sábado, 9 de setembro de 2023

São João Crisóstomo - santo do dia - 13.09.2023


    




São João Crisóstomo

São João Crisóstomo, também conhecido como São João Crisóstomo ou São João da Crisóstoma, foi um dos Padres da Igreja mais influentes e proeminentes da história do cristianismo. Sua vida abrangeu os séculos IV e V, e ele é amplamente lembrado por suas contribuições como pregador, teólogo e bispo. Aqui está uma breve biografia de São João Crisóstomo:

Nascimento e Origens: João Crisóstomo nasceu por volta do ano 349 d.C. na cidade de Antioquia, que hoje é conhecida como Antáquia e está localizada na Turquia moderna. Ele nasceu em uma família cristã, sendo criado por sua mãe, Antusa, após a morte prematura de seu pai.

Educação e Formação: João Crisóstomo recebeu uma educação sólida em literatura e retórica. Ele estudou sob a tutela de Libânio, um renomado retórico da época. Embora inicialmente tenha se dedicado à carreira de advocacia, João Crisóstomo sentiu um forte chamado para a vida religiosa e se retirou para uma vida ascética no deserto por um período.

Ordenação e Pregação: João Crisóstomo foi ordenado diácono e, posteriormente, presbítero (padre). Ele se destacou como pregador excepcional e foi chamado para ser o pregador principal na Igreja de Antioquia. Suas homilias eram notáveis por sua eloquência e profundidade espiritual, ganhando-lhe o apelido "Crisóstomo," que significa "boca de ouro."

Bispado e Controvérsias: Em 397 d.C., João Crisóstomo foi nomeado como o Patriarca de Constantinopla, uma das posições mais influentes na Igreja Cristã Oriental. Durante seu episcopado, ele enfrentou uma série de controvérsias e desafios, incluindo conflitos com membros da corte imperial e líderes eclesiásticos. Sua defesa da moral cristã e sua denúncia da corrupção política e religiosa lhe renderam inimigos poderosos.

Exílio e Morte: Devido a intrigas políticas e acusações infundadas, João Crisóstomo foi deposto de seu cargo e exilado em 404 d.C. Primeiro, ele foi exilado para Cucuso, uma cidade remota no Cáucaso, e depois para Pítio, na Armênia. Ele suportou duras condições de vida e sofrimento durante seu exílio. Ele morreu em 407 d.C. enquanto ainda estava exilado em Pítio.

Legado: São João Crisóstomo é lembrado por suas inúmeras homilias, escritos teológicos e sermões que continuam a ser estudados e respeitados na tradição cristã. Suas obras, incluindo "Os Dez Mandamentos" e "Sobre o Sacerdócio," têm um lugar importante na teologia cristã. Ele é reverenciado como um dos maiores pregadores e teólogos da Igreja e é um dos quatro Doutores da Igreja do Oriente.

São João Crisóstomo é celebrado pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa no dia 13 de setembro, data de sua festa litúrgica, como um exemplo notável de fé, eloquência e compromisso com a moral e a justiça cristãs.

ORAÇÃO

Ó Deus, Pai de toda bondade e misericórdia,
Nós Te agradecemos pela vida e pelo legado de São João Crisóstomo,
Teu servo fiel e pregador eloquente da Tua Palavra.

Ele brilhou como "Boca de Ouro" ao proclamar a verdade do Evangelho,
Guiando inúmeras almas para uma compreensão mais profunda da fé.
Sua coragem em enfrentar a injustiça e a corrupção inspira-nos até hoje.

Pedimos a Tua graça, Senhor, para que possamos seguir seu exemplo.
Que a Tua Palavra ressoe em nossos corações e mentes,
E que possamos viver de acordo com os princípios do Evangelho,
Buscando sempre a justiça, a verdade e a caridade.

São João Crisóstomo, amigo de Deus e defensor dos pobres,
Intercede por nós diante do trono do Altíssimo.
Ajuda-nos a crescer em santidade e a compartilhar o amor de Cristo com o mundo.

Que a Tua graça e bênção estejam conosco, hoje e sempre.
Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


sexta-feira, 8 de setembro de 2023

São Guido de Anderlecht - santo do dia - 12.09.2023


    




São Guido de Anderlecht


São Guido de Anderlecht, também conhecido como São Guidon ou Guy de Anderlecht, foi um santo cristão nascido em 950 em Bruxelas, na atual Bélgica, e faleceu em 1012. Sua vida é uma história inspiradora de devoção, humildade e serviço a Deus.

Aqui está uma breve biografia de São Guido de Anderlecht:

Primeiros Anos:
Guido nasceu em uma família modesta e cresceu em Bruxelas. Desde jovem, ele demonstrou uma profunda piedade e um forte desejo de servir a Deus. Ele foi educado na fé cristã e começou a dedicar-se à vida de oração e penitência desde cedo.

Vida de Oração e Trabalho:
Após a morte de seus pais, Guido tornou-se um eremita, vivendo em oração e simplicidade nas proximidades de Anderlecht, na Bélgica. Sua vida era caracterizada por uma devoção profunda a Deus e um desejo sincero de viver de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo. Ele também trabalhou como fazendeiro, ganhando a vida de maneira honesta e modesta.

Serviço aos Pobres:
Uma das características notáveis de São Guido de Anderlecht era sua compaixão pelos pobres e necessitados. Ele usou seus recursos e bens para ajudar aqueles que estavam em dificuldades, dedicando sua vida a servir os menos favorecidos.

Milagres e Reputação de Santidade:
Durante sua vida, Guido foi conhecido por realizar milagres e receber revelações divinas. Sua reputação de santidade começou a crescer, atraindo devotos e peregrinos para visitá-lo e buscar sua intercessão. Muitos acreditavam que ele tinha o dom de curar os doentes e aliviar o sofrimento daqueles que recorriam a ele em busca de ajuda.

Morte e Legado:
São Guido de Anderlecht faleceu em 1012, deixando um legado de humildade, caridade e devoção a Deus. Sua vida de serviço aos necessitados e seu exemplo de vida piedosa continuam a inspirar os fiéis até hoje.

Santidade Reconhecida:
Sua santidade foi reconhecida pela Igreja Católica, e ele foi canonizado como santo. Sua festa é celebrada em 12 de setembro, recordando sua dedicação à vida de oração, seu serviço aos pobres e sua devoção a Deus.

São Guido de Anderlecht é lembrado como um modelo de santidade e serviço aos necessitados. Sua vida nos ensina a importância da humildade, da caridade e da devoção a Deus no caminho da santidade cristã.

ORAÇÃO

Amado São Guido de Anderlecht,

Hoje, dirigimo-nos a ti com gratidão e reverência, recordando tua vida de devoção, humildade e serviço aos menos favorecidos. Tuas ações inspiram-nos a buscar a santidade e a seguir o exemplo de amor a Deus e ao próximo.

Intercede por nós diante do trono divino, para que possamos encontrar a força para viver uma vida de simplicidade, caridade e devoção sincera. Ajuda-nos a reconhecer as necessidades dos necessitados à nossa volta e a agir com compaixão, como tu fizeste.

São Guido, roga por nós diante de Deus, para que possamos crescer na fé, na humildade e na devoção, e que, assim como tu, possamos ser instrumentos de Sua graça e amor neste mundo.

Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


quarta-feira, 6 de setembro de 2023

São João Gabriel Perboyre - sant do dia - 11.09.2023


    







São João Gabriel Perboyre

São João Gabriel Perboyre (1802-1840) foi um missionário católico francês que dedicou sua vida à propagação da fé cristã e ao serviço aos necessitados. Sua biografia é marcada por uma profunda devoção religiosa e um compromisso inabalável com a sua fé.

Início da Vida e Formação: São João Gabriel Perboyre nasceu em 6 de janeiro de 1802, em Mongesty, França. Ele veio de uma família devota e cresceu em um ambiente profundamente católico. Seu desejo de servir a Deus o levou a ingressar na Congregação da Missão, também conhecida como os Padres Lazaristas, aos 19 anos.

Vocação Missionária: Após sua ordenação sacerdotal, em 1826, São João Gabriel expressou o desejo de se tornar um missionário. Ele foi enviado como missionário para a China em 1835, onde enfrentou desafios significativos devido à perseguição religiosa e à hostilidade contra missionários estrangeiros.

Atividade Missionária na China: Em sua missão na China, São João Gabriel Perboyre trabalhou incansavelmente para propagar a mensagem cristã e cuidar dos necessitados. Ele enfrentou dificuldades, incluindo a língua e a cultura chinesas, mas perseverou em seu compromisso missionário. Ele foi conhecido por sua compaixão e dedicação aos pobres, doentes e órfãos.

Prisão e Mártir: Em 1839, São João Gabriel foi preso pelas autoridades chinesas sob acusações de ser um missionário cristão. Durante sua prisão, ele foi submetido a interrogatórios e torturas, mas manteve sua fé inabalável. Em 11 de setembro de 1840, São João Gabriel Perboyre foi martirizado, sendo estrangulado até a morte. Sua coragem e firmeza na fé durante o martírio são inspiradoras para os cristãos até hoje.

Canonização: São João Gabriel Perboyre foi beatificado em 1889 e canonizado como santo pela Igreja Católica em 1996 pelo Papa João Paulo II. Ele é lembrado como um exemplo de fé, dedicação missionária e amor aos necessitados.

São João Gabriel Perboyre é um modelo de fé e sacrifício para os católicos e uma figura importante na história da evangelização na China. Sua vida e martírio continuam a inspirar pessoas em todo o mundo a viverem de acordo com seus princípios religiosos e a servirem aos outros com amor e compaixão.




ORAÇÃO

Ó Deus misericordioso, que concedeu a São João Gabriel Perboyre a graça de servir a Ti com dedicação e amor, mesmo diante das adversidades e perseguições, nós Te louvamos por este santo missionário que nos deixou um exemplo de fé e devoção.

São João Gabriel, tu que enfrentaste bravamente as dificuldades em terras estrangeiras para compartilhar o Evangelho e cuidar dos necessitados, intercede por nós diante de Deus. Ajuda-nos a seguir teu exemplo de coragem, compaixão e fé inabalável em Cristo, mesmo quando enfrentarmos desafios em nossas vidas.

Que possamos aprender com tua vida e nos inspirar na devoção a Deus e no serviço aos outros. São João Gabriel Perboyre, rogai por nós, para que, com tua ajuda e a graça de Deus, possamos trilhar o caminho da santidade e da fé, confiantes em que a luz de Cristo brilhará em nossas vidas, mesmo nas horas mais escuras. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


São Nicolau de Tolentino - santo do dia - 10.09.2023


    




São Nicolau de Tolentino


São Nicolau de Tolentino, também conhecido como São Nicolau Tolentino ou São Nicolau de Tolentino, nasceu em 1245 na cidade de Sant'Angelo, na região de Marche, na Itália. Ele é venerado como um santo da Igreja Católica e é conhecido por sua vida de devoção, humildade e caridade.

Nicolau era filho de uma família pobre, mas desde jovem demonstrou uma profunda espiritualidade e um grande amor pelos menos afortunados. Aos 18 anos, ele ingressou na Ordem de Santo Agostinho, um ramo da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, onde se dedicou à vida religiosa e à busca da santidade.

São Nicolau de Tolentino destacou-se por sua devoção à Eucaristia e por sua caridade para com os pobres e necessitados. Ele era conhecido por compartilhar seus escassos recursos com os menos afortunados e por passar longas horas em oração e contemplação.

Uma das histórias mais famosas associadas a São Nicolau de Tolentino é o milagre da multiplicação do pão. Conta-se que, em uma ocasião, ele recebeu uma grande multidão de pessoas famintas em seu convento. Mesmo com poucos alimentos disponíveis, ele abençoou o pão e o distribuiu, e miraculosamente o pão se multiplicou, alimentando a todos.

Outros relatos de milagres e curas foram atribuídos a São Nicolau de Tolentino ao longo de sua vida. Ele também era conhecido por sua pregação eloquente e por atrair muitos fiéis para a fé cristã.

São Nicolau de Tolentino faleceu em 10 de setembro de 1305, em Tolentino, na Itália. Sua morte foi marcada por uma série de milagres, e ele foi canonizado como santo pela Igreja Católica em 1446 pelo Papa Eugênio IV. Sua festa litúrgica é celebrada em 10 de setembro.

Hoje, São Nicolau de Tolentino é venerado como um modelo de caridade, humildade e devoção cristã. Ele é considerado o padroeiro dos doentes e dos que sofrem de malária, e sua vida continua a inspirar muitos fiéis a buscar a santidade através do serviço aos necessitados e da vida de oração.



ORAÇÃO

Ó glorioso São Nicolau de Tolentino, servo fiel de Deus e exemplo de humildade e caridade, venho a ti com devoção em busca de tua intercessão. Tu, que dedicaste tua vida a ajudar os necessitados e a servir a Deus com fervor, peço que me auxilies em minhas preces e súplicas.

São Nicolau, olha com compaixão para as necessidades e dificuldades que enfrento em minha vida. Intercede por mim diante do trono de Deus, para que Ele, em Sua infinita bondade, atenda às minhas súplicas e necessidades, especialmente [mencionar sua intenção aqui].

Inspira-me, ó Santo Nicolau, a seguir teu exemplo de caridade, devoção e humildade. Ajuda-me a reconhecer as oportunidades de servir aos outros e a compartilhar o amor de Deus com todos aqueles que encontro em minha jornada.

São Nicolau de Tolentino, rogai por nós, para que possamos ser abençoados com a graça de Deus e alcançar a santidade em nossa vida diária. Amém.

Que São Nicolau de Tolentino interceda por você e pelas suas intenções, e que sua vida de devoção e caridade continue a inspirar todos nós a viver uma vida piedosa e generosa. Amém.

terça-feira, 5 de setembro de 2023

São Pedro Claver - santo do dia - 09.09.2023


    




São Pedro Claver


São Pedro Claver, também conhecido como Pedro Claver Corberó, foi um santo jesuíta espanhol do século XVII, conhecido por seu trabalho incansável em prol dos africanos escravizados durante o período colonial na América Latina. Aqui está uma breve biografia de São Pedro Claver:

Nascimento e Juventude: Pedro Claver nasceu em 26 de junho de 1580 na cidade de Verdu, na Catalunha, Espanha. Ele era o quarto filho de uma família dedicada à agricultura. Desde cedo, Pedro demonstrou uma forte inclinação para a vida religiosa e foi enviado para estudar na Universidade de Barcelona.

Vocação Jesuíta: Em 1602, Pedro Claver entrou na Companhia de Jesus (ordem religiosa dos jesuítas), que era conhecida por seu trabalho missionário em todo o mundo. Ele foi enviado à cidade de Palma de Maiorca, nas Ilhas Baleares, para iniciar seus estudos teológicos e filosóficos.

Missão nas Américas: Em 1610, Pedro Claver foi enviado para a Nova Granada (atual Colômbia) como missionário jesuíta. Ele chegou a Cartagena das Índias, um importante porto na América Latina, que era um centro de tráfico de escravos africanos. Foi lá que ele dedicou sua vida a ajudar os africanos escravizados que eram trazidos para as Américas.

Ministério com os Escravizados: São Pedro Claver ficou conhecido como o "Apóstolo dos Negros" devido ao seu trabalho incansável em prol dos africanos escravizados. Ele se comprometeu a aliviar o sofrimento deles, cuidando de suas necessidades físicas e espirituais. Pedro Claver ia pessoalmente aos navios negreiros para atender os escravizados doentes, famintos e sedentos, oferecendo-lhes comida, água e assistência médica.

Batismos e Evangelização: São Pedro Claver também se dedicou à evangelização dos africanos escravizados, ensinando-lhes sobre o cristianismo e administrando o sacramento do batismo a muitos deles. Ele se comunicava com eles através de gestos e da ajuda de intérpretes, já que muitos africanos não falavam espanhol.

Legado e Canonização: São Pedro Claver passou quase 40 anos de sua vida em Cartagena das Índias, servindo os africanos escravizados e pregando o Evangelho. Ele morreu em 8 de setembro de 1654 e foi canonizado pelo Papa Leão XIII em 1888. Ele é lembrado como um exemplo notável de compaixão, dedicação e serviço aos menos favorecidos, especialmente aos que sofriam sob a injustiça da escravidão.

São Pedro Claver é um modelo de caridade e solidariedade, e sua vida é celebrada não apenas na Igreja Católica, mas também em muitos lugares onde se luta pelos direitos humanos e pela dignidade de todas as pessoas, independentemente de sua origem ou condição.

ORAÇÃO

Ó São Pedro Claver,
Apóstolo dos Negros e defensor dos oprimidos,
ouvimos a tua chamada para servir os mais necessitados
e cuidar daqueles que sofrem sob a opressão.

Rogamos a ti, Santo Pedro Claver,
que intercedas por nós junto a Deus
e nos concedas a graça da compaixão e da solidariedade
para com todos os que enfrentam a injustiça e o sofrimento.

Ajuda-nos a reconhecer a dignidade de cada pessoa,
independentemente de sua origem ou condição,
e a estender a mão com amor e cuidado
aos que estão em necessidade.

Que o teu exemplo de serviço humilde e dedicação
nos inspire a trabalhar pela justiça e pela paz
em nosso mundo, buscando sempre o Reino de Deus.

São Pedro Claver, rogai por nós
e ajuda-nos a seguir os passos de Jesus Cristo,
nosso Senhor e Salvador.

Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


Natividade da Virgem Maria - santo do dia - 08.09.2023

    




Natividade da Virgem Maria

08 setembro


A Natividade da Virgem Maria é uma das festas marianas mais antigas. Imagina-se que a sua origem esteja ligada à festa da dedicação de uma igreja a Maria, em Jerusalém, no século IV: a basílica de Santa Ana, onde, segundo a tradição, era a casa dos pais de Maria, Joaquim e Ana e, onde, nasceu a Virgem. Em Roma, esta festa começou a ser celebrada no século VIII, durante o pontificado do Papa Sérgio I (†8 de setembro de 701). Trata-se da terceira festa da "natividade" presente no calendário romano: natividade de Jesus, o Filho de Deus (Natal); natividade de São João Batista (24 de junho) e natividade de Nossa Senhora (8 de setembro). Nos Evangelhos não encontramos citações sobre esta festa, tampouco os nomes dos pais de Maria. Mas, a tradição faz menção no Protoevangelho de Tiago, apócrifo escrito no século II. Porém, o acontecimento fundamental da vida de Maria continua sendo a Anunciação. A Igreja considera Maria como a Mãe de Deus, mas também como a discípula que, entre as demais, foi exemplo e modelo de vida cristã: pela sua fé, obediência ao seu Filho, caridade com a prima Isabel e nas Bodas de Caná. Maria é uma mulher que deve ser imitada também pela sua confiança, mormente nos momentos mais obscuros da vida do seu Filho Jesus. Isso e muitas outras coisas explicam o fato de o Povo de Deus recorrer a ela para encontrar refúgio e conforto, ajuda e proteção. Em Milão, esta festa remonta ao século X e a sua Catedral (Duomo), dedicada a "Maria Nascente" (Madonnina), foi consagrada em 20 de outubro de 1572, por São Carlos Borromeu. Ainda em Milão, na Rua Santa Sofia, encontra-se o santuário, que conserva a pequena estátua de “Maria Bambina” (Nossa Senhora Menina), confiado às Irmãs da Caridade das Santas Bartolomea e Vicenta. Entre 1720 e 1730, uma freira franciscana de Todi, Irmã Chiara Isabella Fornari, realizou, por devoção pessoal, algumas imagens graciosas, modeladas em cera, reproduzindo a imagem de “Nossa Senhora Menina”, envolvida em faixas. Em 1739, uma destas estatuetas foi doada às monjas Capuchinhas do Mosteiro de Santa Maria dos Anjos, em Milão, que difundiram a sua devoção, que, no contexto ambrosiano, encontrou logo um terreno preparado e fértil. No período de 1782 a 1842, várias Congregações religiosas foram suprimidas: primeiro, por decreto do Imperador Giuseppe II e, depois, por Napoleão. Por isso, a estatueta foi levada, por algumas freiras Capuchinhas, ao convento das Irmãs Agostinianas; depois, às Canônicas de Latrão, onde foi confiada ao pároco, Padre Luigi Bosisio, para que a doasse a um Instituto religioso, que pudesse manter viva a sua devoção. Enfim, a pequena estátua de “Nossa Senhora Menina” foi parar na Casa Geral das Irmãs da Caridade de Lovere, Bergamo, uma Congregação religiosa fundada, em 1832, por Bartolomea Capitanio, onde se tornou muito popular. Desde então, até hoje, as religiosas desta Congregação são chamadas "Irmãs de Maria Menina". Em 1884, lemos: «Eram sete horas da manhã, do dia 9 de setembro de 1884... A Madre Superiora foi à enfermaria visitar os enfermos e levou consigo a santa imagem: passou de leito em leito para que as freiras a pudessem beijar. Ao chegar ao leito da postulante, Giulia Macário, que não podia andar por causa de uma grave doença, ela pegou a imagem de Maria Menina, da qual era muito devota, e lhe pediu para ser curada. Imediatamente, sentiu um arrepio misterioso por todo o corpo, e exclamou: “Estou curada!”...». Desde então, “este milagre' é comemorado, todos os anos, no da 9 de setembro. A sua devoção popular expandiu-se devido às numerosas graças obtidas.



«Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava noiva com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu, por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem justo, não querendo difamá-la, publicamente, resolveu rejeitá-la em segredo. Enquanto ele pensava assim, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados”. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel, que significa: Deus conosco"» (Mt 1, 18-23).

ORAÇÃO

Querido Deus, Pai Celestial,


Neste dia abençoado, celebramos a Natividade da Virgem Maria, a Mãe de nosso Salvador, Jesus Cristo. Com gratidão e reverência, nos reunimos em oração para lembrar o nascimento daquela que foi escolhida por Ti para desempenhar um papel fundamental na história da redenção da humanidade.


Hoje, Senhor, elevamos nossos corações em ação de graças por Maria, por sua pureza, humildade e obediência à Tua vontade. Ela aceitou com amor o chamado para ser a Mãe do Verbo Encarnado, e, através dela, o Salvador do mundo veio ao nosso meio.


Pedimos, ó Pai, que nos concedas a graça de seguir o exemplo de Maria em nossa própria jornada de fé. Que possamos ser humildes, obedientes e disponíveis para cumprir a Tua vontade, assim como ela o fez. Dá-nos a graça de abrir nossos corações à Tua presença em nossas vidas, assim como Maria abriu seu coração para receber Jesus.


Neste dia especial, pedimos as bênçãos da Virgem Maria sobre nossas vidas, nossas famílias e nossas comunidades. Interceda por nós, Maria, Mãe amorosa, para que possamos crescer em amor por teu Filho e viver de acordo com os Seus ensinamentos.


Que a Natividade da Virgem Maria nos lembre do dom precioso da vida e da importância de acolher Jesus em nossos corações. Que possamos ser renovados em nossa fé e compromisso contigo, Senhor, e que, como Maria, possamos dizer com alegria: "Faça-se em mim segundo a Tua palavra."


Por intercessão da Virgem Maria, pedimos estas graças e bênçãos em nome de Teu Filho amado, Jesus Cristo. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Santa Regina - santo do dia - 07.09.2023

    





Santa Regina

Santa Regina, também conhecida como Santa Regina de Áles, é uma santa cristã cuja história e vida são cercadas por lendas e tradições religiosas, e cuja existência histórica é frequentemente debatida. Ela é venerada principalmente na França e na região de Áles, no sul da França. A biografia de Santa Regina é, em grande parte, baseada em lendas e tradições religiosas, e não há registros históricos sólidos que confirmem sua vida. Portanto, sua história é frequentemente considerada uma narrativa hagiográfica.

A versão mais comum da história de Santa Regina relata que ela nasceu no final do século III ou início do século IV em Áles, uma cidade na província romana da Gália (atual França). Ela era uma jovem cristã que viveu durante o período de perseguição aos cristãos sob o governo do imperador Diocleciano.

De acordo com a lenda, Regina era de origem nobre e, apesar das pressões para renunciar à sua fé cristã, ela se recusou a fazê-lo. Ela foi presa e submetida a diversas formas de tortura e sofrimento por causa de sua fé. Durante seu martírio, Regina teria realizado milagres, como a cura de enfermos e a conversão de guardas e espectadores ao cristianismo.

A história mais famosa sobre Santa Regina é que, depois de muitas provações, ela foi decapitada em Áles por sua fé em Cristo. Diz-se que, após sua execução, um anjo teria recolhido sua cabeça e a devolveu ao seu corpo. Regina então teria se levantado, pegado sua própria cabeça nas mãos e caminhado até um local onde os cristãos a enterraram com honras.

Santa Regina é frequentemente invocada como padroeira contra dores de cabeça e como protetora das pessoas que sofrem perseguição religiosa. Ela é celebrada como mártir e santa na Igreja Católica e sua festa é tradicionalmente celebrada em 7 de setembro.

Embora a história de Santa Regina seja amplamente venerada na tradição católica, é importante reconhecer que sua biografia é composta principalmente de lendas e tradições religiosas, e a historicidade de sua vida é frequentemente questionada pelos estudiosos. Ela continua sendo uma figura inspiradora de fé e coragem para muitos cristãos ao redor do mundo.

ORAÇÃO

Ó Santa Regina, mártir valente e testemunha da fé,
Que enfrentaste perseguições e sofrimento com graça divina,
Hoje nos voltamos a ti em oração, reconhecendo tua vida santa.

Tu, que não vacilaste em seguir a Cristo mesmo sob ameaça de martírio,
E que suportaste corajosamente as tribulações por amor ao Senhor,
Intercede por nós, ó santa Regina, diante do trono de Deus.

Que possamos aprender com tua fé inabalável e devoção ardente,
Que, mesmo diante da adversidade, mantiveste tua devoção a Cristo.
Ajuda-nos a permanecer firmes em nossa fé, mesmo nas horas mais difíceis.

Santa Regina, padroeira da coragem e da perseverança,
Rogai por nós para que possamos enfrentar as dificuldades da vida com fé inabalável.
Que possamos sempre seguir o exemplo de tua vida santa.

Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


domingo, 3 de setembro de 2023

São Zacarias - santo do dia - 06.09.2023

   





São Zacarias

São Zacarias é uma figura importante na tradição cristã e na história da Igreja Católica. Há dois personagens com o nome Zacarias mencionados nas Escrituras, e é importante não confundi-los:

Zacarias, o Profeta:

O profeta Zacarias é uma figura do Antigo Testamento, mencionada no Livro de Zacarias, que faz parte do cânon das Escrituras Hebraicas (Antigo Testamento). Ele foi um profeta que viveu por volta do século VI a.C.
O livro de Zacarias contém várias profecias messiânicas e visões relacionadas à restauração de Jerusalém e à vinda do Messias, que desempenham um papel significativo na teologia cristã.
O profeta Zacarias não é considerado um santo no sentido tradicional da Igreja Católica.
São Zacarias, Pai de São João Batista:

São Zacarias, o pai de São João Batista, é uma figura do Novo Testamento e é uma figura mais conhecida e venerada na tradição cristã.
Ele é mencionado no Evangelho de Lucas, capítulo 1, como um sacerdote que servia no templo de Jerusalém e que foi escolhido por Deus para ser o pai de João Batista.
Zacarias e sua esposa, Isabel, eram idosos e estéreis, mas Deus lhes prometeu um filho, que se tornaria João Batista, o precursor de Jesus Cristo.
Quando Zacarias duvidou da promessa divina, ele ficou mudo até o nascimento de João Batista. Após o nascimento de João, ele recuperou a fala e louvou a Deus em um belo cântico, conhecido como o "Benedictus" (Lucas 1:68-79).
São Zacarias, o pai de São João Batista, é celebrado na liturgia católica em 23 de setembro. Sua história destaca a importância da fé e da obediência à vontade de Deus, mesmo quando as circunstâncias parecem impossíveis. João Batista, seu filho, desempenhou um papel significativo na preparação para a vinda de Jesus Cristo como o Messias.

ORAÇÃO
Ó Deus misericordioso e compassivo, que escolheste São Zacarias para ser pai do precursor, São João Batista, e que, mesmo diante da dúvida, manifestaste o teu poder e amor, conceda-nos a graça de seguir o exemplo desse santo homem.

Fortalece a nossa fé, para que confiemos inabalavelmente em tuas promessas, mesmo quando as circunstâncias pareçam impossíveis. Ajuda-nos a aceitar tua vontade e a cumprir fielmente nossos deveres com retidão e devoção.

São Zacarias, intercede por nós junto a Deus, para que possamos encontrar graça diante do Senhor e ser testemunhas fiéis de sua bondade e misericórdia. Que, como ele, possamos glorificar e louvar a Deus por todas as maravilhas que realiza em nossas vidas.

Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia