sábado, 11 de novembro de 2023

São Serapião - santo do dia - 14.11.2023


    




São Serapião


Biografia de São Serapião

Procedente de família cristã da nobreza inglesa, Serapião nasceu em Londres no ano 1179. Seu pai era Rotlando Scoth, capitão da esquadra do rei Henrique III. Muito jovem, já estava atuando ao lado do pai na cruzada comandada pelo lendário Ricardo Coração de Leão. Porém, no retorno, o navio naufragou próximo de Veneza e a viagem continuou por terra. Nesse percurso, acabaram prisioneiros do duque da Áustria, Leopoldo, “o Glorioso”, que libertou o rei e seu pai. Mas Serapião e os demais tiveram de ficar.
Logo o duque percebeu que o jovem militar, além de bom militar, era bom cristão, muito bondoso e caridoso. Por isso o manteve na Corte. Mais tarde, quando recebeu a notícia da morte dos pais, Serapião decidiu ficar na Áustria. Com os soldados do duque, seguiu para a Espanha, para auxiliar o exército cristão do rei Afonso III, que lutava contra os invasores muçulmanos. Quando chegaram, eles já tinham sido expulsos.
Serapião decidiu ficar e servir ao exército do rei Afonso III, para continuar defendendo os cristãos. Participou de algumas cruzadas bem sucedidas, até que, em 1214, o rei Afonso III morreu em combate. Serapião, então, voltou para a Áustria e alistou-se na quinta cruzada do duque Leopoldo, que partiu em 1217 com destino a Jerusalém e depois ao Egito.
O vai-e-vem da vida militar em defesa dos cristãos levou, novamente, Serapião para a Corte espanhola, em 1220. Dessa feita, acompanhando Beatriz da Suécia, que ia casar-se com Fernando, rei de Castela. Foi quando conheceu o sacerdote Pedro Nolasco, santo fundador da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, os chamados frades mercedários, os quais se dedicavam em defesa da mesma fé, mas não guerreando contra os muçulmanos, e sim buscando libertar do seu poder os cristãos cativos, mesmo que para isso tivessem de empenhar suas próprias vidas.
Serapião ingressou na Ordem e recebeu o hábito mercedário em 1222. Junto com Pedro Nolasco e Raimundo Nonato, santo cofundador, realizou várias redenções. Na última, que ocorreu em Argel, na África, teve de ficar refém para libertar os cristãos que estavam quase renegando a fé, enquanto o outro padre mercedário viajou rapidamente para Barcelona para buscar o dinheiro. Mas o superior, Pedro Nolasco, estava na França. Quando foi informado, escreveu uma carta ao seu substituto na direção para arrecadar esmolas em todos os conventos da Ordem e enviar o dinheiro para libertar Serapião o mais rápido possível.
Como o resgate não chegou na data marcada, os muçulmanos disseram a Serapião que poderia ser libertado se renegasse a fé cristã. Ele recusou. Enlouquecidos, deram-lhe uma morte terrível. Colocado numa cruz em forma de X, como o apóstolo André, teve todas as juntas dos seus ossos quebradas, e assim foi deixado até morrer. Tudo aconteceu no dia 14 de novembro de 1240, em Argel, atual capital da Argélia.
O culto que sempre foi atribuído a São Serapião, protetor contra as dores de artrose, foi confirmado em 1625 pelo papa Urbano VIII. A festa religiosa ao santo mártir mercedário ocorre no dia de sua morte.

Oração a São Serapião:

Ó Deus, que concedestes a São Serapião a graça de perseverar na fé até o martírio, mesmo diante das mais terríveis provações, concedei-nos a coragem e a fortaleza para enfrentarmos as adversidades da vida mantendo firme a nossa fé.
São Serapião, herói da fé e defensor dos cativos, interceda por nós junto a Deus. Inspire-nos a viver uma vida de caridade, como você o fez, dedicando-se à libertação dos cativos e ao serviço do próximo.
Que, ao enfrentarmos desafios, possamos encontrar em sua valente testemunha de fé um exemplo a seguir. Que a sua intercessão nos conduza à verdadeira liberdade encontrada em Cristo e à confiança inabalável na misericórdia divina.

São Serapião, rogai por nós. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


Santo Estanislau Kostka - santo do dia - 13.11.2023

    





Santo Estanislau Kostka

Biografia de Santo Estanislau Kostka:

Santo Estanislau Kostka, nascido em 28 de outubro de 1550 em Rostkowo, Polônia, foi um jesuíta polonês e um dos primeiros estudantes jesuítas. Filho de uma família nobre, desde cedo manifestou interesse pela vida espiritual. Quando tinha 14 anos, ingressou no colégio jesuíta em Viena e, posteriormente, na escola em Augusta, Alemanha.

A vida de Santo Estanislau foi marcada por sua profunda devoção e uma extraordinária experiência mística durante sua estadia em Viena. Ele recebeu visões da Virgem Maria, fortalecendo ainda mais sua fé. No entanto, sua saúde frágil tornou-se uma preocupação crescente. Em 1567, ele adoeceu gravemente, e durante sua doença, ele rezou fervorosamente a Nossa Senhora, pedindo a intercessão dela e prometendo-se à vida religiosa.

Estanislau faleceu em 15 de agosto de 1568, aos 17 anos, antes de poder realizar sua intenção de entrar na Companhia de Jesus. Apesar de sua curta vida, sua devoção, humildade e profundo amor por Deus marcaram profundamente aqueles que o conheceram. Ele foi canonizado pelo Papa Bento XIII em 1726.

Oração a Santo Estanislau Kostka:

Ó Deus, que chamastes Santo Estanislau Kostka à vida eterna na glória do Céu, concedei-nos, por sua intercessão, viver com fervor a fé que ele testemunhou em sua curta existência terrena. Que sua devoção a Nossa Senhora inspire em nós uma confiança profunda em vossa misericórdia, e que, seguindo seu exemplo, possamos crescer em amor e devoção a Vós. Santo Estanislau, rogai por nós. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


sexta-feira, 10 de novembro de 2023

São Josafá Kuncewicz - santo do dia - 12.11.2023

    





São Josafá Kuncewicz


Biografia de São Josafá Kuncewicz:

São Josafá Kuncewicz nasceu em Vladimir, na atual Ucrânia, em 1580. De origem ortodoxa, converteu-se ao catolicismo, entrando para a Ordem Basiliana. Destacou-se por sua devoção, sabedoria e amor à unidade cristã.

Ordenado sacerdote e bispo, enfrentou desafios na tentativa de unir a Igreja Ortodoxa com a Igreja Católica. Sua missão envolveu não apenas questões teológicas, mas também a reconciliação de comunidades divididas.

São Josafá foi eleito Arcebispo de Polock e, posteriormente, Arcebispo-Metropolita de Kiev. Lutou incansavelmente pela união das Igrejas, promovendo o respeito às tradições orientais dentro da fé católica.

Em 1623, durante uma visita pastoral, São Josafá foi brutalmente assassinado por opositores da união entre as Igrejas. Seu martírio ocorreu em Vitebsk, atual Bielorrússia.

Canonizado em 1867 pelo Papa Pio IX, São Josafá Kuncewicz é reconhecido como mártir e defensor da unidade cristã, sendo um modelo de coragem, paciência e amor fraterno.

Oração a São Josafá Kuncewicz:

Ó São Josafá, mártir intrépido pela unidade da Igreja, guia-nos com tua coragem e amor fraterno. Intercede por nós, para que sejamos instrumentos de paz e unidade no corpo de Cristo. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


quarta-feira, 8 de novembro de 2023

São Martinho de Tours - santo do dia - 11.11.2023


    




São Martinho de Tours

Biografia de São Martinho de Tours:

São Martinho de Tours, também conhecido como Martinho de Tours ou Martinho de Sabaria, foi um dos santos mais influentes e venerados da Igreja Católica. Ele nasceu por volta de 316 d.C. em Sabaria, uma cidade na província romana da Panônia (atual Szombathely, Hungria). Martinho cresceu em uma família pagã, mas desde cedo, demonstrou interesse pela fé cristã.

Com a idade de 15 anos, Martinho alistou-se no exército romano e serviu como soldado em várias partes do Império Romano, incluindo a Gália (atual França). Foi durante esse período que ocorreu o evento mais famoso associado a São Martinho. Em uma noite fria de inverno, enquanto estava a caminho de Amiens, Martinho encontrou um mendigo tremendo de frio. Com um ato de compaixão, ele cortou sua própria capa ao meio com sua espada e deu metade ao mendigo. Naquela noite, ele teve um sonho em que Jesus Cristo apareceu a ele, vestindo a metade da capa que ele havia dado ao mendigo, confirmando a importância do ato de caridade.

Esse encontro com Cristo marcou profundamente Martinho e o levou a renunciar à carreira militar. Ele se converteu ao cristianismo e se dedicou à vida religiosa. Mais tarde, Martinho foi eleito bispo de Tours, na França, tornando-se um dos bispos mais influentes de sua época.

São Martinho de Tours é lembrado por sua generosidade, caridade e dedicação à causa cristã. Ele faleceu em 397 d.C., e sua festa litúrgica é celebrada em 11 de novembro. Ele é um dos santos mais populares e amplamente reconhecidos da Igreja Católica, conhecido por sua caridade e devoção.

Oração a São Martinho de Tours:

Ó São Martinho de Tours, exemplo de caridade e generosidade, vós que reconhecestes a presença de Cristo nos mais necessitados, concedei-nos a graça de imitar vossa dedicação à fé e ao serviço aos outros. Que possamos ser instrumentos de amor e solidariedade em nosso mundo. São Martinho, rogai por nós. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia



terça-feira, 7 de novembro de 2023

São Leão Magno - santo do dia - 10.11.2023


    




São Leão Magno

São Leão Magno, também conhecido como São Leão I, foi um dos papas mais influentes da Igreja Católica e uma das figuras mais proeminentes do cristianismo nos primeiros séculos. Ele nasceu em Roma por volta de 400 d.C. e faleceu em 461 d.C. São Leão Magno é conhecido por suas contribuições teológicas e pastorais, bem como por suas habilidades diplomáticas e administrativas que desempenharam um papel fundamental na defesa da ortodoxia cristã.

Biografia de São Leão Magno:

São Leão Magno nasceu em uma família romana de classe alta. Ele estudou teologia e direito e logo se destacou por sua eloquência e sabedoria. Tornou-se diácono em Roma e, eventualmente, foi eleito Papa em 440 d.C. durante um período de instabilidade na Igreja.

Como Papa, São Leão Magno enfrentou muitos desafios, incluindo conflitos teológicos, disputas internas e ameaças externas. Ele é mais conhecido por suas "Cartas Dogmáticas", nas quais expôs a doutrina da encarnação de Cristo, defendendo a fé ortodoxa contra heresias, como o nestorianismo e o monofisismo.

São Leão Magno também exerceu um papel importante em questões ecumênicas e políticas. Ele interveio com sucesso nas negociações com os bárbaros que ameaçavam Roma e, em 452, convenceu Átila, o líder dos Hunos, a não saquear a cidade. Em 455, ele também negociou com os vândalos após a captura de Roma.

São Leão Magno foi um defensor fervoroso da primazia papal e do poder papal sobre a Igreja. Sua influência e ensinamentos tiveram um impacto duradouro na Igreja Católica e na teologia cristã. Ele é lembrado como um dos Papas mais importantes da história e foi proclamado Doutor da Igreja.

Oração a São Leão Magno:

São Leão Magno, grande Doutor da Igreja e Papa santo,
Intercede por nós diante do trono de Deus.
Ajuda-nos a compreender a fé cristã,
Assim como você defendeu a ortodoxia e a encarnação de Cristo.

Que sua sabedoria e ensinamentos inspirem-nos
A viver uma vida de amor, fé e serviço a Deus.
Proteja a Igreja e todos os seus membros,
E conceda-nos força para enfrentar os desafios da vida com coragem e graça.

São Leão Magno, rogai por nós, para que possamos crescer em fé e santidade,
E um dia, desfrutar da alegria da presença de Deus na eternidade.
Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia



segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Santo Orestes - santo do dia - 09.11.2023

    





Santo Orestes


Biografia de Santo Orestes:

Santo Orestes é um santo cristão celebrado tanto pela Igreja Oriental quanto pela Igreja Católica Romana. Existem duas figuras com o nome de Orestes, cada uma sendo venerada em uma tradição diferente.

O primeiro Santo Orestes é mencionado como um dos 72 discípulos escolhidos por Jesus, de acordo com Lucas 10,1. Sua celebração é no dia 14 de abril na tradição da Igreja Oriental.

O segundo Santo Orestes, celebrado pela Igreja Católica Romana no dia 9 de novembro, era natural de Tiana, na Capadócia. Ele era um médico cristão que viveu durante a perseguição de Diocleciano. Santo Orestes era conhecido por seu compromisso com a medicina e sua caridade para com os menos afortunados. Ele tratava pacientes sem distinção de raça, credo ou riqueza, muitas vezes oferecendo seus serviços gratuitamente e doando roupas, alimentos e remédios aos necessitados. Sua atitude lembra a de Madre Teresa de Calcutá, que via Jesus em cada pessoa que precisava de cuidados.

Santo Orestes era conhecido por seu testemunho de fé e caridade, levando muitos de seus pacientes a se converterem ao cristianismo. Isso lhe rendeu acusações de não reconhecer a divindade do imperador, não respeitar as autoridades imperiais e desviar o povo da adoração dos deuses pagãos.

Durante seu julgamento, Santo Orestes pediu um sinal do céu para confirmar a verdade do cristianismo, e imediatamente ocorreram prodígios, como estátuas de ídolos voando e colunas de templos caindo. Ele foi condenado à morte, sofrendo torturas e sendo martirizado. Seu corpo foi jogado em um rio, mas, de maneira milagrosa, foi restaurado e coberto com uma magnífica túnica.

As relíquias de Santo Orestes chegaram a um local onde, no passado, existiu o famoso mosteiro de Santo Orestes, na Capadócia, atual Turquia.

Oração a Santo Orestes:

Santo Orestes, médico e mártir corajoso,
Olhai por nós, intercedei por nós diante do trono de Deus.
Ensinai-nos a dedicar nossos talentos e habilidades para o bem dos outros,
Assim como vós cuidastes dos doentes e necessitados.
Que possamos seguir o exemplo da vossa caridade e fé inabalável,
Reconhecendo a presença de Deus em todas as pessoas.
Santo Orestes, rogai por nós, para que possamos viver com fé e amor,
E enfrentar corajosamente os desafios que a vida nos apresenta.
Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


São Godofredo - santo do dia - 08.11.2023

    





São Godofredo

Biografia de São Godofredo

São Godofredo, também conhecido como São Godofredo de Amiens, foi um santo cristão que viveu no século VI, na França. Sua vida é repleta de lendas e tradições, tornando-o uma figura venerada na tradição católica.
Acredita-se que Godofredo era um nobre que renunciou à sua riqueza e posição social para seguir uma vida de pobreza e devoção. Ele se tornou um eremita, vivendo em uma cela na Floresta de Crécy, onde se dedicou à oração e à meditação. A simplicidade de sua vida e sua devoção a Deus atraíram muitos seguidores.
Uma das histórias mais conhecidas sobre São Godofredo envolve um cervo que o ajudou a encontrar água quando ele estava sofrendo de sede. Em gratidão, Godofredo abençoou o cervo, e acredita-se que o animal se tornou seu companheiro constante.
São Godofredo é frequentemente invocado como o padroeiro dos caçadores, dos animais selvagens e daqueles que buscam a proteção divina em meio à natureza. Ele é lembrado por sua simplicidade, humildade e devoção a Deus.

Oração a São Godofredo:

Ó Deus, que inspiraste São Godofredo a renunciar às riquezas deste mundo em busca da riqueza espiritual, conceda-nos a graça de seguir seu exemplo de humildade e devoção. Que, em nossas buscas diárias, possamos encontrar a paz e a presença divina, como ele encontrou no companheiro cervo. São Godofredo, rogai por nós e interceda por nossas necessidades. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


domingo, 5 de novembro de 2023

São Prosdócimo - santo do dia - 07.11.2023


    




São Prosdócimo

Biografia de São Prosdócimo:

São Prosdócimo foi um santo cristão que viveu na Áustria durante o século VIII. Ele é mais conhecido por sua contribuição à propagação do cristianismo na região da atual Áustria e é considerado um dos primeiros missionários a desempenhar um papel fundamental na conversão dos povos germânicos ao cristianismo.

Nascido na Itália, Prosdócimo dedicou sua vida à causa do evangelho. Ele viajou para a região que é agora a Áustria para espalhar a mensagem de Jesus Cristo. Sua abordagem amorosa e dedicada à pregação do Evangelho tocou muitos corações e levou muitas pessoas a se converterem ao cristianismo. Ele estabeleceu igrejas e comunidades cristãs, ajudando a solidificar a presença do cristianismo na Áustria.

Além de seu trabalho missionário, São Prosdócimo também é lembrado por seu compromisso com os pobres e necessitados. Ele era conhecido por sua caridade e atenção às necessidades daqueles que sofriam. Sua vida exemplar e dedicação ao serviço a Deus e aos outros fizeram dele um santo reverenciado na tradição cristã.

Oração a São Prosdócimo:

Ó Deus misericordioso, que inspiraste São Prosdócimo a levar a luz do Evangelho à terra da Áustria e a servir os necessitados com amor e caridade, pedimos a Tua bênção e intercessão. Ajuda-nos a seguir seu exemplo de dedicação, humildade e amor ao próximo. Que, assim como ele, possamos ser instrumentos de Tua graça e luz neste mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo, Deus, pelos séculos dos séculos. Amém. São Prosdócimo, rogai por nós.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia