sábado, 1 de fevereiro de 2025

São Brás - santo do dia - 03.02.2025

    





São Brás - imagem da inteernet


Biografia de São Brás

São Brás foi um bispo e mártir do século IV, venerado como padroeiro das doenças da garganta. Nascido na Armênia, destacou-se inicialmente como médico, cuidando tanto do corpo quanto da alma dos seus pacientes. Sua sabedoria e santidade levaram-no a ser eleito bispo de Sebaste, onde governou com zelo pastoral em meio às perseguições do Império Romano contra os cristãos.

Durante a perseguição de Licínio, São Brás retirou-se para uma caverna, onde viveu em oração e ascese. Relatos indicam que os animais selvagens vinham até ele para receber sua bênção. Descoberto e preso, foi torturado cruelmente, mas permaneceu inabalável na fé. Antes de seu martírio, milagrosamente curou uma criança que se sufocava com uma espinha de peixe, motivo pelo qual é invocado contra doenças da garganta. Finalmente, foi decapitado por ordem do governador Agrícola, por volta do ano 316. Sua devoção espalhou-se rapidamente pelo Oriente e pelo Ocidente, sendo lembrado especialmente no dia 3 de fevereiro, quando é realizada a bênção das gargantas.


Oração a São Brás

Ó santo mártir de luz imortal,
Que a fé guardaste na dor cruel,
Refúgio és para o mal corporal,
Farol celeste contra o tropel.

Das vozes roucas, sê a esperança,
Da dor sufocante, a libertação,
Guia-nos sempre na confiança,
Rumo ao eterno em plena ascensão.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Santa Catarina de Ricci - santo do dia - 02.02.2025

    





Santa Catarina de Ricci - imagem da internet


Biografia de Santa Catarina de Ricci

Santa Catarina de Ricci nasceu em 23 de abril de 1522, em Florença, Itália, com o nome de Alexandrina Caterina de Ricci. Filha de uma nobre família, foi educada com grande zelo para as virtudes cristãs, mas aos 14 anos, ela entrou para o convento das Monjas Dominicanas de Santa Maria das Flores, em Prato, com o desejo de consagrar sua vida a Deus. Após um tempo, assumiu o nome de Catarina e dedicou-se intensamente à oração, meditação e aos exercícios espirituais.

Catarina era uma mística profunda, caracterizada por suas visões espirituais e sua intensa união com Deus. Ao longo de sua vida, teve várias experiências místicas, incluindo êxtases e uma intensa vida de oração. Ela teve um papel importante na reforma do convento e era conhecida por sua orientação espiritual e dedicação ao apostolado. Santa Catarina também ficou famosa por sua experiência de estigmas, especialmente durante a Quaresma, e sua fervorosa devoção à paixão de Cristo.

Ela teve grande influência sobre a vida religiosa de sua época, sendo conselheira espiritual de muitos, inclusive de outros membros da Ordem Dominicana. Catarina morreu no dia 2 de fevereiro de 1590, aos 67 anos, e foi canonizada em 1746 pelo Papa Bento XIV. Sua festa litúrgica é celebrada no dia 2 de fevereiro.

Oração a Santa Catarina de Ricci

Santa Catarina, flor de oração,
Tu, que vives em total união,
Com Cristo, na luz e no silêncio,
Nos guias para a verdade e o mistério.

Que tua vida, de amor transbordante,
Nos inspire a seguir o Caminho constante,
E, como tu, no coração aberto,
Encontremos o divino mais perto.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Santa Veridiana - santo do dia - 01.02.2025

    





Santa Veridiana - imagem daa internet


Biografia de Santa Veridiana

Santa Veridiana nasceu por volta de 1182, na cidade de Castelfiorentino, na Toscana, Itália. Desde jovem, demonstrou grande inclinação à piedade e à caridade, distribuindo bens aos pobres e vivendo em profunda oração. Em uma peregrinação a Santiago de Compostela, sentiu o chamado para uma vida de maior recolhimento. Ao retornar, com a permissão de seu bispo, tornou-se reclusa em uma cela junto à igreja de São Antônio, onde permaneceu por 34 anos em contínua penitência e contemplação. Diz-se que, em sua cela, foi visitada por dois serpentes, que simbolizavam tentações e provações, mas permaneceu firme em sua fé. Recebeu a Eucaristia como sustento e orientação espiritual de São Francisco de Assis, com quem também teve contato. Santa Veridiana faleceu em 1º de fevereiro de 1242, sendo venerada como modelo de ascese e entrega total a Deus.


Oração a Santa Veridiana

Ó Veridiana, luz escondida,
No claustro eleito foste farol,
Na solidão, tua alma erguida,
Brilhou na Terra qual vivo sol.

Ensina-me a fé silenciosa,
Que vence o medo e a tentação,
Guia-me à paz harmoniosa,
No coração de Deus, minha união.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

São João Bosco - santo do dia - 31.01.2025

    





São João Bosco - imagem da internet


Biografia de São João Bosco

São João Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815, em Becchi, Itália, em uma família humilde de camponeses. Órfão de pai desde cedo, foi educado com firmeza e amor por sua mãe, Margarida, que lhe transmitiu a fé e os valores cristãos. Desde criança, demonstrava uma inteligência notável e uma grande sensibilidade para com os pobres.

Aos nove anos, teve um sonho profético, no qual viu jovens brigando e foi instruído por uma figura luminosa a conquistá-los com bondade e amor. Este sonho marcou sua vocação sacerdotal. Ordenado padre em 1841, dedicou-se à educação e evangelização da juventude, especialmente dos mais necessitados.

Para acolher e formar jovens em situação de risco, fundou o Oratório de São Francisco de Sales, onde combinava educação, trabalho e espiritualidade. Seu método, chamado de Sistema Preventivo, baseava-se no amor, razão e religião, cultivando a disciplina sem violência, mas com diálogo e confiança.

Em 1859, fundou a Congregação Salesiana, destinada à educação cristã da juventude, e, em 1872, junto com Santa Maria Domingas Mazzarello, fundou as Filhas de Maria Auxiliadora. Seu amor e devoção à Virgem Maria Auxiliadora foram pilares de sua missão.

Faleceu em 31 de janeiro de 1888, deixando um legado de amor à juventude e à Igreja. Foi canonizado em 1934 pelo Papa Pio XI e recebeu o título de "Pai e Mestre da Juventude".


Oração a São João Bosco

Ó santo mestre da fé e do amor,
Que guiaste os jovens com zelo e ardor,
Ensina-nos sempre a servir com alegria,
Firmes na graça de cada dia.

Guardião dos fracos, refúgio na dor,
Semeador da esperança em Cristo, Senhor,
Conduze-nos firmes ao Reino de Deus,
Onde resplandece a luz dos céus.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Santa Martinha - santo do dia - 30.01.2025

    





Santa Martinha - imagem da internet


Biografia de Santa Martinha

O pai de Martinha, um homem da nobreza romana, foi eleito três vezes cônsul de Roma. Muito rico e cristão, sua fortuna era vastíssima, e quando Martinha nasceu, no início do século III, o evento foi amplamente divulgado na corte e entre os cristãos, sendo logo batizada.

Crescendo nesse ambiente de notoriedade, Martinha se destacou por sua generosidade, alegria e profunda devoção ao amor de Jesus Cristo. Ao falecer seu pai, ela herdou duas riquezas: uma material, composta de valiosos bens, e outra espiritual, fruto da educação cristã que recebeu. Com a primeira, dividiu com os necessitados; com a segunda, dedicou-se humildemente ao serviço de Deus, como diácona em sua cidade natal.

Em 222, o imperador romano Alexandre Severo emitiu um decreto mandando prender os cristãos para julgamento e execução, caso fossem condenados. Ao ser chamada para julgamento, Martinha estava entre os acusados. Surpreendido por sua presença, o imperador tentou afastá-la, mas ela reafirmou sua fé e insistiu em compartilhar o destino de seus irmãos em Cristo. A partir desse momento, começaram a ocorrer milagres que culminaram com um grande terremoto.

Primeiro, Martinha foi açoitada, mas sua pureza e a força com que rezava comoveu seus carrascos, que não tiveram coragem de continuar a flagelação. O imperador, então, mandou que ela fosse lançada às feras, mas os leões não a atacaram. Em seguida, foi condenada à fogueira, mas as chamas não a queimaram. Finalmente, Martinha foi decapitada. No exato momento de sua execução, um grande tremor de terra sacudiu Roma.

A notícia do seu martírio e dos prodígios que aconteceram durante sua tortura espalhou-se rapidamente por todo o Império, levando a muitas conversões. No século IV, o Papa Honório mandou construir a famosa Igreja do Foro, em Roma, em sua honra, dando novo impulso ao seu culto durante os próximos quatrocentos anos. Após esse período, suas relíquias foram soterradas e a celebração de sua festa caiu em esquecimento.

Catorze séculos depois, no século XVII, o Papa Urbano VIII, profundamente envolvido na contrarreforma e na reconstrução das igrejas, reergueu a Igreja do Foro e reencontrou as relíquias de Santa Martinha. Proclamou-a padroeira dos romanos e, inspirado por seu exemplo de vida imaculada, caridade exemplar e coragem diante da morte, compôs hinos em sua homenagem..


Oração a Santa Martinha

Santa Martinha, de alma zelosa,
Em tuas mãos, a fé vigorosa,
Servindo Cristo com amor profundo,
Tua vida reflete o bem no mundo.

Ensina-nos, Santa, a hospedar,
Com o coração pronto a perdoar,
A servir com humildade e coração,
Vivendo a fé com pura dedicação.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

São Valério de Treviri - santo do dia - 29.01.2025

    





São Valério de Treviri - imagem da internet


Biografia de São Valério de Treviri

São Valério de Treviri foi um bispo cristão e mártir do século III, venerado principalmente na cidade de Treviri, que atualmente pertence à Alemanha. Ele foi um dos primeiros missionários da região e é lembrado pela sua coragem em difundir o cristianismo em uma época de grandes perseguições aos cristãos.

Valério é frequentemente associado a outros mártires da região, como São Maximiano e São Agrício. De acordo com a tradição, ele foi escolhido para servir como bispo de Treviri, uma das maiores cidades da Gália romana na época. Seu trabalho pastoral e missionário foi fundamental para o estabelecimento das bases cristãs na região.

Durante as perseguições do imperador Diocleciano, Valério foi preso e, após sofrer várias torturas, foi martirizado. Sua morte é considerada um testemunho de fé e resistência em tempos de adversidade.

Embora os detalhes de sua vida sejam um tanto escassos, São Valério de Treviri é celebrado como um exemplo de coragem cristã, e sua festa é comemorada em várias partes da Europa, especialmente em Treviri, onde ele é um dos santos padroeiros da cidade.


Oração a São Valério de Treviri

Ó São Valério, fiel servidor de Cristo,
Nos momentos de dor, és exemplo de fé.
Na perseguição, resististe com coragem,
Testemunho de amor, sem temor, até o fim.

Que tua força nos inspire na luta diária,
E teu martírio nos mostre o caminho da luz.
Intercede por nós, ó Santo de Treviri,
Para que nossa fé seja firme como a tua.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

domingo, 26 de janeiro de 2025

São Tomás D’Aquino - santo do dia - 28.01.2025

    





São Tomás D’Aquino - imagem da internet


Biografia de São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino nasceu em 1225, no castelo de Roccasecca, perto de Aquino, na Itália. Descendente de uma nobre família, desde jovem demonstrou inclinação para o estudo e a contemplação. Ingressou na Ordem dos Pregadores (Dominicanos) contra a vontade de sua família, que desejava que ele seguisse uma carreira eclesiástica mais prestigiosa. Foi discípulo de Santo Alberto Magno, que reconheceu sua grande inteligência e profunda espiritualidade.

Tomás dedicou sua vida ao estudo da teologia, filosofia e às questões fundamentais da fé cristã, tornando-se um dos maiores teólogos da história. Sua obra mais célebre, a Summa Theologiae, é um marco do pensamento cristão, onde buscou harmonizar a razão e a fé. Ele defendia que a fé não contradiz a razão, mas a eleva e a completa.

Homem de humildade singular e intensa vida de oração, Tomás também foi poeta e autor de belíssimos hinos litúrgicos, como o Tantum Ergo. Sua vida foi marcada pelo desejo de compreender e transmitir a verdade de Deus. Faleceu em 1274, enquanto viajava para participar do Concílio de Lyon. Foi canonizado em 1323 pelo Papa João XXII e declarado Doutor da Igreja em 1567. É o padroeiro das escolas católicas, teólogos e filósofos.


Oração a São Tomás de Aquino

Ó Tomás, santo de luz e saber,
Que em Deus buscaste a fonte do existir,
Faz-nos também a verdade acolher,
Razão e fé em união construir.

Teu pensamento nos guia a crescer,
No mistério divino, a alma expandir.
Ensina-nos o amor, o bem viver,
Na vontade do Pai sempre a persistir.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata