sábado, 23 de setembro de 2023

São Cosme e São Damião - santo do dia - 26.09.2023


    




São Cosme e São Damião


São Cosme e São Damião são santos venerados na tradição cristã e conhecidos como os Santos Médicos. Sua biografia é um tanto envolta em lendas e tradições, mas aqui está uma visão geral de suas vidas e legados:

Nomes: Cosme e Damião

Data de Nascimento: Desconhecida

Data de Morte: Século III

Festa Litúrgica: 26 de setembro (juntamente com São Vicente de Paulo)

Biografia:

São Cosme e São Damião eram gêmeos e nasceram em algum momento do século III, na cidade de Égea, na Arábia (atualmente na Turquia). Eles pertenciam a uma família cristã e receberam uma educação cristã sólida. Desde jovens, demonstraram grande interesse na medicina e foram estudar essa ciência em Antioquia, uma das cidades mais importantes do Império Romano na época.

A característica mais notável dos gêmeos Cosme e Damião era sua dedicação à medicina e ao serviço aos doentes. Eles praticavam a medicina de forma altruísta, oferecendo cuidados médicos a todos, independentemente de sua situação social ou recursos financeiros. O que tornou sua história lendária foi o fato de que eles nunca aceitaram pagamento por seus serviços, confiando inteiramente na providência divina.

Uma das histórias mais conhecidas sobre São Cosme e São Damião é a cura de um homem que tinha uma perna gangrenada. Eles realizaram uma cirurgia bem-sucedida, substituindo a perna doente por uma perna saudável de um homem recém-falecido. Esta história é frequentemente associada à sua devoção à medicina e à sua capacidade de curar milagrosamente.

No entanto, sua fé cristã e sua recusa em participar de práticas pagãs durante o reinado do imperador Diocleciano fizeram com que eles fossem perseguidos e presos. Eles enfrentaram tortura, mas nunca renunciaram à sua fé. Finalmente, foram martirizados, provavelmente por volta do ano 287 d.C., durante a perseguição aos cristãos.

O culto a São Cosme e São Damião cresceu ao longo dos séculos, e eles são reconhecidos como padroeiros dos médicos, cirurgiões, farmacêuticos e profissionais de saúde. Sua festa litúrgica é celebrada com devoção em muitas partes do mundo, e sua história continua a inspirar aqueles que buscam a cura, a compaixão e a dedicação ao serviço desinteressado.


ORAÇÃO


Claro, aqui está uma oração a São Cosme e São Damião:

Ó gloriosos São Cosme e São Damião,

Santos Médicos e intercessores dos enfermos,

Com humildade e confiança, nos aproximamos de vós.

Vós que dedicastes vossas vidas ao serviço da medicina e à cura dos doentes,

Olhai com compaixão para todos aqueles que sofrem física e espiritualmente.

Pedimos a vossa intercessão junto ao Pai Celestial,

Que Ele derrame Sua graça e cura sobre todos os enfermos que agora invocam vosso auxílio.

São Cosme e São Damião, rogai por aqueles que enfrentam doenças e aflições,

Guiai os médicos e profissionais de saúde em seus cuidados,

E inspirai-nos a compartilhar o amor e a compaixão com os necessitados.

Amados Santos, vós que praticastes a medicina sem cobrar,

Ensinai-nos a viver o dom do serviço desinteressado,

E ajudai-nos a sempre confiar na providência divina.

São Cosme e São Damião, protetores dos mais vulneráveis,

Pedimos vossa bênção e proteção sobre nossas vidas e famílias.

Amém.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Santa Aurélia e Santa Neomísia - santo do dia - 25.09.2023


    




Santa Aurélia e Santa Neomísia

Aurélia nasceu na Ásia Menor, no Oriente e era muito unida à sua irmã Neomisia. Elas costumavam procurar pobres e doentes pelas ruas para fazer-lhes caridade. E assim fizeram durante toda a adolescência, mantendo-se muito piedosas e fervorosas cristãs. Aurélia sempre dizia à irmã que, ao atingirem a idade suficiente, iriam visitar todos os lugares sagrados da Palestina, em uma longa peregrinação.

De fato, Aurélia e Neomísia foram para a Terra Santa e viram onde Jesus nasceu e viveu. Depois, fizeram todo o trajeto percorrido por ele até o monte Calvário, onde foi crucificado e morreu para salvar-nos. Aurélia, envolvida pela religiosidade da região e com o sentimento da fé reforçado, decidiu continuar a peregrinação até Roma. Assim, visitaria o célebre santuário da cristandade do Ocidente, sempre acompanhada pela irmã.

Elas não sabiam que os sarracenos muçulmanos estavam invadindo várias regiões italianas e que, avançando, já tinham atacado e devastado a Calábria e a Lucânia. Quando chegaram a Roma, as duas foram surpreendidas, na via Latina, por um grupo de invasores, que as identificaram como cristãs. Ambas foram agredidas e chicoteadas até quase à morte. Mas um fortíssimo temporal dispersou os perseguidores, que abandonaram o local. Por isso as duas foram libertadas e puderam seguir com sua viagem.

Mas, estando muito feridas, resolveram estabelecer-se na pequena Macerata, situada aos pés de uma colina muito perto da cidade de Anagni. Lá, elas retomaram a vida de caridade, oração e penitência, sempre auxiliando e socorrendo os pobres, velhos e doentes. Aurélia também tinha os dons da cura e da profecia. Assim, a fama de santidade das duas irmãs cristãs difundiu-se entre a população. Diz a tradição que Aurélia salvou os fiéis da paróquia daquela diocese. Foi num domingo de chuva, ela correu para avisar o padre que parasse a missa, pois iria cair um raio sobre a igreja. O padre, inspirado pelo Espírito Santo, ouviu seu conselho e os fiéis já estavam a salvo quando o incidente aconteceu.

Aurélia e a irmã adoeceram e morreram no mesmo dia, 25 de setembro, de um ano não registrado. Os seus corpos foram sepultados na igreja de Macerata. Mais tarde, o bispo daquela diocese, aproveitando a visita do papa Leão IX à cidade, preparou uma cerimônia solene para trasladar as relíquias das duas irmãs para a catedral de Anagni. Outra festa foi preparada quando a reconstrução da catedral terminou. Então, as relíquias de Aurélia e Neomísia foram colocadas na cripta de são Magno, logo abaixo do altar dedicado a ele.

O culto a santa Aurélia é um dos mais propagados e antigos da tradição romana. Ao longo dos séculos, Aurélia deu nome a gerações inteiras de cristãs, que passaram a festejar a santa de seu onomástico como protetora pessoal. De modo que a festa de santa Aurélia, no dia 25 de setembro, foi introduzida no calendário litúrgico da Igreja pela própria diocese de Anagni. O único texto que registrou esta tradição faz parte do Cod. Chigiano C.VIII. 235, escrito no início do século XIV. Somente em 1903 o culto obteve a confirmação canônica. Assim, as urnas contendo as relíquias das irmãs são expostas aos devotos e peregrinos durante a celebração litúrgica. Contudo há um fato curioso que ocorre nesta tradição desde o seu início. É que a maioria dos devotos só lembra que é o dia da festa de santa Aurélia, e apenas a ela agradecem pela intercessão nas graças alcançadas.

ORAÇÃO

Amado Deus, Pai celestial,

Hoje nos unimos em oração em honra a Santa Aurélia e Santa Neomísia, duas almas devotas que dedicaram suas vidas a Ti e à causa do amor ao próximo. Inspirados por seu exemplo de fé inabalável e caridade sincera, nós Te pedimos:

Santa Aurélia e Santa Neomísia, rogai por nós em nossos momentos de dificuldade e incerteza. Que possamos encontrar em nossa fé a mesma força e coragem que vocês demonstraram ao enfrentar adversidades.

Que a chama de amor divino que queimava em seus corações continue a nos iluminar e nos guiar em nosso caminho espiritual. Que possamos seguir seu exemplo, estendendo nossas mãos em caridade e auxílio aos necessitados.

Santa Aurélia e Santa Neomísia, intercedam por nós junto ao Senhor, para que possamos viver vidas de retidão, generosidade e devoção. Que possamos perseverar em nossa fé mesmo diante das tribulações.

Amado Pai, aceite nossas preces e derrame sobre nós Sua graça e bênçãos, por intermédio de Santa Aurélia e Santa Neomísia. Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Amém.

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Nossa Senhora das Mercês - santo do dia - 24.09.2023

    








Nossa Senhora das Mercês

Nossa Senhora das Mercês, também conhecida como Nossa Senhora da Misericórdia, é uma das muitas invocações marianas presentes na tradição católica. Sua devoção tem raízes antigas e uma história rica. Embora não exista uma biografia no sentido tradicional, posso fornecer informações sobre a origem e a devoção associadas a Nossa Senhora das Mercês:

Origem da Devoção:
A devoção a Nossa Senhora das Mercês teve início no século XIII, na Espanha, em Barcelona, quando São Pedro Nolasco e seus companheiros fundaram a Ordem dos Mercedários (ou Ordem de Nossa Senhora das Mercês para a Redenção dos Cativos) em 1218. São Pedro Nolasco teve uma visão da Virgem Maria, que o inspirou a criar uma ordem religiosa dedicada a resgatar cristãos que haviam sido capturados pelos mouros e estavam em cativeiro.

Missão da Ordem:
Os mercedários tinham a missão específica de resgatar os cativos cristãos, muitos dos quais eram prisioneiros de guerra. Eles trabalhavam incansavelmente para arrecadar fundos, negociar resgates e trocas de prisioneiros, e oferecer-se como reféns em troca da liberdade dos outros. A Virgem Maria, venerada sob o título de Nossa Senhora das Mercês, era a padroeira e protetora dessa nobre causa.

Devoção Mariana:
Nossa Senhora das Mercês é venerada como a Mãe da Misericórdia e a protetora dos cativos e oprimidos. Ela é frequentemente representada carregando uma cruz ou cetro em uma mão e segurando uma cadeia quebrada na outra, simbolizando a libertação dos cativos. Os devotos buscam sua intercessão para a obtenção de misericórdia, proteção e libertação espiritual.

Festividades e Celebrações:
A festa litúrgica de Nossa Senhora das Mercês é celebrada em 24 de setembro, com várias igrejas e comunidades católicas ao redor do mundo participando de celebrações e procissões em honra a esta invocação mariana.

A devoção a Nossa Senhora das Mercês é uma lembrança poderosa da importância da misericórdia, do resgate dos cativos, da solidariedade e do cuidado pelos oprimidos. Ela continua a inspirar pessoas em todo o mundo a buscar a misericórdia de Deus e a agir em prol da libertação espiritual e física daqueles que estão em situações de sofrimento e opressão.


ORAÇÃO

Ó Nossa Senhora das Mercês,
Mãe da Misericórdia e Protetora dos cativos,
nós nos voltamos para ti com humildade e confiança.
Tu, que és a Mãe de Deus e a nossa Mãe amorosa,
olha para nós com compaixão e bondade.

Intercede por nós junto ao teu Filho Jesus,
que é a fonte de toda misericórdia.
Roga por aqueles que estão em cativeiro,
sejam eles cativos da mente, do corpo ou do espírito.
Que tua intercessão os liberte e os guie para a luz da liberdade e da graça.

Nossa Senhora das Mercês, quebradora das correntes,
ajuda-nos a romper as amarras do pecado e do egoísmo,
e concede-nos a graça de viver em liberdade
como filhos e filhas amados de Deus.

Que tua misericórdia nos envolva e nos proteja
em todos os momentos de nossa vida.
Amém.

Nossa Senhora das Mercês, rogai por nós, libertai-nos e guiai-nos pelo caminho da misericórdia e do amor de Deus. Amém.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

São Pio de Pietrelcina - santo do dia - 23.09.2023

     



São Pio de Pietrelcina



São Pio de Pietrelcina, também conhecido como Padre Pio, foi um dos santos mais populares e amados do século XX. Sua vida foi marcada por notáveis eventos sobrenaturais, e ele é reconhecido por seus muitos milagres. Aqui está uma breve biografia de São Pio de Pietrelcina, destacando alguns de seus milagres mais notáveis:

Nome: Francesco Forgione, que mais tarde se tornou Padre Pio de Pietrelcina.

Data de Nascimento: 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, Itália.

Ordem Religiosa: Padre Pio era um frade capuchinho, membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Vocação e Estigmatização: Desde jovem, Padre Pio demonstrou grande piedade e desejo de servir a Deus. Em 1910, ele foi ordenado sacerdote. Em 1918, durante a celebração da Missa, ele recebeu os estigmas de Cristo, feridas semelhantes às de Jesus na cruz, em suas mãos, pés e lado. Esses estigmas o acompanhariam pelo resto de sua vida.

Dom de Leitura de Corações: Padre Pio era conhecido por ter o dom de ler os corações das pessoas que vinham a ele para a confissão. Ele oferecia orientação espiritual profunda e reconfortante, levando muitos à conversão.

Curas Milagrosas: Padre Pio foi associado a inúmeras curas milagrosas, incluindo a cura de doenças graves e crônicas. Muitos peregrinos vinham a ele em busca de cura física e espiritual, e muitos afirmaram ter experimentado curas extraordinárias.

Bilocação: Padre Pio foi relatado em vários lugares ao mesmo tempo, um fenômeno conhecido como bilocação. Ele era frequentemente visto em oração na capela de seu convento enquanto, ao mesmo tempo, estava em outro lugar para atender a necessidades pastorais.

Odores Celestiais: Outro fenômeno associado a Padre Pio era a fragrância celestial que emanava de seu corpo, frequentemente associada a rosas ou outros aromas suaves. Isso era considerado um sinal de sua santidade.

Profecias: Ele também foi conhecido por fazer profecias precisas, incluindo previsões sobre eventos históricos e futuros.

Morte e Canonização: Padre Pio faleceu em 23 de setembro de 1968. Ele foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 16 de junho de 2002, tornando-se São Pio de Pietrelcina. Sua festa litúrgica é celebrada em 23 de setembro.

São Pio de Pietrelcina é lembrado não apenas por seus milagres, mas também por sua profunda espiritualidade, amor à Eucaristia e seu compromisso com a oração e a confissão. Sua vida e legado continuam a inspirar milhões de fiéis em todo o mundo.

ORAÇÃO

Ó São Pio de Pietrelcina, amigo e confidente de Deus,
Olhai por nós neste dia, e intercedei por nossas preces.
Vós que experimentastes as dores da cruz,
Conheceis as angústias e dificuldades de nossa vida terrena.

Com vossas mãos marcadas pelos estigmas de Cristo,
Toque nossos corações, curando nossas aflições e enfermidades,
E fortalecendo nossa fé e esperança.

Ó Santo Padre Pio, que dedicastes sua vida à oração e à penitência,
Ajude-nos a buscar a Deus de todo o coração,
A confessar nossos pecados e a viver uma vida de santidade.

Rogai por nós, para que possamos experimentar a presença de Deus
E receber Suas graças abundantes em nossas vidas.

São Pio de Pietrelcina, rogai por nós.
Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


São Maurício e companheiros - santo do dia - 22.09.2023

   





São Maurício e companheiros


São Maurício e seus companheiros são venerados como mártires cristãos que viveram no século III d.C. Embora não haja muitos detalhes históricos precisos sobre suas vidas, eles são lembrados principalmente pela devoção à fé cristã e pelo testemunho de martírio. Aqui está uma breve biografia de São Maurício e seus companheiros:

Nome: São Maurício

Data de Nascimento: Desconhecida

Data de Falecimento: Cerca de 286 d.C.

Biografia:
São Maurício foi um comandante militar romano que serviu no exército do Império Romano durante o reinado do imperador Maximiano. Ele é tradicionalmente considerado como um líder de uma legião conhecida como a "Legião Tebana" ou "Legião de São Maurício". Acredita-se que esta legião fosse composta por cristãos de origem egípcia e tebana, o que significa que professavam o cristianismo.

Em algum momento durante o reinado de Maximiano, o imperador emitiu um decreto que ordenava que todos os soldados do exército romano oferecessem sacrifícios aos deuses pagãos. São Maurício e seus companheiros se recusaram a renunciar à sua fé cristã e a participar de rituais pagãos. Eles alegaram que servir a Deus era sua principal lealdade.

O imperador Maximiano ficou furioso com essa recusa e ordenou que a Legião Tebana fosse executada como punição pela desobediência. O martírio de São Maurício e seus companheiros ocorreu em Agaunum, na atual Suíça, onde eles foram decapitados por ordem do imperador. Este ato de martírio ocorreu por volta do ano 286 d.C.

Legado:
São Maurício e seus companheiros são lembrados como mártires da fé cristã que mantiveram sua lealdade a Deus acima de qualquer autoridade terrena, mesmo enfrentando a morte como consequência. Eles são venerados como santos na Igreja Católica e em algumas outras tradições cristãs. São Maurício é frequentemente retratado como um soldado cristão com uma legião de soldados fiéis a Cristo.

A devoção a São Maurício e à Legião Tebana continua a ser uma parte importante da história cristã, servindo como um exemplo de fidelidade à fé, mesmo em face de perseguições e adversidades. Suas vidas e martírio lembram os cristãos da importância de colocar sua fé em Deus acima de tudo.

ORAÇÃO

Ó Deus misericordioso,
recordamos com gratidão a fé inabalável
e o testemunho corajoso de São Maurício e seus companheiros,
que preferiram a fidelidade a Ti
mesmo diante da ameaça de martírio.

Eles nos lembram do valor da devoção e da coragem
em defender a fé cristã, mesmo nas circunstâncias mais difíceis.

Pedimos a intercessão de São Maurício e de seus companheiros,
para que possamos ser fortalecidos em nossa própria fé,
mantendo nossa lealdade a Ti acima de tudo,
mesmo quando enfrentamos desafios e perseguições.

Dá-nos a graça de vivermos vidas que honram a Tua vontade
e de sermos testemunhas corajosas do Evangelho de Jesus Cristo.

São Maurício e companheiros, rogai por nós
e ajuda-nos a crescer em santidade e amor a Deus.
Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Apóstolo São Mateus - santo do dia - 21.09.2023


    




Apóstolo São Mateus

São Mateus, também conhecido como Mateus Levi, é um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e é reconhecido como o autor do Evangelho de Mateus, um dos quatro Evangelhos do Novo Testamento da Bíblia. Aqui está uma biografia resumida de São Mateus:

Nome: Mateus, também conhecido como Levi.

Ocupação Anterior: Antes de se tornar um discípulo de Jesus, Mateus era um coletor de impostos em Cafarnaum. Ele era responsável por cobrar impostos em nome das autoridades romanas, o que o tornava impopular entre o povo judeu.

Chamado por Jesus: Mateus é lembrado principalmente por seu encontro com Jesus, que o chamou para segui-lo enquanto ele estava sentado em sua coletoria de impostos. O chamado de Jesus é registrado nos Evangelhos de Mateus (Mateus 9:9-13), Marcos (Marcos 2:13-17) e Lucas (Lucas 5:27-32). Mateus prontamente atendeu ao chamado de Jesus e se tornou um de seus discípulos.

Ministério com Jesus: Como um dos doze apóstolos, Mateus testemunhou os ensinamentos, milagres e a crucificação de Jesus. Ele estava presente na Última Ceia e também foi testemunha da Ressurreição de Jesus.

Escritor do Evangelho: Após a Ascensão de Jesus, Mateus desempenhou um papel crucial na disseminação do cristianismo. Ele é creditado como o autor do Evangelho de Mateus, que é um relato detalhado da vida, ensinamentos e obra de Jesus Cristo. Seu Evangelho é conhecido por enfatizar as conexões entre o Antigo Testamento e o ministério de Jesus, destacando-o como o Messias prometido.

Ministério após a Morte de Jesus: Após a morte e ressurreição de Jesus, São Mateus continuou a pregar o Evangelho. A tradição cristã sugere que ele realizou missões na Judéia e em outros lugares antes de sua morte.

Morte: As informações sobre a morte de São Mateus são limitadas e muitas vezes baseadas em lendas e tradições. Segundo uma tradição, ele foi martirizado na Etiópia ou na Pérsia, embora os detalhes sejam incertos.

São Mateus é celebrado como um santo na Igreja Cristã e é frequentemente representado como um homem ou um anjo alado, devido à sua associação com a escrita do Evangelho. Seu dia de festa, conhecido como a festa de São Mateus, é celebrado em 21 de setembro na Igreja Católica. Seu legado perdura por meio de seu Evangelho, que continua a ser lido e estudado por cristãos em todo o mundo.

ORAÇÃO

Querido São Mateus, apóstolo e evangelista,

Hoje, elevamos nossos corações em oração a você, reconhecendo sua fidelidade a Jesus Cristo e seu compromisso com a difusão do Evangelho. Você, que respondeu prontamente ao chamado de Jesus e deixou sua vida anterior para segui-Lo, inspire-nos a também responder ao chamado do Senhor em nossas próprias vidas.

São Mateus, autor do Evangelho que nos revela a vida e os ensinamentos de Jesus, pedimos sua intercessão para que possamos compreender e viver de acordo com a mensagem de amor, misericórdia e salvação que Jesus nos trouxe.

Ajude-nos a ver a ligação entre o Antigo e o Novo Testamento, a compreender o plano divino de salvação e a viver uma vida que reflita a presença de Cristo em nossas ações, palavras e pensamentos.

Assim como você testemunhou a Ressurreição de Jesus e compartilhou essa boa nova com o mundo, pedimos que nos capacite a ser testemunhas fiéis de nossa fé, espalhando a luz do Evangelho onde quer que vamos.

São Mateus, rogai por nós, para que, como você, possamos ser discípulos dedicados de Jesus Cristo, viver uma vida de serviço e amor aos outros e, finalmente, compartilhar na alegria da vida eterna com Deus. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia