
Santa Madre Paulina
Biografia de Santa Madre Paulina
Santa Madre Paulina, nascida Amábile Lúcia Visintainer em 16 de dezembro de 1865, em Vigolo Vattaro, Trento, na Itália, foi uma pioneira da assistência social e religiosa no Brasil. Em 1875, emigrou com sua família para o Brasil, estabelecendo-se em Nova Trento, Santa Catarina.
Desde jovem, Amábile demonstrou uma profunda devoção e um desejo de servir os necessitados. Em 1890, junto com sua amiga Virginia Rosa Nicolodi, começou a cuidar de uma mulher com câncer em uma pequena cabana, dando início à obra que mais tarde se tornaria a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, a primeira congregação religiosa fundada no Brasil.
Em 1903, Amábile, agora Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, foi eleita Superiora Geral da Congregação e se mudou para São Paulo para expandir a obra. Apesar dos desafios e incompreensões, sua fé e determinação permitiram o crescimento e a consolidação da Congregação, que se dedicava ao cuidado dos doentes, órfãos e idosos.
Madre Paulina faleceu em 9 de julho de 1942, em São Paulo. Ela foi beatificada em 1991 e canonizada em 2002 por São João Paulo II. Hoje, é lembrada como uma santa que dedicou sua vida ao serviço dos mais necessitados, vivendo plenamente sua fé através do amor ao próximo.
Oração a Santa Madre Paulina
Santa Madre Paulina, exemplo de amor e dedicação,
Ensina-nos a servir com alegria e compaixão.
Ajuda-nos a encontrar força na fé,
E a caminhar com coragem em tempos de adversidade.
Intercede por nós para que possamos agir com caridade,
E acolher os necessitados com um coração aberto.
Que tua vida inspire nossas ações diárias,
E nos guie sempre na busca pelo bem comum.
Amém.