São Sabas - imageem da intrnet
Biografia de São Sabas
São Sabas (439–532) foi um renomado monge e eremita da Palestina, conhecido como um dos fundadores do monaquismo no Oriente. Nascido em Mutalasca, na Capadócia (atual Turquia), ingressou em um mosteiro aos oito anos, após a morte precoce de seus pais. Desde jovem, demonstrava grande zelo pela oração e pelo ascetismo.
Após passar um tempo em diversos mosteiros, sentiu-se chamado à vida de eremita e se estabeleceu no deserto da Judeia. Lá, tornou-se discípulo de São Eutímio, absorvendo seu espírito de santidade e disciplina monástica. Mais tarde, fundou a famosa Grande Laura de Mar Saba, uma das mais antigas comunidades monásticas ainda em atividade.
São Sabas destacou-se por sua sabedoria espiritual, profundo amor à liturgia e firmeza na defesa da fé ortodoxa, especialmente contra heresias como o monofisismo. Foi um conselheiro respeitado de bispos e imperadores, mesmo vivendo em humildade e simplicidade.
Faleceu em 532, com 93 anos, deixando um legado de fervor monástico e devoção à Igreja. Foi canonizado como exemplo de vida contemplativa e defensor da fé, sendo reconhecido como um dos grandes Padres do Deserto.
Oração a São Sabas
Ó São Sabas, santo pastor no deserto,
Que em Deus fundaste tua morada,
Ensina-nos a buscar o caminho certo,
Na oração e na alma purificada.
Guardião da fé e mestre da humildade,
Rogai por nós em meio à provação,
Para que vivamos em eterna verdade,
No silêncio que conduz à salvação.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata