sábado, 2 de dezembro de 2023

São Sabas - santo do dia - 05.12.2023


    






São Sabas


Biografia de São Sabas:

São Sabas, também conhecido como Sabas, o Santificado, foi um monge e eremita cristão que viveu durante o século V e VI. Ele nasceu em Mutalasca, na Capadócia, por volta do ano 439. Desde jovem, mostrou inclinação para uma vida de devoção e oração.

Aos 18 anos, São Sabas ingressou em um mosteiro próximo a sua terra natal, onde se dedicou à vida monástica. Sua busca por uma conexão mais profunda com Deus o levou, eventualmente, a buscar uma vida eremítica no deserto da Judeia. Lá, estabeleceu-se em uma caverna remota, entregando-se à oração, meditação e ao trabalho manual.

A reputação de São Sabas como eremita de vida santa rapidamente se espalhou, atraindo discípulos que buscavam orientação espiritual. Com o tempo, ele fundou o Grande Laura de São Sabas, um complexo monástico que se tornou um centro de vida monástica na região. São Sabas é considerado um dos grandes Padres do Deserto e é venerado como um dos mais proeminentes santos da Igreja Ortodoxa.

São Sabas faleceu em 5 de dezembro de 532, deixando um legado de fervor espiritual, disciplina monástica e serviço aos necessitados.

Oração a São Sabas:

Ó São Sabas, monge e eremita dedicado,
Que escolheste o deserto como teu refúgio,
Intercede por nós diante do trono de Deus.

Ensina-nos a buscar a solidão em meio ao tumulto,
A dedicar-nos à oração constante
E a encontrar a verdadeira paz na presença divina.

Que tua vida de renúncia e serviço inspire-nos
A vivermos com simplicidade e generosidade.
Rogai por nós, para que possamos trilhar o caminho da santidade.

Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

São João Damasceno - santo do dia - 04.12.2023

    





São João Damasceno


Biografia de São João Damasceno:

São João Damasceno, também conhecido como João de Damasco, foi um influente teólogo e escritor cristão nascido por volta do ano 676 em Damasco, na Síria. Ele veio de uma família cristã proeminente e seu pai, Sérgio Mansur, ocupava uma posição de destaque no governo muçulmano. João recebeu uma educação refinada, incluindo conhecimentos em filosofia e ciências.

Apesar de sua posição privilegiada, João Damasceno decidiu dedicar-se inteiramente à vida religiosa. Ele tornou-se monge no Mosteiro de São Sabas, perto de Jerusalém, onde viveu em contemplação e estudo. Sua sabedoria e erudição logo chamaram a atenção, e ele foi ordenado sacerdote.

A contribuição mais significativa de São João Damasceno foi sua defesa firme das imagens e ícones na adoração cristã durante o período de controvérsias iconoclastas. Ele escreveu tratados notáveis, como "Tratados contra os Ícones", argumentando que os ícones não eram adorados, mas eram meios de contemplação espiritual.

São João Damasceno também é reconhecido por sua poesia litúrgica, muitas de suas obras ainda sendo utilizadas nas celebrações litúrgicas orientais. Ele foi um defensor ardente da fé cristã, defendendo a doutrina ortodoxa contra as heresias de seu tempo.

Faleceu por volta de 749, sendo canonizado como santo pela Igreja Católica e Ortodoxa. Sua festa é celebrada em 4 de dezembro na Igreja Católica e em 6 de dezembro na Igreja Ortodoxa.

Oração a São João Damasceno:

Ó Deus, que destes a São João Damasceno uma profunda sabedoria para defender a verdadeira fé, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de permanecermos firmes em nossa fé e de testemunharmos o Evangelho com coragem. Que seu exemplo de devoção e amor à verdade inspire nossas vidas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


São Francisco Xavier - santo do dia - 03.12.2023


    




São Francisco Xavier


Biografia de São Francisco Xavier:

São Francisco Xavier nasceu em 7 de abril de 1506, em Navarra, Espanha. Educado em Paris, conheceu Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (jesuítas). Juntos, foram dos primeiros membros da ordem.

Francisco destacou-se como missionário, sendo enviado às Índias Orientais em 1541. Suas viagens missionárias estenderam-se ao Japão, China e outras regiões do sudeste asiático. Ele dedicou-se incansavelmente a propagar o Evangelho, enfrentando desafios e superando barreiras culturais.

Faleceu em 3 de dezembro de 1552, na ilha de Shangchuan, próximo à China. A vida de São Francisco Xavier é lembrada como exemplo de zelo missionário, compaixão pelos menos favorecidos e profundo amor a Cristo.

Oração a São Francisco Xavier:

Ó São Francisco Xavier, apóstolo destemido e incansável missionário, modelo de fé e entrega ao Evangelho, interceda por nós junto ao Senhor.

Que o fogo missionário que ardia em seu coração inflame nossas almas para anunciar o amor de Cristo a todos os povos. Conceda-nos, pela sua intercessão, a coragem de superar as barreiras que nos separam do próximo, compartilhando a Boa Nova com alegria e compaixão.

São Francisco Xavier, patrono das missões, rogue por nós para que, assim como você dedicou sua vida a levar a luz de Cristo aos lugares mais distantes, também possamos ser instrumentos de esperança e transformação onde quer que Deus nos envie.

Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia



quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Santa Bibiana - santo do dia - 02.12.2023


    




Santa Bibiana


Biografia de Santa Bibiana:

Santa Bibiana, também conhecida como Viviana, é uma santa cristã cuja história se encontra nos registros hagiográficos. Sua vida é marcada por virtude, coragem e fidelidade à fé, e ela é venerada como uma mártir da Igreja Católica.

A tradição relata que Bibiana nasceu em Roma, durante o século III, em uma família nobre e cristã. Seu pai, Flaviano, foi martirizado pela sua fé durante o reinado do imperador Juliano, o Apóstata. Após a morte do pai, Bibiana e suas irmãs Demetria e Eufrosina foram presas e submetidas a várias formas de tortura na tentativa de renunciarem à sua fé cristã.

Bibiana, no entanto, permaneceu firme em sua devoção a Cristo. Ela resistiu às pressões e perseverou na fé mesmo diante das adversidades. Após resistir a várias formas de tormento, Bibiana foi finalmente martirizada e deu sua vida pelo testemunho de Jesus Cristo.

A devoção a Santa Bibiana cresceu ao longo dos séculos, e ela é frequentemente invocada como intercessora contra as dificuldades e provações, especialmente aquelas relacionadas à fé e à perseguição. Sua festa é celebrada em 2 de dezembro.

Oração a Santa Bibiana:

Ó Santa Bibiana, mártir valente e fiel seguidora de Cristo, nós te invocamos com confiança e devoção. Admiramos a tua coragem diante das adversidades e a tua firmeza na fé, mesmo diante da perseguição.

Rogamos a tua intercessão diante de Deus, especialmente em tempos de dificuldades e desafios em nossa própria jornada de fé. Que possamos seguir o teu exemplo de dedicação a Cristo e resistência às tentações do mundo.

Santa Bibiana, intercede por nós para que, como tu, possamos permanecer inabaláveis na nossa fé, mesmo diante das dificuldades da vida. Concede-nos a graça de vivermos com coragem, amor e fidelidade a Deus, até o dia em que possamos contemplar a Sua face na eternidade.

Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


terça-feira, 28 de novembro de 2023

Bem-aventurado Mariano de La Mata Aparício - santo do dia - 01.12.2023


    




Bem-aventurado Mariano de La Mata Aparício


Biografia do Bem-aventurado Mariano de La Mata Aparício:

O Bem-aventurado Mariano de La Mata Aparício nasceu em 31 de dezembro de 1905, em Barrio de la Puebla, Palencia, na Espanha. Sentindo o chamado divino, ingressou na Ordem Agostiniana em 10 de setembro de 1922, sendo ordenado sacerdote em 25 de julho de 1930.

No ano seguinte, em 1931, foi destinado ao Brasil pelos superiores agostinianos. Sua jornada no Brasil foi marcada por atividades sacerdotais significativas, atuando como professor, vigário da Paróquia Santo Agostinho em São Paulo, superior da vice-província dos Agostinianos e diretor espiritual das "Oficinas de Santa Rita de Cássia", dedicadas a confeccionar enxovais para recém-nascidos e roupas para os pobres.

Sua vida sacerdotal destacou-se por uma bondade evidente e um caráter amável, sendo conhecido por seu serviço abnegado aos doentes, levando conforto e esperança. Homem de oração, nutria um profundo amor pela Eucaristia e por Nossa Senhora da Consolação. Suas atividades caridosas nas "Oficinas de Santa Rita de Cássia" testemunhavam sua paixão por ajudar os necessitados.

O Bem-aventurado Mariano faleceu em 5 de abril de 1983, no Hospital do Câncer de São Paulo, após receber a Unção dos Enfermos de Dom Paulo Evaristo Arns. Sua fama de santidade cresceu após relatos de um milagre envolvendo a recuperação de um menino em São José do Rio Preto (SP), atribuído à sua intercessão.

O processo de beatificação foi iniciado em 31 de maio de 1987, e em 20 de novembro de 2004, o Santo Padre reconheceu as virtudes heróicas do Pe. Mariano de La Mata. Beatificado em 5 de novembro de 2006, na Catedral da Sé, em São Paulo, sua memória litúrgica é celebrada em 5 de novembro. Seus restos mortais repousam na Paróquia Santo Agostinho, no bairro da Liberdade, São Paulo.

Oração ao Bem-aventurado Mariano de La Mata Aparício:

Ó Deus, que na vida do Bem-aventurado Mariano de La Mata Aparício nos destes um exemplo de amor, caridade e dedicação aos necessitados, concedei-nos a graça de seguir seu exemplo de serviço desinteressado. Que sua intercessão nos fortaleça em nosso compromisso com o próximo e que, imitando sua piedade, possamos construir um mundo mais justo e compassivo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo. Amém. Bem-aventurado Mariano de La Mata Aparício, rogai por nós.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Santo André Apóstolo - santo do dia - 30.11.2023


    

    


Santo André Apóstolo


Biografia de Santo André Apóstolo:

Santo André, conhecido como o "Primeiro Chamado," foi um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo. Nascido em Betsaida, próximo ao Mar da Galileia, era irmão de Simão Pedro. Ambos eram pescadores de profissão antes de se tornarem pescadores de homens, atendendo ao chamado de Jesus.

André é mencionado frequentemente nos Evangelhos como alguém que desempenhou um papel ativo na vida de Cristo. Foi ele quem trouxe seu irmão Simão Pedro para conhecer Jesus, e em várias ocasiões, ele é mencionado como parte do grupo mais próximo dos discípulos.

Embora a Bíblia não forneça muitos detalhes sobre a vida de Santo André após a ascensão de Jesus, a tradição cristã narra que ele continuou a pregar o Evangelho após a morte de Cristo. A tradição também afirma que Santo André foi martirizado em Patras, na Grécia, crucificado em uma cruz em forma de X, conhecida como a Cruz de Santo André.

A devoção a Santo André se espalhou amplamente, e ele é reconhecido como o padroeiro da Escócia, Rússia e Grécia, entre outros lugares.

Oração a Santo André Apóstolo:

Ó Santo André, apóstolo fiel de Jesus Cristo, modelo de generosidade e coragem, escutai as nossas preces. Intercedei por nós junto ao Senhor, para que, seguindo o vosso exemplo, possamos responder prontamente ao chamado de Cristo em nossas vidas.

Santo André, vós que conduzistes vosso irmão Pedro a Jesus, ajudai-nos a conduzir outros ao encontro com o Salvador. Ensinai-nos a ser pescadores de almas, a lançar as redes da fé com confiança e amor.

Ó glorioso mártir, que aceitastes o martírio por amor a Cristo, dai-nos a coragem e a perseverança diante das adversidades. Que, como vós, possamos testemunhar a verdade do Evangelho em nossa vida cotidiana.

Santo André, olhai por todos nós, vossos devotos, e guiai-nos no caminho da santidade e do serviço aos irmãos. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia




domingo, 26 de novembro de 2023

São Saturnino de Toulouse - santo do dia - 29.11.2023


    




São Saturnino de Toulouse


Biografia de São Saturnino de Toulouse:

São Saturnino, também conhecido como Santo Sernin, foi um dos primeiros bispos de Toulouse, na França, e é venerado como um dos grandes santos da Igreja Católica. Sua vida é envolta em lendas, mas sua devoção e testemunho cristão tiveram um impacto duradouro.

Saturnino foi enviado como missionário para evangelizar a região de Tolosa, onde encontrou uma comunidade cristã florescente. Ele dedicou sua vida ao serviço do Evangelho, pregando com zelo e convertendo muitos ao cristianismo. A tradição narra que ele realizou milagres, incluindo curas e expulsões de demônios, que testemunharam a autenticidade de sua missão.

No entanto, sua obra missionária também enfrentou desafios, e Saturnino enfrentou perseguições por parte das autoridades romanas. A tradição mais notável é a de seu martírio durante o reinado do imperador Décio no início do século III. Diz-se que Saturnino foi arrastado pelas ruas de Toulouse e, eventualmente, martirizado.

O local de seu martírio tornou-se um centro de devoção, e uma basílica foi construída em sua honra em Toulouse, conhecida como a Basílica de São Saturnino. Seu culto cresceu ao longo dos séculos, e ele foi venerado como o padroeiro da cidade e da diocese de Toulouse.

Oração a São Saturnino de Toulouse:

Ó glorioso São Saturnino, valente apóstolo e mártir do Senhor, que dedicaste tua vida ao serviço do Evangelho em Toulouse, aceitando a cruz do martírio com coragem e fé inabalável, intercede por nós diante do trono divino.

Que possamos seguir o teu exemplo de devoção, perseverança e amor pela Palavra de Deus. Ajuda-nos a proclamar o Evangelho com fervor, assim como fizeste em tempos de desafio e perseguição.

Santo Saturnino, padroeiro de Toulouse, protege esta cidade e todos os que a habitam. Olha com ternura para os peregrinos e viajantes, assim como o fizeste durante tua vida terrena.

Que possamos, pela tua intercessão, crescer em fé, esperança e caridade. Amém.