sábado, 4 de novembro de 2023

Bem-aventurada Bárbara Maix - santo do dia - 06.11.2023

    





Bem-aventurada Bárbara Maix


Biografia de Bem-aventurada Bárbara Maix:

Bárbara Maix, uma religiosa católica, foi uma mulher notável dedicada à educação e assistência às crianças carentes e órfãs. Ela nasceu em Viena, Áustria, em 27 de junho de 1818. Desde jovem, ela demonstrou um profundo amor pelos menos favorecidos e uma forte devoção religiosa.

Em 1848, devido a uma perseguição religiosa, Bárbara Maix se mudou para o Brasil, especificamente para Porto Alegre, onde fundou uma escola para meninas e uma congregação religiosa chamada "Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria". Sua missão era educar e cuidar das crianças órfãs e desfavorecidas, especialmente as meninas. Ela enfrentou muitos desafios e dificuldades ao longo de sua vida, mas seu compromisso com a educação e a caridade permaneceu inabalável.

Bárbara Maix faleceu em 17 de março de 1873, mas seu legado perdura. Ela foi beatificada pela Igreja Católica em 2010, sendo reconhecida como Bem-aventurada por sua dedicação à educação e assistência social em prol dos menos favorecidos. Sua vida é um exemplo inspirador de caridade, fé e amor pelos necessitados.

Oração à Bem-aventurada Bárbara Maix:

Ó Bem-aventurada Bárbara Maix, que dedicaste tua vida a cuidar das crianças órfãs e desfavorecidas, inspira-nos com teu exemplo de amor e caridade. Ensina-nos a olhar para os menos favorecidos com compaixão e ação, seguindo o caminho da educação e do serviço desinteressado.

Bem-aventurada Bárbara, rogai por nós junto a Deus, para que possamos compartilhar teu zelo e dedicação em ajudar aqueles que mais necessitam. Que teu exemplo nos guie em nossa jornada de amor e serviço aos menos favorecidos, e que possamos sempre enxergar Cristo naqueles que servimos.

Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Bem-aventurado Mariano de La Mata Aparício - santo do dia - 05.11.2023


    




Bem-aventurado Mariano de La Mata Aparício

O Beato Mariano de La Mata Aparício, também conhecido como Mariano da Mata, foi um sacerdote espanhol e mártir da Igreja Católica. Ele viveu em um período de grande tumulto e perseguição religiosa na Espanha durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Sua vida exemplar de serviço religioso e seu testemunho de fé em tempos difíceis o tornaram uma figura significativa na história da Igreja.

Biografia de Bem-aventurado Mariano de La Mata Aparício:

Mariano de La Mata Aparício nasceu em Valverde de Lucerna, Espanha, em 1º de janeiro de 1905. Desde jovem, ele mostrou um profundo interesse pela fé e pelo sacerdócio. Ele estudou no Seminário de Cuenca e foi ordenado sacerdote em 1930. Tornou-se conhecido por sua dedicação ao ministério pastoral e sua compaixão pelos necessitados.

No entanto, o período da Guerra Civil Espanhola trouxe grande perseguição religiosa e tensão ao país. O governo republicano na época era hostil à Igreja Católica, e muitos sacerdotes foram alvo de perseguição e violência. O Padre Mariano da Mata não fugiu de sua paróquia, apesar do perigo iminente. Ele continuou a ministrar aos fiéis, oferecendo conforto espiritual e apoio àqueles que estavam em apuros.

Em 9 de agosto de 1936, o Padre Mariano foi preso pelas forças anticatólicas e levado ao cárcere. Lá, ele continuou a ministrar aos prisioneiros e a professar sua fé. Seu testemunho corajoso inspirou muitos outros prisioneiros.

No entanto, o Padre Mariano foi condenado à morte por sua fé e seu serviço à Igreja. Em 28 de agosto de 1936, ele foi executado pelas autoridades anticatólicas em Cuenca, Espanha. Ele tinha apenas 31 anos de idade na época de sua morte.

Em 1º de outubro de 1995, o Papa João Paulo II beatificou o Padre Mariano de La Mata Aparício, reconhecendo sua morte como um ato de martírio pela fé. Sua beatificação é um testemunho da coragem e da devoção desse sacerdote que sacrificou sua vida por sua fé em um momento de grande perigo e perseguição.

Oração a Bem-aventurado Mariano de La Mata Aparício:

Ó Deus, Pai de misericórdia, nós Te agradecemos pelo testemunho heróico do Bem-aventurado Mariano de La Mata Aparício, que deu sua vida em nome da fé durante a Guerra Civil Espanhola. Conceda-nos a graça de viver nossa fé com coragem e dedicação, mesmo em tempos difíceis. Que a intercessão do Bem-aventurado Mariano nos fortaleça em nossa jornada de fé e nos inspire a servir aos necessitados com amor e compaixão. Pedimos isso em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém. Bem-aventurado Mariano de La Mata Aparício, rogai por nós. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia