São Januário (San Gennaro) - imagem da internet
Biografia de São Januário (San Gennaro)
São Januário, conhecido como San Gennaro, foi um bispo de Benevento, na Itália, durante o final do século III e início do século IV. Ele viveu em uma época de grandes perseguições contra os cristãos sob o governo do imperador Diocleciano. São Januário, dedicado ao cuidado espiritual de seu povo, foi preso quando tentava visitar outros cristãos que estavam na prisão. Junto com seus companheiros, ele foi levado a julgamento e condenado à morte.
Segundo a tradição, São Januário foi martirizado em 305 d.C., sendo decapitado em Pozzuoli, perto de Nápoles. A história de sua vida e morte tornou-se lendária, especialmente por um milagre associado ao seu sangue. Durante o martírio, uma mulher teria coletado seu sangue em um frasco, e esse sangue, preservado em uma ampola, é venerado até hoje na Catedral de Nápoles.
O milagre de São Januário envolve a liquefação de seu sangue, que ocorre três vezes ao ano. Esse fenômeno, que desafia explicações científicas, é visto como um sinal da proteção contínua de São Januário sobre a cidade de Nápoles. Quando o sangue não se liquefaz, acredita-se que um desastre possa ocorrer, o que fortalece ainda mais a devoção ao santo.
Oração a São Januário
Ó São Januário, glorioso mártir de Cristo,
que com tua fé inabalável enfrentaste o martírio,
intercede por nós junto ao Senhor,
para que, assim como teu sangue,
nossos corações sejam renovados pela graça divina.
Protege-nos em tempos de perigo e aflição,
e guia-nos no caminho da esperança e da fé verdadeira.
Que tua intercessão nos traga paz e confiança na misericórdia de Deus. Amém.