sexta-feira, 12 de abril de 2024

Santa Bernadete Soubirous - santo do dia - 16.04.2024

 


Santa Bernadete Soubirous

Biografia de Santa Bernadete Soubirous:

Bernadete Soubirous nasceu em 7 de janeiro de 1844, em Lourdes, na França, sendo a mais velha de nove irmãos. Sua família, de condição humilde, vivia em uma pequena casa próxima à gruta de Massabielle, nos arredores de Lourdes.

Em 11 de fevereiro de 1858, aos 14 anos de idade, enquanto recolhia lenha perto da gruta, Bernadete teve a primeira de uma série de aparições de uma "Senhora" que se identificou como a Imaculada Conceição. Durante as aparições, Bernadete foi instruída pela Virgem Maria a rezar pelos pecadores, a fazer penitência e a construir uma capela no local das aparições.

As aparições de Lourdes causaram grande comoção na região e levaram à investigação por parte das autoridades eclesiásticas. Bernadete sofreu muito ceticismo e críticas, mas permaneceu firme em sua fé e na autenticidade das aparições.

Após a conclusão das aparições em julho de 1858, Bernadete ingressou na vida religiosa, tornando-se freira na Congregação das Irmãs da Caridade e da Instrução Cristã. Ela viveu uma vida simples, dedicada à oração, à humildade e ao serviço aos doentes e necessitados.

Bernadete faleceu em 16 de abril de 1879, aos 35 anos de idade, após uma vida marcada pela humildade e pela devoção à Virgem Maria. Ela foi canonizada como Santa Bernadete Soubirous pelo Papa Pio XI em 1933 e é lembrada como uma das santas mais amadas e veneradas da Igreja Católica.

Oração a Santa Bernadete Soubirous:

Ó Santa Bernadete Soubirous,
que experimentaste a graça das aparições da Virgem Maria em Lourdes,
ensina-nos a humildade e a pureza de coração
para que possamos reconhecer a presença de Deus em nossas vidas.

Intercede por nós diante do trono de Deus,
para que possamos encontrar conforto em nossas aflições,
força em nossas fraquezas
e fé inabalável na providência divina.

Que, como tu, possamos dedicar nossas vidas ao serviço de Deus e ao cuidado dos mais necessitados,
seguindo o exemplo de amor e compaixão que nos deixaste.

Santa Bernadete, rogai por nós.
Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia




quinta-feira, 11 de abril de 2024

São Benedito José Labre - santo do dia - 15.04.2024


    




São Benedito José Labre



Biografia de São Benedito José Labre:

São Benedito José Labre, também conhecido como o "Mendigo Santo", nasceu em 26 de março de 1748, em Amettes, na França. Desde jovem, ele mostrou um desejo ardente de buscar a Deus e viver uma vida de total consagração ao Senhor.

Após várias tentativas infrutíferas de ingressar em ordens religiosas devido à sua saúde delicada e à sua vida de penitência extrema, Benedito decidiu viver como um peregrino, dedicando-se inteiramente à vida de oração, penitência e serviço aos mais necessitados.

Durante os anos de peregrinação, Benedito percorreu várias regiões da Europa, passando por santuários e locais de peregrinação. Ele renunciou a todas as posses materiais, vivendo da caridade dos outros e confiando inteiramente na providência divina.

São Benedito José Labre foi um exemplo vivo de humildade, pobreza e devoção radical a Deus. Ele passou seus últimos anos em Roma, onde faleceu no dia 16 de abril de 1783, aos 35 anos de idade. Sua vida de santidade e seu testemunho inspiraram muitos ao longo dos séculos, e ele foi canonizado como santo pela Igreja Católica em 1881.

Oração a São Benedito José Labre:

Ó Deus, que inspirastes São Benedito José Labre a abandonar tudo em busca da perfeição evangélica, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de desprender-nos das coisas terrenas e buscar somente aquelas que são do céu. Que possamos imitar sua humildade, pobreza e total confiança em Vós, para que, como ele, possamos um dia contemplar-Vos face a face na glória eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


Santa Matilde - santo do dia -14.04.2024


    




Santa Matilde


Biografia de Santa Matilde

Santa Matilde, também conhecida como Matilde de Ringelheim, nasceu por volta do ano 895 em Engern, na região que hoje é a Alemanha. Ela foi uma nobre de origem saxã e pertencia à família dos condes de Westfália. Desde jovem, demonstrou uma profunda devoção religiosa e uma grande generosidade para com os menos favorecidos.

Em 909, Matilde casou-se com Henrique I, o Pássaro, duque da Saxônia e mais tarde rei da Germânia e fundador da dinastia Ottoniana. Durante seu casamento, ela exerceu uma influência significativa sobre o marido, incentivando-o a praticar a justiça, a caridade e a piedade. Juntos, tiveram vários filhos, incluindo Otão I, que se tornaria imperador do Sacro Império Romano-Germânico.

Após a morte de seu esposo, Matilde dedicou-se intensamente à vida religiosa e à promoção do bem-estar dos menos favorecidos. Ela fundou muitas igrejas, mosteiros e instituições de caridade, além de ser uma grande patrona das artes e da educação. Sua vida exemplar foi marcada pela humildade, pela compaixão e pelo serviço aos necessitados.

Santa Matilde faleceu no dia 14 de março de 968, em Quedlinburg, onde foi sepultada na abadia de São Servatius, que ela própria fundara. Ela foi canonizada pela Igreja Católica e é venerada como santa, sendo considerada um modelo de fé, generosidade e serviço cristão.

Oração a Santa Matilde:

Ó Santa Matilde, exemplo de piedade e virtude,
Tu que dedicaste tua vida ao serviço de Deus e do próximo,
Intercede por nós diante do trono divino.

Que possamos seguir teu exemplo de humildade e caridade,
Estar atentos às necessidades dos que nos rodeiam
E buscar sempre viver em conformidade com a vontade de Deus.

Santa Matilde, rogai por nós,
Para que, pela tua intercessão, possamos crescer em santidade
E alcançar a graça da salvação eterna.
Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


quarta-feira, 10 de abril de 2024

Santa Eufrásia - santo do dia -13.04.2024


    




Santa Eufrásia


**Biografia de Santa Eufrásia:**

Santa Eufrásia, também conhecida como Eufrosina, nasceu no século IV, em Alexandria, no Egito, por volta do ano 380 d.C. Ela veio de uma família nobre e cristã, mas após a morte de seus pais, foi criada por uma tia que a obrigou a se casar contra sua vontade.

Após o casamento, Santa Eufrásia persistiu em viver uma vida de castidade e oração, dedicando-se totalmente a Deus. Ela resistiu às pressões do marido e da família, mantendo-se firme em sua fé e devoção.

Quando seu marido morreu, Santa Eufrásia decidiu dedicar-se inteiramente à vida monástica. Ela distribuiu sua herança aos pobres e retirou-se para um mosteiro em Jerusalém, onde viveu uma vida de oração, penitência e serviço aos necessitados.

Sua santidade e sabedoria logo se tornaram conhecidas, e ela foi eleita abadessa do mosteiro. Santa Eufrásia exerceu seu cargo com grande humildade e caridade, sendo um exemplo de piedade e liderança para as irmãs da comunidade.

Ela faleceu em paz por volta do ano 412 d.C., deixando um legado de santidade e devoção que perdura até os dias de hoje. Santa Eufrásia é celebrada pela Igreja Católica em 13 de março e é venerada como padroeira da castidade, das viúvas e dos monges.

**Oração a Santa Eufrásia:**

Ó Santa Eufrásia, que em tua vida terrena manifestaste uma profunda devoção a Deus e uma firmeza incomparável na fé, intercede por nós diante do Senhor.

Que possamos seguir teu exemplo de renúncia e entrega total a Deus, mesmo diante das dificuldades e desafios da vida. Ajuda-nos a perseverar na castidade, na oração e no serviço aos necessitados, para que possamos alcançar a santidade que tanto desejamos.

Ó gloriosa Santa Eufrásia, que agora desfrutas da presença de Deus no céu, roga por nós para que possamos viver uma vida digna do Evangelho e alcançar a graça da salvação eterna. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


terça-feira, 9 de abril de 2024

São Luís Orione - santo do dia - 12.04.2024

     



São Luís Orione


Biografia de São Luís Orione:

São Luís Orione, nascido em 23 de junho de 1872, na Itália, foi um sacerdote católico romano e fundador da Pequena Obra da Divina Providência, uma congregação religiosa dedicada ao serviço dos mais necessitados. Desde jovem, Orione manifestou um profundo desejo de servir a Deus e aos pobres, e aos 19 anos ingressou no seminário.

Após ser ordenado sacerdote em 1895, Luís Orione dedicou-se incansavelmente ao cuidado dos menos favorecidos, especialmente dos doentes, órfãos e marginalizados. Ele fundou várias instituições de caridade, incluindo hospitais, orfanatos e escolas, espalhando seu trabalho de assistência social por toda a Itália e até mesmo em outros países.

A vida de São Luís Orione foi marcada pela humildade, compaixão e zelo apostólico. Ele enfrentou muitos desafios e oposições, mas nunca desanimou em sua missão de servir aos mais necessitados. Sua dedicação aos pobres e sofredores inspirou muitos outros a seguir seus passos e continuar sua obra de amor e misericórdia.

São Luís Orione faleceu em 12 de março de 1940, deixando um legado duradouro de serviço desinteressado e amor ao próximo. Em 2004, foi canonizado pelo Papa João Paulo II, sendo reconhecido como santo da Igreja Católica.

Oração a São Luís Orione:

Ó São Luís Orione, exemplo de amor e compaixão pelos mais necessitados, rogai por nós diante do Pai Celestial. Assim como vós dedicastes vossa vida ao serviço dos pobres e enfermos, concedei-nos a graça de seguir vosso exemplo de caridade e humildade.

Fortalecei-nos, ó São Luís, diante das dificuldades e provações da vida, para que possamos enfrentá-las com coragem e resignação, confiando na providência divina. Intercedei por nós junto a Deus, para que, como vós, possamos ser instrumentos de paz e esperança neste mundo tão necessitado.

Que vossa bondade e generosidade nos inspirem a amar e servir nossos irmãos e irmãs com o mesmo fervor e dedicação que vós demonstrastes em vida. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


segunda-feira, 8 de abril de 2024

São Constantino - santo do dia -11.0.2024

    





São Constantino


Biografia de São Constantino


São Constantino, também conhecido como Constantino, o Grande, foi um dos mais influentes imperadores romanos da história. Nasceu em 27 de fevereiro de 272 d.C., na cidade de Naissus, na província da Mésia (atualmente parte da Sérvia). Ele era filho de Constâncio Cloro, que governava a parte ocidental do Império Romano, e de Helena, que posteriormente seria venerada como santa pela Igreja Católica.

Constantino teve uma carreira militar notável e emergiu como um líder militar habilidoso durante as disputas de poder que caracterizaram o final do terceiro século d.C. Em 306 d.C., após a morte de seu pai, ele foi proclamado imperador do Ocidente pelas legiões estacionadas na Grã-Bretanha. No entanto, seu governo só foi legitimado após a vitória na Batalha da Ponte Mílvia, em 312 d.C., onde, segundo a tradição, ele teve uma visão de uma cruz no céu e ouviu a frase "sob este sinal, vencerás".

Após sua conversão ao cristianismo, Constantino emitiu o Edito de Milão, em 313 d.C., que concedia liberdade religiosa aos cristãos no Império Romano. Ele se tornou o primeiro imperador romano a se converter ao cristianismo e desempenhou um papel fundamental na promoção e expansão da religião cristã.

Durante seu reinado, Constantino também convocou o Primeiro Concílio de Niceia, em 325 d.C., que foi crucial para estabelecer a ortodoxia cristã e resolver disputas doutrinárias dentro da Igreja. Além disso, ele promoveu a construção de várias igrejas e basilicas, incluindo a Basílica de São Pedro, em Roma.

Constantino faleceu em 22 de maio de 337 d.C., em Nicomédia, deixando um legado duradouro tanto no Império Romano quanto na história do cristianismo. Ele é venerado como santo pelas igrejas ortodoxas orientais e pela Igreja Católica, sendo considerado um dos primeiros líderes a promover a fé cristã em nível imperial.

Oração a São Constantino:

Ó Deus, que pela conversão de São Constantino, vosso servo e imperador, iluminastes toda a vossa Igreja, concedei-nos, por sua intercessão, perseverar na fé e na prática das virtudes cristãs, para que possamos alcançar as graças que tanto necessitamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, um só Deus, agora e para sempre. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia