sábado, 3 de dezembro de 2022

santo do dia - Santa Crispina - 05.12.2022






Santa Crispina

Crispina nasceu de rica e nobre família em Tebaste (ou Thagara, ou Thacora), cidade romana da Numídia, em Taoura, Argélia, norte da África. Ali vivia no final do século III e início do Século IV, casada e mãe de vários filhos. Não possuía boa saúde; muito firme na Fé, era estimada carinhosamente pelos cristãos, que a procuravam pelos seus bons conselhos tanto em assuntos religiosos quanto naturais.

Neste período eclodiu a décima perseguição do imperador romano Dioclesiano aos cristãos. Sendo muito conhecida na região, Crispina foi uma das primeiras a serem presas e levada a Theveste (Tébessa) para julgamento pelo procônsul Gaius Annio Anullino. Diante dele, ela se negou a adorar os deuses pagãos: – "Você quer viver muito ou morrer entre as torturas como seus cúmplices [Júlio, Potamia, Félix, Grato e outros sete cristãos]?".

"Se eu quisesse morrer, eu não deveria fazer outra coisa que dar o meu consentimento aos demônios, deixando que a minha alma se perdesse no fogo eterno".

Para humilhá-la, rasparam o seu cabelo, e Gaius a atormentou de várias formas; mas nem diante do choro dos seus próprios filhos ela negou a Deus. Humilhado, então, ficou Gaius, diante da valentia de Crispina, e irritado decretou-lhe a morte por decapitação de espada, diante do que a santa disse: "Louvado seja Deus que me olhou de cima e me tirou de suas mãos".

Em cinco de dezembro de 305, a sentença foi executada fora de Theveste, e neste local foi posteriormente construída uma Basílica. Num dos seus sermões, Santo Agostinho, que viveu no mesmo período, a compara com Santa Inês e Santa Tecla, e o seu culto foi muito difundido na Antiguidade.

Colaboração: José Duarte de Barros Filho




Reflexão:

“Crispina”, de etimologia alemã, significa “de cabelo crespo”. [Infelizmente não pude apurar, caro leitor, se o nome desta mártir era, portanto, este mesmo, ou se apenas um apelido]. Mas providencialmente este fato permite uma breve e pertinente consideração. Crespo, encaracolado, enrolado desde a raiz, é o modo característico da vida humana desde o Pecado Original; o que não impede, pela infinita bondade de Deus que nos concedeu a Redenção pela Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, de novamente nos reconciliarmos com Ele, a exemplo da firmeza e virtude exemplares desta santa. A nós basta a humildade de reconhecer nossas limitações e, assim conscientes delas, obedecermos a Deus, seguindo os Seus Mandamentos com o auxílio indispensável dos Sacramentos que Ele nos deixou através da Santa Igreja. Esta é a coerência ao mesmo tempo normal e indispensável a quem de verdade é fiel a Deus, sem “reinterpretações” e subjetivismos interesseiros: só assim receberemos a graça santificante que nos permite não adorar os demônios ao invés do Senhor, ainda que para isso seja necessário morrer na carne. De fato, as perseguições romanas aos cristãos se baseavam em que eles não ofereciam sacrifícios aos deuses romanos, o que deveria trazer a sua insatisfação e consequente castigo para o império…algo até lógico, e que seria admirável se não fosse o fato de que tais “deuses” nada mais eram do que fantasias criadas à imagem e semelhança dos homens pecadores, exatamente o contrário da Verdade, pois somos nós os criados à Imagem e Semelhança de Deus, por Sua bondade e nada mais! Tal inversão de ideias vem exatamente do diabo, que nos quer perder e afastar de Deus, e que Santa Crispina denunciou claramente no seu julgamento: ela se recusou a "sacrificar aos demônios", resistindo às ameaças e punições para não "sujar sua própria alma com os ídolos, que são feitos de pedra, fabricados pelo homem". Hoje também são muitos os ídolos que o diabo propõe à Humanidade, particularmente através de ideologias políticas que prometem um impossível e mal dimensionado e ilusório “paraíso terrestre”, onde questões econômicas e administrativas são colocadas acima de Deus e da salvação das almas. Só seremos “enrolados”, enganados, se o quisermos e permitirmos; pois Cristo e os Seus santos já nos mostraram claramente o caminho da Verdade e a disposição a seguir.

Oração

Deus, Pai de Amor, que jamais abandona os Seus filhos, os quais resgatastes com o Sangue de Jesus, concedei-nos pela intercessão de Santa Crispina o discernimento e a firmeza para não nos deixarmos enganar ou intimidar pelas seduções e perseguições do mal, dos ídolos atuais, enfim, do demônio que se apresenta sob muitos disfarces mas não pode esconder o seu desejo de dominar tiranicamente nossos corpos e almas, mas ao contrário nos fortaleça na Fé e na Verdade, para darmos sempre e sem restrições o exemplo do primado ao Vosso Amor e à Vossa Vontade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, e Nossa Senhora. Amém.

Fonte https://www.a12.com/

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

santo do dia - São João Damasceno - 04.12.2022






São João Damasceno


João nasceu no ano 675 na Síria, em Damasco, (por isso "Damasceno"). Nesta época os muçulmanos ocupavam esta região e também a Palestina, e eram relativamente respeitosos com a religião cristã. Seu pai era funcionário do Califa, e pelo seu prestígio chegou a ser eleito prefeito da cidade. João, educado no catolicismo, ajudou o pai e teve a oportunidade de um ótimo futuro, tanto social como economicamente. Renunciou porém a tudo, distribuiu seus bens aos pobres e aos 25 anos fez-se monge no convento de São Sabas, próximo a Jerusalém.

Desde então, dedicou-se à vida no claustro, ao silêncio, aos estudos e à atividade literária. Quase nunca saiu do mosteiro. Sua humildade e caridade levaram a que fosse venerado como santo ainda em vida.

Porém a importância de João foi ainda além. Seus escritos recapitulam cinco séculos de história da Igreja e antecipa novas diretrizes que se desenvolveriam na idade Média. A sua obra mais conhecida, “A Fonte da Ciência”, tenta uma exposição sistemática do dogma católico, incluindo noções filosóficas e um desenvolvimento histórico, originais. Por isso ele foi comparado, no Oriente, a São Tomás de Aquino, o maior teólogo católico do Ocidente.

Os escritos de João incluem quase todos os setores da doutrina cristã, como teologia dogmática, apologética, ascética, etc. De particular importância são a sua defesa sobre a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Sua maternidade divina, Sua virgindade perpétua e a Sua Assunção ao Céu em corpo e alma, ou seja, temas que somente séculos depois teriam definição mais clara para a Igreja.

Diz-se que um se seus livros, defendendo o culto das imagens contra os iconoclastas (“Orações sobre as Imagens Sagradas”), teria levado à sua prisão e decepamento da mão direita, para que não pudesse escrever mais; nesta mesma noite, Nossa Senhora lhe teria aparecido e curado milagrosamente. Porém não é certo se tal versão é fato verdadeiro.



Faleceu no mosteiro de São Sabas, a quatro de dezembro de 749, e foi proclamado em 1890 Doutor da Igreja.
Colaboração: José Duarte de Barros Filho



Reflexão:

Nunca será suficientemente exaltada a escolha, ao longo da vida, do tempo destinado à oração e meditação. Naturalmente que a vocação de São João Damasceno é algo específico, mas todo católico deve ter momentos diários de intimidade profunda com Deus. Só assim chegaremos a receber, na quietude e silêncio da alma, o conhecimento que Deus quer nos dar a cada um, e – como consequência natural e obrigatória – o amor à Nossa Senhora, indispensável para uma fé esclarecida e fundamentada.

Oração:

São João Damasceno, que escolhestes “o opróbrio de Cristo às riquezas da Arábia, e uma vida de maus tratos às delícias do pecado” (in: Atas do VII Concílio Ecumênico), intercedei a Deus para que nós, neste mundo muitas vezes hostil a Ele, tenhamos a coragem e a perseverança de jamais abandonar a verdadeira Fé, defendê-la e praticá-la, sempre unidos fortemente a Maria, de modo que a humildade e caridade das nossas vidas se tornem caminho de salvação para nós e para o próximo. Amém.

Fonte https://www.a12.com/






quarta-feira, 30 de novembro de 2022

santo do dia - São Francisco Xavier - 03.12.2022







São Francisco Xavier


Francisco nasceu na Espanha, em 1506, sendo filho de família nobre, e estudou na Universidade de Paris. Logo começou a lecionar ali, com grande sucesso, tendo imenso conhecimento e enormes ambições mundanas. Porém outro estudante, Inácio de Loyola, através de esforços e orações, e constantemente lembrando a Francisco as palavras de Cristo – “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua alma?” (Mt 16,26) – convenceu-o a dedicar-se à Igreja. Assim torna-se Francisco cofundador da Companhia de Jesus, junto a Santo Inácio.

Ordenado padre, Francisco inicialmente cuidou de leprosos em Veneza, atendendo os que ninguém se atrevia a ajudar. Mas João III, rei de Portugal, solicitou a ajuda dos jesuítas para a evangelização das Índias, e Francisco embarcou para Goa.

Muito árduo foi o seu trabalho no Oriente. Visitou diversa ilhas e chegou ao Japão. Desdobrou-se na evangelização e batismo dos nativos, e fundou comunidades. Pouco antes de morrer, escrevia a Santo Inácio: “Nestas paragens são muitíssimos aqueles que não se tornam cristãos, simplesmente por faltar quem os torne cristãos. Veio-me muitas vezes ao pensamento ir pelas academias da Europa e, por toda a parte, gritar como louco e sacudir aqueles que têm mais ciência do que caridade, clamando: ‘Oh!, como é enorme o número dos que são excluídos do Céu por vossa culpa!’”.

Planejava entrar na China, então fechada aos estrangeiros, mas, exausto pelas fadigas, faleceu na ilha fronteiriça de Sancian, em 3 de dezembro de 1552, com apenas 46 anos de idade e 11 de vida religiosa. É patrono das missões entre os infiéis.



Colaboração: José Duarte de Barros Filho



Reflexão:

A Igreja Católica é, por definição, missionária, e grande é o exemplo de São Francisco Xavier, não apenas nas viagens apostólicas, mas igualmente na preocupação com a salvação das almas: de vaidoso catedrático, compreendeu que a verdadeira sabedoria é a busca da salvação e do bem do próximo, e não o orgulho intelectual. O conhecimento, é claro, é importantíssimo e desejável para a boa formação espiritual, mas não um objetivo em si mesmo; como tudo mais nesta vida, se não for orientado para a obra de Deus, só conduzirá a enganos e tristezas, desvirtuado pela vã arrogância do século.

Oração:

Deus de Sabedoria e Humildade, guardai-nos das tentações de vaidade e poder, e conduzi-nos ao serviço do Vosso reino, através do exemplo e do serviço aos irmãos, especialmente ao levar a Sua Palavra para a conversão dos que mais necessitam. Por intercessão de Vosso servo e missionário, São Francisco Xavier, e pelas mãos amorosas de Maria Santíssima. Amém.

Fonte https://www.a12.com/

terça-feira, 29 de novembro de 2022

santo do dia - Santa Bibiana - 02.12.2022








Santa Bibiana

Nos anos 360 da Era Cristã, Juliano, imperador de Roma, renegou a fé e iniciou uma feroz perseguição contra os cristãos, ficando conhecido como “o apóstata”. Substituiu ele todos os cristãos que estavam em cargos civis por pagãos. Os líderes cristãos mais perseverantes eram humilhados, torturados e mortos. Também a família de Bibiana foi executada: seu pai, antes, recebeu uma marca de escravo na testa, e sua mãe foi decapitada. Sua irmã foi levada à prisão para ser violentada e morta, mas não abdicou da fé.

Inicialmente Bibiana foi levada para um prostíbulo, mas nem ela se deixou seduzir, nem os homens conseguiam forçá-la, pois, apenas encostando nela, sofriam surtos de loucura. Então a transferiram para um asilo de loucos, onde, ao contrário, os doentes ficaram curados. Afinal a chicotearam até morrer. O corpo, atirado a cães que atacavam ferozmente os cadáveres, não foi tocado, permanecendo os animais a distância respeitosa, como que em reverência. Assim os cristãos recolheram seus restos mortais e lhe deram sepultura próxima à dos seus familiares. Mais tarde, foram transferidos para um túmulo no monte Esquilino, em Roma.



A devoção à Santa Bibiana e sua família cresceu entre as comunidades cristãs, de forma que ela passou a ser invocada para interceder pelas doenças da cabeça, doenças mentais e epilepsia. O túmulo virou lugar de grande peregrinação.

Colaboração: José Duarte de Barros Filho



Reflexão:

Ainda hoje as perseguições políticas aos cristãos acontecem no mundo. No Ocidente, mais evidentes são as perseguições no âmbito cultural e dos costumes, porém as perseguições cruentas também ocorrem no Oriente. Mais do que nunca é necessária a firmeza na Fé, para que em tempos conturbados não se afastem de Deus os Seus filhos, sob a pressão de interesses mundanos e respeitos humanos.

Oração:

Senhor, peço-Vos que, por intercessão de Santa Bibiana, aumenteis e sustenteis minha fé e coragem, de modo a nunca Vos negar diante das dificuldades ou perseguições, para que na fidelidade possa alcançar a Vida eterna e não ser devorado pelos enganos e falsas promessas deste mundo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, e Maria Santíssima. Amém.

Fonte https://www.a12.com/

santo do dia - Santo Elói ou Elígio - 01.12.2022







Santo Elói ou Elígio


Elói nasceu na França, na cidade de Chaptelat, no ano de 588. Era filho de camponeses, que o educaram solidamente na fé, e o encaminharam para trabalhar, pois a herança que podiam lhe dar era uma profissão.

Ainda jovem Elói ingressou na escola de ourives de Limoges, a mais conceituada da Europa da época e ainda respeitada. Ao se tornar mestre da profissão, já possuía fama pela sua competência, integridade e honestidade. Tinha alma de monge e de artista; tudo que possuía usava com os pobres. Levava uma vida austera e de oração meditativa, ganhando o apelido de “o Monge”.

Nesta época, o Rei Clotário II, desejoso de possuir um trono de ouro, reuniu grande quantidade desse metal e começou a procurar algum ouvires que lhe executasse o serviço. Mas todos os ouvires que encontrou, sendo desonestos, lhe diziam que o ouro acumulado não era suficiente. Afinal Elói, mestre afamado de ourivesaria como era, declarou que aquele ouro era suficiente para a confecção do trono.

Sendo honestíssimo, Elói fez não somente um, mas dois tronos. Admirado com a honestidade do artista, Clotário o nomeou guardião e administrador do tesouro real.

Elói realizou muitas obras de arte religiosa importantes, como o túmulo de são Martinho de Tours e o de são Dionísio. O dinheiro que recebia pelos trabalhos realizados na Corte, usava-o para resgatar prisioneiros de guerra, fundar e reconstruir igrejas, mosteiros masculinos e femininos, e para contribuir para o bem estar espiritual e material dos mais necessitados.

Em 639, Elói ingressou para a vida religiosa. Dois anos depois foi consagrado bispo de Noyon, na região de Flandres. Dedicou-se então à evangelização e reevangelização do norte da França, Holanda e Alemanha. A região de sua diocese estava envolvida no paganismo e na idolatria; com as pregações de Elói e suas visitas às paróquias, o povo foi se convertendo até que, por fim, todo o povo estava batizado.



Faleceu em 1º de dezembro de 659, na Holanda, durante uma missão evangelizadora. Santo Elói é padroeiro dos joalheiros e ourives.


Colaboração: José Duarte de Barros Filho


Reflexão:

A maior das obras de Santo Elói foi o de trabalhar com humildade e empenho o precioso material que recebeu não do rei, mas dos seus pais: uma educação nas virtudes cristãs e a seriedade e honestidade no estudo e no ofício. De fato, qualquer profissão é digna, se dedicada ao bem de Deus e do próximo. Atualmente há muito mais facilidade de acesso ao conhecimento do que em outras eras, o que deve ser valorizado e transformado em caminho de santidade. E que os pais valorizem particularmente o tesouro do qual são depositários e responsáveis: a formação cristã dos seus filhos.

Oração:

Senhor, que lapidais nossas almas como pedras preciosas, dai-nos a graça de, por intercessão de Vosso servo Santo Elói, dedicar as qualidades que me destes para o bem de todos os irmãos, em especial os mais necessitados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, e Maria Santíssima. Amém.

Fonte https://www.a12.com/


segunda-feira, 28 de novembro de 2022

santo do dia - Santo André - 30.11.2022


Santo do Dia



30 de Novembro é dia de:
Santo André


Filho de um pescador da Galileia, de nome Jonas, e irmão de Simão Pedro, André vivia em Cafarnaum e era um seguidor de São João Batista, antes de ser apresentado a Jesus. Foi um dos doze Apóstolos, honra excelsa, participando dos eventos mais importantes da vida e missão do Senhor: compartilhou da Sua vida pública, estava presente na Última Ceia, viu o Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascensão...

André foi o primeiro a reconhecer, em Jesus, o Messias prometido, a partir das palavras de João Batista: “Eis aí o Cordeiro de Deus” (Jo 1,36). Imediatamente ele e outro discípulo deixaram de seguir João Batista para acompanhar o próprio Cristo, e o nome de André é o primeiro a ser citado como tendo seguido a Jesus (Jo 1,40). Por isso ele é chamado de Protóclito (protos = primeiro + klitos = chamar). Ainda nesta passagem, ocorre o primeiro diálogo com o Mestre: “‘Rabi (que quer dizer Mestre),onde moras?’ Disse-lhes Jesus: ‘Vinde e vede’. Foram, pois, e viram onde habitava e permaneceram lá aquele dia” (Jo 1,38-39). Há um sentido profundo nestas poucas palavras: vir significa o passo da fé; ver, é a adesão da fé; e permanecer significa a união vital permanente com Jesus (cf. Pe. Pavlos, in: Santo André, o Primeiro Chamado – ECCLESIA).

A seguir, pleno de entusiasmo por ter encontrado o Messias, André inicia a divulgação da Boa Nova, comunicando a descoberta ao seu irmão, Simão Pedro, e depois a outros (Jo 1, 41-42). Dias depois, ocorre o chamado oficial de Jesus para que ambos sejam Seus Apóstolos (Mt 4,18).

Santo André é nominalmente citado nos Evangelhos mais duas vezes, primeiro no episódio da multiplicação dos pães, quando indica a Jesus um jovem que possuía os únicos alimentos ali presentes: cinco pães e dois peixes (Jo 6,8-9), e depois quando intermedeia, com o Apóstolo Filipe, o pedido de alguns gentios de conhecer Jesus (Jo 12,20-22).



Nada mais se sabe ao certo sobre a vida de Santo André, mas uma tradição diz que por ocasião dos Apóstolos para pregar o Evangelho por todo o mundo, ele teria ido para a região dos mares Cáspio e Negro, ou ainda, que foi evangelizar na Galileia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente, na Grécia. Nesta última, teria fundado a comunidade cristã de Acaia, onde morreu martirizado, numa cruz em forma de X, em 30 de novembro do ano 60.


Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Revisão e acréscimos: José Duarte de Barros Filho


Reflexão
As ações de Santo André mais explicitadas na Bíblia parecem ser um resumo do núcleo da motivação cristã: buscar a Jesus – reconhecê-Lo como nosso Salvador – aproximar-se Dele pela fé, e permanecer com Ele – anunciá-Lo aos irmãos, primeiramente aos mais próximos – manifestar-Lhe a pequenez dos nossos próprios recursos – interceder pela aproximação de outros a Ele – seguí-Lo até a morte. Assim, seus exemplos são como um roteiro prático para a vida de todos os fiéis.
Oração
Ó Deus, que a Vossa Igreja exulte sempre no constante louvor do Apóstolo Santo André, para que, sustentada por sua doutrina e intercessão, e com a sua mesma vontade e alegria, entusiasmo e entrega, seja fiel a seus ensinamentos, para reproduzir os seus frutos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fonte https://www.a12.com/

santo do dia - São Saturnino de Toulouse - 29.11.2022


Santo do Dia



29 de Novembro é dia de:
São Saturnino de Toulouse


São Saturnino, de provável origem grega, foi um dos sete bispos enviados por Roma no século III para a evangelização das Gálias, atual França. Mesmo ainda a caminho, e em outras viagens, sua pregação fervorosa convertia grande número de pessoas.

Chegou à região de Toulouse, que, desorganizada desde 177 por causa do grande massacre dos mártires de Lyon, contava com poucas comunidades cristãs, ainda resistentes ao crescente paganismo. A chegada de Saturnino deu novo ânimo à vida destes católicos. Ali ele se fixou e fundou a diocese de Toulouse, sendo seu primeiro bispo. Esteve também em Pamplona, na Espanha, onde batizou o futuro São Firmino.


Voltando a Toulouse, onde sua atuação incomodava enormemente os sacerdotes pagãos dos deuses romanos, continuou celebrando a Missa, apesar de um decreto imperial que a proibia e condenasse à morte seus participantes. Durante uma celebração, num domingo, foi descoberto, com outros 48 fiéis. Instado a sacrificar um touro a Júpiter, a quem dizia não temer o poder dos raios, já que não existia, recusou e por isso foi amarrado pelos pés ao pescoço de um touro bravo e arrastado pelas ruas da cidade.

São Saturnino morreu com os membros despedaçados, e seu corpo, abandonado no meio de uma estrada, foi depois recolhido por duas piedosas mulheres, que lhe deram sepultura. Este local chegou a ser esquecido, mas suas relíquias foram encontradas no século VI, e o culto a ele confirmado para o dia 29 de novembro.


Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Revisão e acréscimos: José Duarte de Barros Filho


Reflexão
A Verdade de Cristo sempre incomodou aqueles que desejam justificar suas iniquidades, seja por meio de deuses fabricados pelos próprios homens, seja pela absurda negação de Deus, que pode ser claramente percebido a partir da Criação – de fato, a noção essencial de um Deus único criador de todas as coisas foi alcançada por Sócrates, Platão e Aristóteles, mesmo sem o benefício da Revelação dada ao povo judeu, com o correto uso da Razão e da observação das realidades existentes. A raiva bestial dos que orgulhosamente não aceitam seu próprio Pai, nem o Seu amor, sempre tentará despedaçar os membros da Igreja, mas ela, Corpo Místico de Cristo, tem a sua vida garantida pela mesma vida eterna Daquele que a gerou. Importa, para nós fiéis, não sacrificar à mentira as nossas almas, mas com caridade viver e anunciar o Evangelho, na certeza de que Deus não nos abandona nas estradas da nossa caminhada terrena, mas firmemente nos conduz para Ele.
Oração
Deus de amor, que nunca esqueces onde estamos, mas nos envias neste mundo como apóstolos da Vossa paz, fortalecei-nos, pela intercessão de São Saturnino de Toulouse, com os exemplos dos mártires, para termos fidelidade nos trabalhos missionários e conseguirmos proteção para os seus frutos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fonte https://www.a12.com/