pontífice Romano se manifesta com a autoridade, reconhecida, da legítima e ininterrupta sucessão de Pedro e de Cristo.


Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Revisão e acréscimos: José Duarte de Barros Filho


Reflexão
O valor que Deus estabeleceu para a legítima autoridade deve ser sempre reconhecida, pois a ela está vinculado o princípio da ordem, sem a qual não se pode construir nada de bom para Ele. Cristo é o primeiro a submeter-Se à ordem e autoridade do Pai, encarnando-Se para a nossa redenção; e também reconhece a autoridade de Pilatos sobre Si mesmo (cf Jo 19,10-11). O desacato à legítima ordem, autoridade e hierarquia têm sua origem no pecado de Adão e Eva… e na revolta de Lúcifer contra Deus, recusando-Se iniquamente a obedecer ao seu Criador infinitamente bom e perfeito. É verdade que, neste mundo defeituoso, há ocasiões de exceção, e até mesmo a própria Igreja não pode obedecer cegamente a uma autoridade civil, por exemplo; mas mesmo nestes casos, há uma hierarquia, definida claramente por São Pedro, após os Apóstolos terem sido proibidos pelas autoridades judaicas de pregar o Evangelho: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens” (At 5,29).
Oração
Deus Pai de bondade, e Princípio de toda autoridade, concedei-nos, pela intercessão de Vosso servo São Clemente I, a pronta obediência à Vossa vontade, e o respeito humilde àqueles que em Vosso nome exercem o múnus de dirigir os irmãos. Concedei também a estes o amor e a sabedoria, para agirem com justiça e caridade nas suas funções, de tão alta responsabilidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fonte https://www.a12.com/