sábado, 18 de novembro de 2023

Apresentação de Nossa Senhora - santo do dia - 21.11.2023


    




Apresentação de Nossa Senhora

Biografia de Apresentação de Nossa Senhora:

A Apresentação de Nossa Senhora, celebrada em 21 de novembro, é uma festa que recorda o momento em que Maria, aos três anos, foi dedicada ao serviço de Deus no Templo de Jerusalém. Embora este evento não seja mencionado explicitamente na Bíblia, a tradição cristã o preserva como uma parte significativa da vida da Virgem Maria.

De acordo com a tradição, os pais de Maria, Joaquim e Ana, cumpriram uma promessa ao dedicá-la a Deus desde sua infância. Maria cresceu no Templo, sendo educada na piedade e na adoração. Essa preparação a tornou digna de ser a Mãe de Deus, desempenhando um papel crucial na história da redenção.

A Apresentação de Nossa Senhora destaca a resposta de Maria à vontade de Deus desde tenra idade, seu compromisso com o serviço divino e sua preparação para a missão que a aguardava como Mãe do Salvador.

Oração a Apresentação de Nossa Senhora:

Ó Maria, Virgem Santíssima, contemplamos-te na tua Apresentação no Templo, onde foste consagrada a Deus desde a infância. Inspirados por tua dedicação, buscamos também consagrar nossas vidas ao serviço divino.

Apresentação de Nossa Senhora, guia-nos no caminho da obediência e da humildade. Que, assim como tu, possamos estar prontos para responder ao chamado de Deus, preparando nossos corações para Sua vontade.

Maria, Mãe amada, intercede por nós diante do Altíssimo. Que a tua vida de serviço e amor seja um exemplo para nós, incentivando-nos a viver com generosidade e entrega aos desígnios de Deus.

Que a Apresentação de Nossa Senhora nos lembre da importância de crescer na piedade e na adoração, moldando-nos para sermos dignos de servir a Deus e aos nossos irmãos. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


Santo Edmundo Mártir - santo do dia - 20.11.2023

    





Santo Edmundo Mártir

Biografia de Santo Edmundo Mártir:

Santo Edmundo, também conhecido como Edmundo, o Mártir, nasceu por volta do ano 841 em Núria, Inglaterra. Tornou-se rei da Ânglia Oriental em uma época marcada por conflitos e invasões vikings. Edmundo, reconhecido por sua justiça e fé cristã, governou com grande piedade.

Em 869, os vikings capturaram Edmundo após uma batalha. Apesar das tentativas de persuadi-lo a renunciar à sua fé cristã, ele recusou. Edmundo foi cruelmente martirizado pelos invasores, sendo amarrado a uma árvore e alvejado por flechas até a morte.

O testemunho de sua coragem e fidelidade ao cristianismo rapidamente o elevou à veneração popular. Seu culto cresceu ao longo dos séculos, e ele foi canonizado pela Igreja Católica. Santo Edmundo é lembrado como um rei corajoso, mártir da fé e exemplo de perseverança diante da adversidade.

Oração a Santo Edmundo Mártir:

Ó Deus, que concedestes a Santo Edmundo a graça de permanecer firme em sua fé, mesmo diante da perseguição e do martírio, olhai com bondade para nós, que buscamos viver nossos princípios cristãos.

Santo Edmundo, valente mártir, intercede por nós diante do trono divino. Que possamos, como ele, ser testemunhas corajosas da verdade, mesmo em tempos de desafio. Concede-nos a força para resistir às tentações do mundo e perseverar na fé, confiantes na promessa da vida eterna.

Que as virtudes de Santo Edmundo inspirem-nos a ser reis corajosos em nossas próprias vidas, governando com justiça e guiados pelo amor de Deus. Santo Edmundo, rogai por nós. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


São Roque Gonzalez - santo do dia - 19.11.2023

    





São Roque Gonzalez


Biografia de São Roque Gonzalez:

São Roque Gonzalez nasceu em Assunção, no Paraguai, em 1576. Desde jovem, demonstrou vocação religiosa e ingressou na Companhia de Jesus. Seu zelo missionário o levou a dedicar-se à evangelização dos povos indígenas na América do Sul.

Juntamente com seus companheiros, São João de Castilho e São Afonso Rodrigues, Roque Gonzalez dedicou-se incansavelmente à missão no território hoje conhecido como Paraguai. Ele desempenhou um papel crucial na fundação de reduções, comunidades cristãs que integravam a cultura indígena, promoviam a educação e ofereciam assistência espiritual.

Infelizmente, sua vida missionária foi interrompida pela violência. Em 1628, enquanto tentava mediar entre indígenas e colonizadores portugueses, São Roque Gonzalez foi martirizado, dando a vida pela fé que ele tão fervorosamente pregava.

São Roque Gonzalez foi canonizado em 1988 pelo Papa João Paulo II, juntamente com seus companheiros mártires, sendo reconhecido não apenas por sua devoção religiosa, mas também por seu compromisso com a justiça e a reconciliação entre culturas.

Oração a São Roque Gonzalez:

Ó Deus, que em São Roque Gonzalez nos destes um exemplo de ardente amor missionário, dai-nos a graça de proclamar a fé com zelo e coragem. Que, inspirados por seu martírio, possamos construir pontes de paz e compreensão entre as diferentes culturas e povos.

São Roque Gonzalez, mártir da fé, intercede por nós. Que, assim como ofereceste tua vida pelo Evangelho, possamos, em nossas vidas diárias, testemunhar a verdade do amor de Cristo. Auxilia-nos na construção de comunidades que promovam a justiça, a compaixão e a harmonia.

Que tua coragem e devoção nos inspirem a enfrentar os desafios missionários de nosso tempo, confiantes na força do Espírito Santo. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


quarta-feira, 15 de novembro de 2023

São Odo de Cluny - santo do dia - 18.11.2023


    




São Odo de Cluny


Biografia de São Odo de Cluny:

São Odo de Cluny, também conhecido como Santo Odo ou São Odon, nasceu por volta do ano 880 em Auvergne, França. Desde jovem, ele demonstrou uma notável inclinação espiritual e foi enviado para estudar nas escolas monásticas de Baume e Tours. Sua vida monástica começou no Mosteiro de Baume, onde ingressou como noviço.

A influência de São Bernardo de Claraval o atraiu para o Monastério de Cluny, uma comunidade monástica que se tornaria renomada por sua dedicação à oração, estudo e simplicidade de vida. Odo tornou-se o segundo abade de Cluny em 927, sucedendo o fundador, São Berno. Sob sua liderança, o mosteiro prosperou espiritualmente e atraiu muitos outros monges.

São Odo era conhecido por sua erudição, especialmente em música litúrgica, teologia e escrituras. Ele também desempenhou um papel significativo na reconciliação de disputas internas dentro da Igreja. Além disso, ele promoveu o espírito de comunidade monástica e a importância da obediência dentro do mosteiro.

Após uma vida dedicada ao serviço a Deus e à comunidade monástica, São Odo faleceu em 18 de novembro de 942, sendo canonizado posteriormente pela Igreja Católica. Sua festa é celebrada em 18 de novembro.

Oração a São Odo de Cluny:

Ó Deus, que chamaste São Odo de Cluny à vida monástica e o elevaste à santidade, conceda-nos a graça de seguir seu exemplo de busca pela verdade, humildade e amor ao próximo. Que, através da intercessão de São Odo, possamos crescer em sabedoria espiritual e viver de acordo com os princípios do Evangelho. Pedimos isso em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


terça-feira, 14 de novembro de 2023

Santa Isabel da Hungria - santo do dia - 17.11.2023

    





Santa Isabel da Hungria

Biografia de Santa Isabel da Hungria:

Santa Isabel da Hungria, também conhecida como Isabel de Turíngia, nasceu em 1207, filha do rei André II da Hungria. Desde a infância, ela demonstrou uma profunda piedade e compaixão pelos menos favorecidos. Aos 14 anos, casou-se com Luís IV, Landgrave da Turíngia, com quem teve três filhos.

Vivendo em meio à nobreza, Santa Isabel não se deixou envolver pela opulência. Sua vida foi marcada pela caridade e serviço aos pobres. Distribuía alimentos, roupas e atendia pessoalmente aos doentes. Após a morte de Luís, ela ingressou na Terceira Ordem Franciscana, dedicando-se ainda mais à oração e à penitência.

Santa Isabel faleceu em 1231, com apenas 24 anos, sendo canonizada poucos anos após sua morte. Sua vida é um testemunho inspirador de amor ao próximo, humildade e serviço desinteressado.

Oração a Santa Isabel da Hungria:

Ó Santa Isabel, exemplo luminoso de caridade e humildade, olhai por nós em nossas necessidades. Assim como vós dedicastes vossa vida ao serviço dos pobres e enfermos, inspirai-nos a ser instrumentos do amor divino em nosso tempo.

Santa Isabel, intercedei por aqueles que sofrem, pelos desfavorecidos e pelos marginalizados. Que possamos, como vós, reconhecer a presença de Cristo nos mais necessitados e responder com generosidade e compaixão.

Ensinai-nos, ó Santa Isabel, a viver uma vida de desapego dos bens materiais e a buscar o Reino de Deus em todas as coisas. Que vossa chama de amor e serviço ao próximo arda em nossos corações, inspirando-nos a seguir os passos de Cristo.

Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Santa Gertrudes Magna - santo do dia - 16.11.2023

    





Santa Gertrudes Magna

Biografia de Santa Gertrudes Magna:

Santa Gertrudes Magna, também conhecida como Gertrudes a Grande, nasceu no ano de 1256, na Alemanha. Aos cinco anos, seus pais a entregaram para ser educada no convento beneditino de Helfta. Desde jovem, Gertrudes mostrou uma profunda inclinação para a vida religiosa.

Sua espiritualidade floresceu ao longo dos anos, e ela destacou-se não apenas por seu conhecimento teológico, mas também por sua mística e experiência profunda com Deus. Gertrudes tornou-se monja beneditina e viveu a maior parte de sua vida no Mosteiro de Helfta, onde desempenhou um papel vital na renovação espiritual da comunidade.

Conhecida por suas visões e revelações, Santa Gertrudes Magna teve uma relação especial com o Sagrado Coração de Jesus. Sua obra mais famosa, "As Revelações de Santa Gertrudes", documenta suas experiências místicas e ensinamentos espirituais.

Gertrudes faleceu em 17 de novembro de 1302. Sua festa litúrgica é celebrada em 16 de novembro, e ela é venerada como padroeira dos teólogos e da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Oração a Santa Gertrudes Magna:

Ó Santa Gertrudes Magna, mulher de profunda sabedoria e íntima união com Deus, guia-nos em nossa busca pela verdade e proximidade divina. Que possamos aprender com tua devoção ao Sagrado Coração de Jesus e crescer na compreensão dos mistérios da fé.

Santa Gertrudes, intercede por nós diante do Senhor, para que, assim como experimentaste a riqueza da Sua presença, também possamos viver uma espiritualidade profunda e autêntica. Concede-nos a graça de amar a Deus com fervor e de viver em comunhão com Ele em todos os momentos de nossas vidas.

Que tua intercessão nos fortaleça nos desafios diários, e que possamos, como tu, ser instrumentos do amor divino neste mundo. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


domingo, 12 de novembro de 2023

Santo Alberto Magno - sano do dia - 15.11.2023


    




Santo Alberto Magno


Biografia de Santo Alberto Magno:

Santo Alberto Magno, também conhecido como Alberto, o Grande, nasceu por volta de 1206, na Baviera, Alemanha. Ele entrou para a Ordem Dominicana e, ao longo de sua vida, destacou-se como um dos maiores pensadores e teólogos da Idade Média.

Alberto estudou em Colônia e Paris, onde foi aluno de São Tomás de Aquino. Ele era conhecido por sua vasta erudição em várias disciplinas, incluindo filosofia, teologia, física, biologia e química. Suas contribuições foram fundamentais para a síntese entre a filosofia aristotélica e a teologia cristã.

Além de seus notáveis escritos acadêmicos, Santo Alberto Magno era conhecido por sua humildade e simplicidade de vida. Ele serviu como professor, bispo e conselheiro, influenciando não apenas os intelectuais de sua época, mas também as comunidades locais.

Santo Alberto Magno faleceu em 15 de novembro de 1280, em Colônia. Ele foi canonizado pelo Papa Pio XI em 1931 e é reconhecido como o padroeiro dos cientistas naturais.

Oração a Santo Alberto Magno:

Ó Santo Alberto Magno, doutor da Igreja e sábio da sabedoria divina e humana, olhai com compaixão para aqueles que buscam a verdade em meio às complexidades do conhecimento. Vós que integrastes a fé e a razão de maneira sublime, intercedei por nós, para que, ao explorarmos os segredos da criação, possamos enxergar a mão amorosa do Criador.

Santo Alberto, que vos dedicastes ao ensino e à compreensão das ciências, inspirai-nos a usar os dons da inteligência para o bem da humanidade e para a glória de Deus. Que, assim como vós, possamos ser testemunhas do Evangelho em todas as áreas do saber.

Rogai por nós, Santo Alberto Magno, para que, guiados pela verdade e iluminados pela fé, possamos crescer em sabedoria e em amor por Deus e pelo próximo. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia