sábado, 23 de março de 2024

São Dimas - santo do dia - 25.03.2024

    





São Dimas

Biografia de São Dimas:

São Dimas é conhecido como o "Bom Ladrão" ou o "Ladrão Arrependido". Sua história é encontrada no Evangelho de Lucas (23, 39-43), onde é mencionado como um dos criminosos crucificados ao lado de Jesus Cristo.

Dimas era um dos dois ladrões crucificados com Jesus no Calvário. Inicialmente, ele zombou de Jesus, mas depois de testemunhar a dignidade e o perdão de Jesus, arrependeu-se de seus pecados e pediu ao Senhor para lembrar-se dele no Paraíso. Jesus, em sua infinita misericórdia, concedeu-lhe a promessa da salvação.

Embora saibamos pouco sobre a vida de Dimas antes de sua crucificação, seu exemplo de conversão e fé é poderoso e inspirador. Ele nos lembra que nunca é tarde para buscar o perdão e a misericórdia de Deus, independentemente de nossos pecados passados.

Dimas é venerado como um santo na tradição cristã, especialmente na Igreja Católica, e é considerado um modelo de arrependimento e confiança na misericórdia divina.

Oração a São Dimas:

Ó São Dimas, arrependido ladrão,
Tu que, no último momento de tua vida,
Encontraste a misericórdia de Jesus Cristo,
E recebeste o perdão dos teus pecados,
Rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.

Ensina-nos, São Dimas, a nunca desesperar da misericórdia de Deus,
Mesmo nos momentos mais sombrios e difíceis de nossas vidas.
Ajuda-nos a reconhecer nossos pecados,
E a buscar o perdão e a reconciliação com Deus e com os outros.

Intercede por nós junto a Jesus Cristo, nosso Salvador,
Para que possamos encontrar a paz e a salvação em sua infinita misericórdia.
Que possamos seguir teu exemplo de arrependimento e fé,
E um dia estar contigo no Paraíso, na presença do Senhor.

São Dimas, rogai por nós. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


sexta-feira, 22 de março de 2024

Santo Oscar Romero - santo do dia - 24.03.2024


     




Santo Oscar Romero

Biografia de Santo Oscar Romero:

Santo Oscar Romero, nascido no dia 15 de agosto de 1917 em Ciudad Barrios, El Salvador, foi ordenado sacerdote em 1942 e tornou-se conhecido por seu compromisso com a justiça social e os direitos humanos. Inicialmente visto como conservador, Romero teve uma transformação após testemunhar a injustiça e a violência enfrentadas pelos pobres e oprimidos em seu país.

Em 1977, Romero foi nomeado arcebispo de San Salvador, assumindo o cargo em um momento de grande tensão política e social em El Salvador. Ele rapidamente se tornou uma voz poderosa em defesa dos marginalizados, denunciando abertamente a repressão do governo contra o povo e os abusos dos direitos humanos cometidos pelas forças militares e paramilitares.

Santo Oscar Romero tornou-se uma figura icônica da luta pela justiça e pela paz em El Salvador, defendendo os direitos dos pobres, condenando a violência e o terrorismo de Estado e exigindo reformas políticas e sociais. Sua coragem e dedicação lhe renderam admiração internacional, mas também o tornaram um alvo para os inimigos da justiça.

Em 24 de março de 1980, enquanto celebrava a missa em uma capela de hospital, Oscar Romero foi assassinado a tiros por um atirador pertencente a grupos de extrema direita. Sua morte provocou indignação em todo o mundo e inspirou milhões de pessoas a continuarem a luta por um mundo mais justo e solidário.

Em 2018, Oscar Romero foi canonizado pelo Papa Francisco, sendo reconhecido como santo da Igreja Católica. Sua vida e testemunho continuam a ser uma fonte de inspiração para todos aqueles que lutam pelos direitos humanos e pela dignidade de todos os seres humanos.

Oração a Santo Oscar Romero:

Ó Deus, nosso Pai misericordioso, que inspiraste Santo Oscar Romero a dedicar sua vida à defesa dos pobres e oprimidos, concedei-nos a graça de seguir seu exemplo de coragem, compromisso e amor incondicional aos mais necessitados.

Santo Oscar Romero, interceda por nós junto ao trono da graça, para que possamos ter a mesma compaixão pelos pobres e marginalizados que você teve. Dê-nos a força para sermos voz dos que não têm voz, defensores dos que não têm defesa, e instrumentos de paz e justiça em nosso mundo.

Que possamos aprender com sua vida de fé e coragem, e que sua memória nos inspire a lutar incansavelmente por um mundo onde todos sejam tratados com dignidade e respeito. Santo Oscar Romero, rogai por nós. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


quinta-feira, 21 de março de 2024

São Toríbio de Mongrovejo - santo do dia - 23.03.2024

    





São Toríbio de Mongrovejo

Biografia de São Toríbio de Mongrovejo:

São Toríbio de Mongrovejo, também conhecido como Toríbio Alfonso de Mogrovejo, nasceu em 1538, na Espanha, numa família nobre. Desde jovem, ele mostrou grande interesse pela vida religiosa e pelos estudos. Estudou Direito Canônico na Universidade de Salamanca e posteriormente tornou-se um advogado de destaque.

Em 1578, foi nomeado arcebispo de Lima, no Peru, um cargo que inicialmente recusou, mas que acabou aceitando por obediência ao Papa. Assim, aos 40 anos, deixou sua terra natal e partiu para uma missão longínqua e desafiadora.

Ao chegar ao Peru, São Toríbio ficou chocado com as condições de vida dos indígenas e a falta de instrução religiosa. Ele dedicou sua vida a melhorar as condições dos menos favorecidos, percorrendo sua vasta arquidiocese, muitas vezes a cavalo, visitando aldeias remotas, pregando o Evangelho, administrando os sacramentos e defendendo os direitos dos povos indígenas perante as autoridades coloniais.

São Toríbio também fundou escolas e seminários para a formação do clero local e trabalhou incansavelmente pela justiça social, denunciando os abusos dos colonizadores espanhóis e defendendo os direitos dos indígenas perante as autoridades coloniais.

Ele foi um arcebispo exemplar, conhecido por sua humildade, caridade e zelo apostólico. Durante seus 25 anos de episcopado, São Toríbio enfrentou numerosos desafios, incluindo doenças, perigos físicos e oposição política, mas sempre permaneceu firme em sua missão de servir a Deus e ao seu povo.

São Toríbio de Mongrovejo faleceu em 1606, aos 68 anos de idade, sendo canonizado pelo Papa Bento XIII em 1726. Sua festa é celebrada em 23 de março.

Oração a São Toríbio de Mongrovejo:

Ó Deus, que destes a São Toríbio de Mongrovejo, vosso servo, a graça de imitar fielmente vosso Filho Jesus Cristo, no serviço aos pobres e oprimidos, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de vivermos o Evangelho em nossas vidas, servindo aos nossos irmãos com amor e generosidade.

São Toríbio, que enfrentastes os desafios da evangelização com coragem e fé inabalável, intercedei por nós junto ao Pai Celestial, para que, seguindo vosso exemplo, possamos ser testemunhas vivas do amor de Deus no mundo.

Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


quarta-feira, 20 de março de 2024

Santa Léia - santo do dia - 22.03.2024

    





Santa Léia

Biografia de Santa Léia:

Santa Léia, cujo nome significa "aquela que pertence ao Senhor", viveu no século III d.C. na região que hoje é conhecida como Turquia. Ela nasceu em uma família cristã e desde jovem demonstrou uma profunda devoção à sua fé.

Durante o reinado do imperador Diocleciano, que foi conhecido por sua perseguição aos cristãos, Santa Léia foi presa por se recusar a renunciar à sua fé em Cristo. Ela enfrentou interrogatórios e torturas cruéis, mas permaneceu firme em sua convicção, nunca negando sua crença em Jesus como seu Senhor e Salvador.

Mesmo diante das adversidades, Santa Léia continuou a professar sua fé com coragem e determinação. Sua resistência e testemunho inspiraram muitos outros cristãos a permanecerem fiéis em meio à perseguição.

Santa Léia finalmente foi martirizada por sua fé, dando sua vida como um testemunho do amor de Cristo. Sua devoção e coragem diante da perseguição a tornaram um exemplo de fidelidade e perseverança para gerações posteriores.

Hoje, Santa Léia é venerada como uma santa mártir da Igreja Católica, e sua memória é celebrada em diversas comunidades cristãs ao redor do mundo.

Oração a Santa Léia:

Ó Deus Todo-Poderoso, que concedeu a Santa Léia a graça de permanecer firme em sua fé mesmo diante da perseguição e do martírio, concedei-nos, por sua intercessão, a coragem e a determinação para enfrentar as dificuldades da vida com a mesma confiança e fidelidade.

Santa Léia, protetora dos perseguidos e mártires, rogai por nós para que, como verdadeiros discípulos de Cristo, possamos testemunhar corajosamente o Evangelho em todas as circunstâncias, e que, no final de nossas vidas, possamos receber a coroa da vida eterna. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


terça-feira, 19 de março de 2024

São Nicolau de Flüe - santo do dia - 21.03.2024


    




São Nicolau de Flüe

Biografia de São Nicolau de Flüe:

São Nicolau de Flüe, também conhecido como Irmão Klaus, nasceu em 1417, na Suíça. Ele veio de uma família de camponeses e desde jovem mostrou interesse pela vida religiosa. No entanto, em obediência ao desejo de seus pais, Nicolau se casou com Doroteia Wyss, com quem teve dez filhos.

Durante sua vida como camponês e pai de família, Nicolau era conhecido por sua profunda espiritualidade e vida de oração. Ele também serviu como juiz e legislador em seu cantão, demonstrando uma notável sabedoria e senso de justiça.

Por volta dos 50 anos, sentindo um chamado interior mais forte, Nicolau deixou sua vida familiar para trás e viveu como eremita nas montanhas de Flüeli-Ranft. Lá, dedicou-se inteiramente à vida de oração, penitência e contemplação.

São Nicolau de Flüe se tornou um conselheiro muito procurado, tanto por camponeses quanto por governantes e líderes religiosos. Sua sabedoria e discernimento eram amplamente reconhecidos, e ele desempenhou um papel importante na mediação de conflitos e na promoção da paz durante um período tumultuado na história suíça.

Ele morreu em 21 de março de 1487, aos 70 anos de idade. Sua vida de santidade e seus conselhos sábios deixaram um legado duradouro na Suíça e além, e ele foi canonizado pelo Papa Pio XII em 1947.

Oração a São Nicolau de Flüe:

Ó Deus, que inspirastes São Nicolau de Flüe a abandonar tudo por amor a Ti e a buscar a paz através da oração e da penitência, concedei-nos a graça de seguir o seu exemplo de vida santa e confiar em vossa providência em todas as circunstâncias.

São Nicolau, intercede por nós junto a Deus, para que possamos encontrar a paz interior em meio às tribulações da vida e discernir a vontade de Deus em todas as coisas. Que, assim como tu, possamos ser instrumentos de reconciliação e construtores da paz em nosso mundo tão necessitado.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


segunda-feira, 18 de março de 2024

São Teodósio - santo do dia - 20.03.2024


     




São Teodósio

Biografia de São Teodósio:

São Teodósio (c. 423-529) foi um monge e abade do século VI, conhecido por sua vida ascética e suas contribuições para a vida monástica no Oriente. Ele nasceu em Cálcis, na Síria, e desde cedo mostrou um desejo profundo de servir a Deus. Após a morte de seus pais, distribuiu sua herança entre os pobres e dedicou-se inteiramente à vida religiosa.

Teodósio começou sua vida monástica como eremita, buscando a solidão e a comunhão com Deus no deserto. Sua devoção e rigor ascético logo o tornaram conhecido na região, e ele atraiu muitos discípulos que buscavam orientação espiritual. Com o tempo, fundou um mosteiro perto de Betânia, onde estabeleceu uma comunidade monástica centrada na oração, no trabalho manual e na caridade.

Sob a orientação de São Teodósio, o mosteiro cresceu e se tornou um centro de espiritualidade e aprendizado. Ele era conhecido por sua humildade, sua compaixão pelos pobres e sua firmeza na defesa da fé ortodoxa. São Teodósio foi um líder influente na Igreja durante seu tempo, participando de importantes concílios ecumênicos e promovendo a unidade da fé.

Após uma vida dedicada ao serviço de Deus e dos outros, São Teodósio faleceu em 529, deixando um legado duradouro de santidade e devoção. Ele é lembrado como um dos grandes santos da tradição oriental, um exemplo de vida monástica e um intercessor poderoso para todos os que buscam uma vida mais próxima de Deus.

Oração a São Teodósio:

Ó glorioso São Teodósio,
modelo de vida ascética e santidade,
ouvimos falar de tua vida de oração intensa
e de tua caridade para com os necessitados.

Intercede por nós diante do trono de Deus,
para que possamos seguir teu exemplo de humildade,
perseverança e amor ao próximo.

Ajuda-nos a buscar a Deus em todas as coisas
e a viver em harmonia com sua vontade,
assim como fizeste em tua vida terrena.

Que possamos ser fortalecidos pela tua intercessão,
e que, seguindo teus passos,
possamos alcançar a santidade
e a vida eterna no Reino dos Céus.

São Teodósio, rogai por nós.
Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia




domingo, 17 de março de 2024

São José - santo do dia - 19.03.2024

       



    

São José

Biografia de São José:

São José é considerado um dos santos mais importantes da Igreja Católica e um exemplo de virtude, humildade e obediência. Ele é conhecido principalmente como o esposo de Maria, a mãe de Jesus Cristo, e como o pai adotivo de Jesus. Embora a Bíblia não nos dê muitos detalhes sobre sua vida, as informações disponíveis e a devoção popular nos dão um quadro de sua santidade e papel na história da salvação.

Acredita-se que São José nasceu em Belém, na Judeia, e era descendente da linhagem de Davi. Ele era um carpinteiro de profissão e viveu uma vida simples e obediente a Deus. São José foi escolhido por Deus para ser o guardião e protetor da Sagrada Família, e ele aceitou essa responsabilidade com humildade e amor.

O papel de São José na vida de Jesus foi crucial. Ele cuidou de Maria e Jesus com dedicação e amor, provendo para suas necessidades materiais e protegendo-os dos perigos. São José também desempenhou um papel importante na educação e formação de Jesus, transmitindo-lhe os valores e tradições da fé judaica.

Embora São José seja frequentemente retratado como uma figura silenciosa e humilde, sua obediência à vontade de Deus foi extraordinária. Ele acolheu Maria como sua esposa, mesmo diante da gravidez inexplicável, e fugiu para o Egito para proteger Jesus da perseguição de Herodes. São José é um modelo de confiança em Deus e submissão à Sua vontade.

São José morreu antes do início do ministério público de Jesus, mas seu legado perdura até hoje. Ele é venerado como o padroeiro da Igreja Universal, da família, dos trabalhadores, dos moribundos e de uma boa morte. Sua intercessão é buscada por muitos fiéis em momentos de necessidade e dificuldade.

Oração a São José:

Ó glorioso São José, fiel guardião da Sagrada Família, tu foste escolhido por Deus para ser o esposo de Maria e o pai adotivo de Jesus. Tu foste um exemplo de virtude, humildade e obediência.

Intercede por nós diante do trono de Deus, para que possamos seguir o teu exemplo de fé e confiança. Ajuda-nos, São José, a amar e proteger nossas famílias, a sermos trabalhadores dedicados e a cumprirmos a vontade de Deus em todas as circunstâncias.

Ó glorioso São José, padroeiro da Igreja Universal, rogai por nós, para que possamos ser dignos das promessas de Cristo e alcançar a vida eterna. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia