São Josafá Kuncewicz - imagem da internet
Biografia de São Josafá Kuncewicz
São Josafá Kuncewicz nasceu em 1580, em Volodymyr-Volynskyi, na atual Ucrânia, em uma família católica polonesa. Ele foi batizado com o nome de João, mas adotou o nome religioso de Josafá quando ingressou na vida monástica. Desde jovem, Josafá sentiu uma forte vocação religiosa e, aos 19 anos, entrou para o mosteiro da Ordem de São Basílio em Wilno (hoje Vilnius, na Lituânia). Ele se destacou pela sua santidade, espírito de oração e devoção à Igreja Católica, especialmente em tempos de grandes tensões entre as várias denominações cristãs da região.
Josafá foi ordenado sacerdote e, mais tarde, nomeado bispo de Polotsk, em Belarus, em 1617. Durante seu episcopado, trabalhou incansavelmente para unir os cristãos, promovendo a unidade entre os católicos da Igreja Greco-Católica e a Igreja Ortodoxa, defendendo o amor e a paz entre as diferentes facções religiosas.
Infelizmente, seu zelo pela unidade religiosa e sua defesa da fé católica o tornaram alvo de oposição violenta. Em 12 de novembro de 1623, foi martirizado por um grupo de fanáticos ortodoxos em Vitebsk, Belarus, durante um tumulto que se seguiu à sua tentativa de reconciliação das comunidades religiosas. Seu martírio simboliza a coragem de viver a fé até o fim, sem se curvar diante da perseguição.
São Josafá foi beatificado pelo Papa Pio IX em 1867 e canonizado pelo Papa Paulo VI em 1970, sendo o primeiro santo mártir da Igreja Greco-Católica. Seu legado perdura como exemplo de amor à unidade da Igreja e ao sofrimento por causa da fé.
Oração a São Josafá Kuncewicz
Ó São Josafá, valente mártir e sacerdote,
Que com coragem e amor à Igreja lutaste,
Na unidade da fé tua vida consagraste,
E pela verdade, até a morte, passaste.
Em meio à perseguição, tua alma brilhou,
Com o fogo divino que jamais se apagou,
Intercede por nós, em nossa luta sem fim,
Que possamos, como tu, ser fiéis a Deus assim.