sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

São João Roberts - santo do dia - 10.12.2023

    
   




São João Roberts


Biografia de São João Roberts:

São João Roberts, também conhecido como João Roche, nasceu em 1576 em Tyn-y-Groes, uma pequena vila no País de Gales. Ele foi educado em Douai, França, e depois estudou teologia em Valladolid, Espanha. Inspirado pelo fervor missionário, São João Roberts ingressou na Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula, dedicando-se à vida religiosa com zelo e devoção.

Após a ordenação sacerdotal, São João retornou à Inglaterra, um país onde a prática aberta do catolicismo era proibida devido às leis anti-catolicismo. Apesar do perigo iminente, ele ministrou aos católicos locais, celebrando missas clandestinas e administrando os sacramentos em segredo. Sua coragem e dedicação à fé tornaram-no uma figura respeitada dentro da comunidade católica inglesa.

No entanto, em 1610, São João Roberts foi preso enquanto celebrava a missa em Pembridge Castle. Ele enfrentou julgamento e, mesmo sob intensa pressão, recusou-se a renunciar à sua fé. Por sua firmeza na defesa do catolicismo, foi condenado à morte por enforcamento.

São João Roberts foi martirizado em 10 de dezembro de 1610, oferecendo sua vida em testemunho de sua fé inabalável em Cristo. Ele foi canonizado pelo Papa Paulo VI em 1970 como parte do grupo dos Mártires da Reforma Inglesa.

Oração a São João Roberts:

Ó Deus, que destes a São João Roberts a graça de permanecer firme na fé mesmo diante da perseguição e do martírio, concedei-nos a coragem e a determinação para testemunhar nossa fé em meio aos desafios da vida. Que seu exemplo nos inspire a viver uma vida de fidelidade e dedicação ao Evangelho, mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Por intercessão de São João Roberts, rogai por nós, para que, seguindo seu exemplo, possamos alcançar a vida eterna contigo. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

São Juan Diego Cuauhtlatoatzin - santo do dia - 09.12.2023

    





São Juan Diego Cuauhtlatoatzin


Biografia de São Juan Diego Cuauhtlatoatzin:

São Juan Diego Cuauhtlatoatzin, nascido em 1474, era um indígena nativo do México, parte do povo Nahua. Ele é mais conhecido por ser o destinatário das aparições da Virgem Maria, conhecida como Nossa Senhora de Guadalupe, um evento de grande importância na história da Igreja Católica na América Latina.

Juan Diego era um cristão convertido ao catolicismo, mas vivia uma vida simples como agricultor em Cuauhtitlan. Em 9 de dezembro de 1531, enquanto se dirigia para a igreja, Juan Diego foi abençoado com a visão da Virgem Maria no monte Tepeyac. A Virgem Maria pediu-lhe que construísse uma igreja no local da aparição.

Juan Diego relatou a experiência ao Bispo Zumárraga, que inicialmente duvidou da história. No entanto, após uma segunda aparição da Virgem Maria e o milagroso aparecimento de rosas frescas no manto de Juan Diego, onde ele carregava as flores como prova, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe foi impressa miraculosamente no manto.

A devoção a Nossa Senhora de Guadalupe e a história de Juan Diego espalharam-se rapidamente, tornando-se um pilar da fé católica no México e em toda a América Latina. São Juan Diego foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 31 de julho de 2002, tornando-se o primeiro santo indígena das Américas.

Oração a São Juan Diego Cuauhtlatoatzin:

Ó São Juan Diego Cuauhtlatoatzin, humilde e fiel servidor da Virgem Maria, que foste agraciado com a visão e o amor maternal de Nossa Senhora de Guadalupe, roga por nós diante do trono de Deus.

Intercede por todos nós, especialmente por aqueles que enfrentam desafios e dúvidas em sua fé. Ensina-nos a confiar na providência divina e a responder aos chamados de Deus com a mesma humildade e prontidão que demonstraste.

Que possamos seguir o teu exemplo de devoção, amor e serviço ao Senhor e à Sua Mãe Santíssima. São Juan Diego, rogai por nós, para que, inspirados pela tua fé, possamos caminhar com confiança nos caminhos do Senhor. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Imaculada Conceição de Maria - santo do dia - 08.12.2023


    




Imaculada Conceição de Maria



Biografia de Imaculada Conceição de Maria:

A Imaculada Conceição refere-se à crença católica de que Maria, mãe de Jesus, foi concebida sem o pecado original. Este dogma da fé católica afirma que Maria foi preservada do pecado desde o momento de sua concepção, preparando-a de maneira especial para ser a Mãe de Deus. A proclamação oficial deste dogma ocorreu em 1854, quando o Papa Pio IX emitiu a bula "Ineffabilis Deus", declarando a Imaculada Conceição como uma verdade de fé.

Maria, desde então, é venerada como a Imaculada Conceição, uma figura pura e santificada, cuja vida exemplar e submissão à vontade divina são fontes de inspiração para milhões de fiéis em todo o mundo. A festa da Imaculada Conceição é celebrada em 8 de dezembro, marcando a concepção de Maria no ventre de sua mãe, Santa Ana.

Oração à Imaculada Conceição de Maria:

Ó Maria, concebida sem pecado,
Imaculada desde o início da criação,
Vós que fostes preservada do pecado original,
Rogai por nós, que recorremos a vós.

Mãe pura e cheia de graça,
Modelo de pureza e humildade,
Intercedei por nós diante de vosso Filho,
Que possamos seguir vosso exemplo de amor e entrega.

Imaculada Conceição, Rainha dos Anjos,
Guia-nos em nossa jornada de fé,
Cobri-nos com vosso manto de graça,
E conduzi-nos ao coração de vosso Divino Filho.

Ó Maria, concebida sem mancha,
Ensinai-nos a dizer "sim" à vontade de Deus,
Assim como vós o fizestes,
Para que possamos viver em santidade e amor.

Imaculada Conceição, rogai por nós,
Para que possamos crescer em graça,
E alcançar a meta da vida eterna,
Pelo vosso intermédio e pela misericórdia de vosso Filho, Jesus Cristo. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Santo Ambrósio - santo do dia - 07.12.2023

    


    


Santo Ambrósio


Biografia de Santo Ambrósio:

Santo Ambrósio, nascido em 340 d.C. em Tréveris (atual Trier, Alemanha), foi uma figura proeminente da Igreja do século IV. Educado em retórica e direito, tornou-se governador da província romana da Ligúria. Em 374, durante a eleição do bispo de Milão, Ambrósio, mesmo sendo leigo, interveio pacificamente, surpreendendo a todos com sua eloquência. Seu nome foi aclamado, e ele foi consagrado bispo.

Durante seu episcopado, Ambrósio destacou-se por sua defesa da fé cristã, enfrentando desafios teológicos e heresias de sua época. Sua influência estendeu-se além das fronteiras eclesiásticas; ele também desempenhou um papel importante nas relações entre a Igreja e o Império Romano.

Ambrósio era conhecido por sua generosidade, cuidado pelos pobres e dedicação à oração. Ele contribuiu para o desenvolvimento da liturgia e da música sacra, deixando um legado duradouro. Morreu em 397 d.C., sendo declarado Doutor da Igreja.

Oração a Santo Ambrósio:

Ó Deus, que iluminaste a tua Igreja por meio do ministério e ensinamentos de Santo Ambrósio, concede-nos a graça de aprender com sua sabedoria, viver em caridade e defender a fé com coragem. Que sua intercessão nos guie nos caminhos da verdade e do amor. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


domingo, 3 de dezembro de 2023

São Nicolau - santo do dia - 06.12.2023

    





São Nicolau


Biografia de São Nicolau:

São Nicolau, também conhecido como São Nicolau de Mira, viveu durante o século IV em Myra, uma cidade na atual Turquia. Nascido em uma família rica, Nicolau dedicou-se à caridade desde cedo, seguindo o ensinamento cristão de vender seus bens e dar aos necessitados.

Uma das histórias mais conhecidas sobre São Nicolau relata sua generosidade para com três irmãs que estavam prestes a serem vendidas como escravas por falta de dote. Nicolau, secretamente, jogou três bolsas de ouro pela chaminé da casa da família, proporcionando um dote adequado para cada irmã e salvando-as da desgraça. Este ato benevolente estabeleceu a reputação de Nicolau como protetor das crianças e das famílias.

São Nicolau também é lembrado por sua firmeza na fé durante o Concílio de Niceia em 325 d.C., onde defendeu a ortodoxia contra as ideias heréticas de Ário. Após sua morte, ocorrida em 6 de dezembro de 343 d.C., São Nicolau tornou-se um dos santos mais venerados da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa, conhecido por sua caridade, humildade e fé inabalável.

Oração a São Nicolau:

Ó São Nicolau, servo fiel de Deus e amigo dos pobres,
Intercede por nós diante do trono divino.
Lembra-nos da alegria de dar sem esperar retorno,
Inspira-nos a sermos generosos com os necessitados.

Protetor das crianças e das famílias, olha por nós,
Guia-nos nas adversidades e fortalece nossa fé.
Que possamos seguir teu exemplo de amor desinteressado,
E, como tu, sermos luz e esperança no mundo.

São Nicolau, modelo de caridade e defensor da fé,
Rogai por nós, para que possamos viver segundo o Evangelho,
Amar com o coração de Cristo e partilhar a alegria da salvação.
Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia