sábado, 23 de dezembro de 2023

Natal de Jesus - santo do dia - 25.12.2023

    





Natal de Jesus



Biografia - Natal de Jesus:

O Natal de Jesus é o ponto culminante da história humana, o momento em que o divino se entrelaçou com o terreno na forma de um bebê humilde nascido em Belém, há mais de dois mil anos. De acordo com os relatos dos Evangelhos, Maria, uma jovem mulher de Nazaré, recebeu a visita do anjo Gabriel, anunciando que ela conceberia o Filho de Deus pelo Espírito Santo.

José, seu esposo, fiel e compassivo, aceitou Maria e seu papel fundamental nesse plano divino. A história do Natal é tecida com elementos de humildade, pois Maria deu à luz em um estábulo, cercada por animais, e o recém-nascido foi colocado em uma manjedoura.

O evento não passou despercebido. Pastores, simples e humildes, foram os primeiros a receber a notícia do nascimento, enquanto anjos proclamavam a boa nova. Magos, guiados por uma estrela, viajaram de longe para adorar o Rei recém-nascido, trazendo presentes simbólicos.

O Natal de Jesus é mais do que uma história antiga; é a encarnação do amor divino, a promessa cumprida, a luz que brilha nas trevas. Esse evento singular transformou o curso da história, oferecendo esperança, redenção e um caminho para a reconciliação com Deus.

Oração ao Natal de Jesus:

Divino Salvador, neste Natal, elevamos nossos corações a Ti em gratidão pelo dom inestimável da Tua presença entre nós. Recordamos a humildade da manjedoura, o calor da estrebaria e a luz que iluminou o mundo naquela noite sagrada.

Agradecemos pela graça que trouxeste ao nosso mundo, pela salvação que ofereceste a todos nós. Que este Natal não seja apenas uma celebração histórica, mas uma renovação da Tua presença em nossas vidas.

Enche-nos com o espírito de compaixão, humildade e amor que caracterizaram o Teu nascimento. Que possamos compartilhar essa mensagem de esperança com todos ao nosso redor, refletindo Tua luz em um mundo muitas vezes obscurecido pela escuridão.

Guia-nos no caminho da verdade, justiça e compaixão. Que o Natal não seja apenas um evento, mas uma jornada contínua de transformação e proximidade contigo. Aceitamos o presente da Tua presença em nossos corações e oramos para que Tua luz brilhe intensamente em nossas vidas. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Santa Paula Isabel Cerioli - santo do dia - 24.12.2023


    




Santa Paula Isabel Cerioli


Biografia de Santa Paula Isabel Cerioli:

Paola Elisabetta Cerioli, nasceu em Soncino (Cremona ‑ Itália), aos 28 de janeiro de 1816. Seus pais eram o nobre Francisco Cerioli e a Condessa Francisca Corniani, ricos fazendeiros, e ainda mais ricos pela vida cristã que testemunhavam na família e na sociedade.

Recém-nascida foi logo batizada, em casa, pois corria risco de vida: superada a fase crítica, o dia 2 de fevereiro se completou na Igreja o rito do Batismo.

Desde cedo teve que lidar com o sofrimento: aquele físico, pelo seu corpo frágil e não poucas vezes doente; aquele moral, vendo a miséria, na época muito presente entre as pessoas do campo, para as quais a mãe despertou cedo a atenção dela, com verdadeira sabedoria cristã.

Chegado o tempo da sua formação cultural e moral, como era costume na época para as famílias nobres, foi enviada no Mosteiro das Irmãs da Visitação em Alzano Maggiore (Bérgamo ‑ Itália), onde já tinha sido enviada a irmã e onde se encontrava a tia, irmã Giovanna.

Por quase cinco anos, a partir de 11 anos até 16, Constança ficou naquele colégio recebendo a formação prevista para as filhas da nobreza. Depois da volta para a casa, a vontade dos pais, na qual ela sempre reconheceu a vontade do Deus, a levou, com 19 anos, ao casamento com Gaetano Busecchi, de 58 anos, herdeiro dos Condes Tassis de Comonte de Seriate (Bérgamo ‑ Itália).

O não fácil casamento a viu uma esposa dócil e cuidadosa. Teve a alegria de gerar quatro filhos, dos quais porém três morreram recém nascidos; o outro, Carlos, morreu com 16 anos. Poucos meses depois morria também o marido, deixando Constança sozinha e herdeira de um grande património.

A perda do último filho e do marido foram para ela uma experiência dramática. Caiu num estado de grande aflição. Graças porém à ajuda de dois Bispos de Bérgamo, Mons. Luis Speranza e Mons. Alexandre Valsecchi, que a acompanharam espiritualmente, teve a força de se agarrar à fé. Se deparou com o mistério da Mãe das Dores e se abriu, através de uma profunda vida de fé e de caridade ativa, ao valor da maternidade espiritual, preparando-se desta forma para uma doação total de si a Deus no serviço dos pequenos e pobres.

Só poucos meses depois de ter ficado viúva abriu o seu palácio nobre para as meninas abandonadas do campo e em 1857, junto com seis companheiras, fundou o Instituto das Irmãs da Sagrada Família.

Tendo enfrentado não poucas dificuldades, no dia 4 de novembro de 1863, realizava a sua mais profunda inspiração, abrindo a primeira casa para a acolhida e a educação dos pobres filhos do campo, disponibilizando para isso a sua propriedade de Villacampagna (Cremona ‑ Itália): o primeiro e fiel colaborador era o irmão João Capponi, natural de Leffe (Bérgamo ‑ Itália).

Desta forma ela fundava os Institutos das Irmãs e dos Irmãos da Sagrada Família para o socorro material e a educação moral e religiosa da classe camponesa, na época a mais excluída e pobre.

Escolheu a Sagrada Família como modelo, ajuda e conforto, querendo que as suas comunidades aprendessem dela como ser famílias cristãs acolhedoras, unidas no amor atuante, na fraternidade serena, na fé forte simples e confiante.

Feliz por ter se tornado pobre com os pobres, aos 24 de dezembro de 1865 morreu deixando aos cuidados da Providência o Instituto feminino já bem começado e a semente recém jogada do Instituto masculino.

Benaventurada Paola Elisabetta viveu tempos difíceis – nos meados do século XIX – quando as regiões da Lombardia e do Veneto estavam sobe o domínio do Império da Áustria: tempos de fortes contrastes pelas consequências do liberalismo e do nacionalismo como herança da revolução francesa.

O perfil espiritual da Cerioli è marcado pela ação forte da Trindade que moldou a vida e o coração dela de maneira surpreendente. No centro de todo seu desejo e atividade tem sempre uma referência explícita a Deus Pai e ao seu Filho Jesus. Mas o desenvolvimento do seu testemunho espiritual foi marcado de maneira especial pela figura de Maria Mãe das Dores.

Este mistério de Maria, que manifesta uma união total e profunda com o mistério de Jesus que na sua vida terrena não exclui a tentação e a cruz, para a Cerioli não foi só objeto de contemplação exterior: durante o ano de 1854 se tornou verdadeira iluminação que vivificou o destino de sua vida e de sua obra: «Confessou que uma vez, considerando as dores de Maria Santíssima e imaginando um momento em que ela viu a morte do seu Divino Filho, sentiu um pressentimento tal e um tal aperto de coração, que angustiada se deixou cair sentada quase desmaiando. “Não sei — dizia depois — como eu posso ter sobrevivido, frágil e provada como estava”.

Foi assim que lentamente se sentiu levada a ter em si mesma aquelas atitudes e disposições que foram próprias de Maria e que o filho agonizante, de maneira profética, a convidava a assimilar: «Mãe não chores, Deus te dará outros filhos».

Destacou-se pela maternidade espiritual, a caridade concreta, a piedade, a absoluta confiança na Providência, o amor para a pobreza, a humildade e a simplicidade e pela admirável submissão aos Superiores (os Bispos seus orientadores espirituais). Valorizou a dignidade e o papel da mulher na família e na sociedade.

O que carateriza de maneira singular a ação apostólica da Beata é a constante referência ao modelo evangélico Jesus, visitado e vivido em várias formas contemplativas e no apostolado social, voltado de maneira especial para o socorro e a educação das crianças pobres do campo porque consideradas as mais abandonadas e as mais necessitadas. Criou colégios para órfãs e órfãos, abandonados e sem futuro; instituiu escolas, cursos de doutrina cristã, exercícios espirituais, recreações festivas e assistência às enfermas. Vencendo dificuldades e incompreensões de todo tipo, quis dar início a uma instituição religiosa constituída por homens e mulheres que, de alguma forma, imitassem o modelo evangélico do mistério de Nazaré constituído por Maria e José que acolhem Jesus para doá-lo ao mundo.

O propósito da Fundadora de mediar a paternidade-maternidade benéfica de Deus para os filhos abandonados dos pobres camponeses da sua época tem como referência fundamental a Santa Família de Jesus, Maria e José. E isso não como conseqüência de uma reflexão teológica sobre a Família de Nazaré por parte da Cerioli, mas da sua experiência prática pessoal.

A contemplação da Família de Nazaré sugere a ela a aceitação de um modelo de geração, de paternidade, de maternidade e também de filiação característicos só da fé, aberto para novos horizontes e a nos caminhos para criar condições sempre mais eficazes para a afirmação da paternidade-maternidade de Deus.

Este projeto vocacional levou Irmã Paola Elisabetta a aceitar com alegria a pobreza total da Santa Família:

«Eis-nos a Belém! Ó, feliz Belém! Aqui, Irmãs, entremos com respeito, nesta humilde gruta, morada do Homem-Deus. Não tenham medo: aqui todos tem livre acesso. Que bondade! Prostremo-nos em silêncio num canto deste lugar e olhemos com respeito estes três augustos Personagens do Céu, e com a luz daquele fulgurante esplendor que ilumina em cada parte a querida choupana, meditemos com atenção o que Eles dizem e fazem, o que aqui acontece… porque é a partir destes primeiros exemplos que as Irmãs da Sagrada Família devem formar o seu espírito. Pobreza, eis o que por primeiro cai sob o nosso olhar… Ó pobreza, quanto você é grande! Quanto você é honrada agora que foi escolhida como companheira por um Deus Menino!».

A pobreza vivida e ensinada por esta Benaventurada não é principalmente a pobreza de recursos materiais, e sim a renúncia a gerir os afetos de maneira pessoal para deixar a Deus a liberdade de doar o que a Ele agrada.

Madre Paula Isabel Cerioli foi beatificada pelo Papa Pio XII em 1950, durante o Ano Santo. Foi declarada santa pelo papa João Paulo II em 2004.

Oração a Santa Paula Isabel Cerioli:

Ó Santa Paula Isabel Cerioli, mulher de profunda fé e amor, modelo de maternidade espiritual e caridade concreta, olhai por nós que recorremos à vossa intercessão. Ensinai-nos a viver a pobreza do coração, a confiar na Providência divina e a imitar o vosso exemplo de humildade e simplicidade.

Santa Paula, que dedicastes vossa vida ao serviço dos pobres e abandonados, inspirai-nos a acolher com amor aqueles que mais necessitam. Que possamos aprender com vossa sabedoria cristã e viver a maternidade espiritual, irradiando a presença do amor de Deus em nossas vidas.

Padroeira das crianças e defensora dos desamparados, rogai por nós, para que, como vós, possamos ser instrumentos do amor divino neste mundo. Intercedei por nossas necessidades, especialmente pelas crianças desfavorecidas e pelos que sofrem, para que encontrem conforto e esperança em Deus.

Santa Paula Isabel Cerioli, rogai por nós, para que, seguindo o exemplo da Sagrada Família, possamos viver em comunhão fraterna e testemunhar a presença amorosa de Deus em nossa vida diária. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

São João Câncio - santo do dia - 23.12.2023


    




São João Câncio


Biografia de São João Câncio:

São João Câncio, também conhecido como São João da Kety, nasceu em 23 de junho de 1390 em Kęty, na Polônia. Destacou-se como professor de teologia e se tornou sacerdote, contribuindo significativamente para a educação e formação espiritual em sua região.

São João Câncio dedicou sua vida ao serviço pastoral, demonstrando uma profunda devoção à Eucaristia e ao Sacramento da Reconciliação. Sua piedade e sabedoria atraíram numerosos seguidores, e ele se tornou um modelo de caridade e humildade.

Além de suas atividades pastorais, São João Câncio foi um defensor da paz e da justiça social em tempos de conflitos e dificuldades. Sua generosidade para com os pobres e necessitados refletia seu compromisso com o ensinamento de Jesus sobre o amor ao próximo.

São João Câncio faleceu em 23 de dezembro de 1473 e foi canonizado pelo Papa Clemente XIII em 1767. Sua festa litúrgica é celebrada em 23 de dezembro.

Oração a São João Câncio:

Ó Deus, que inspiraste a vida de São João Câncio com profunda piedade e serviço aos necessitados, concedei-nos a graça de seguir seu exemplo de amor e generosidade. Que, imbuídos de sua caridade, possamos testemunhar o Evangelho em nossas vidas diárias. Por intercessão de São João Câncio, pedimos a Vossa bênção. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Santa Francisca Xavier Cabrini - santo do dia - 22.12.2023

    




Santa Francisca Xavier Cabrini



Biografia de Santa Francisca Xavier Cabrini:

Santa Francisca Xavier Cabrini (1850-1917) foi uma missionária italiana, fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus. Nascida em Sant'Angelo Lodigiano, Itália, em 15 de julho de 1850, ela foi a última de treze irmãos em uma família devota.

Desde jovem, Cabrini demonstrou uma profunda devoção e um amor extraordinário pelos menos favorecidos. Seu desejo de se tornar missionária foi inicialmente desencorajado, mas ela persistiu, fundando a Congregação das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus em 1880, dedicada a servir os pobres e os doentes.

A visão de Santa Cabrini a levou a realizar uma obra missionária notável, especialmente no campo da educação e da saúde. Ela recebeu o chamado de ir para os Estados Unidos para cuidar dos imigrantes italianos, e posteriormente estendeu sua missão para a América Latina. Durante sua vida, fundou diversas instituições, incluindo escolas, hospitais e orfanatos.

Santa Francisca Xavier Cabrini faleceu em Chicago, EUA, em 22 de dezembro de 1917. Ela foi canonizada em 1946, tornando-se a primeira cidadã dos Estados Unidos a ser canonizada.

Oração a Santa Francisca Xavier Cabrini:

Ó Santa Francisca Xavier Cabrini,
mulher de coragem e compaixão,
que dedicaste tua vida ao serviço dos pobres e dos necessitados,
intercede por nós diante do trono de Deus.

Tuas mãos estenderam-se para acolher os excluídos,
teu coração pulsava em sintonia com o amor de Cristo.
Que possamos seguir teu exemplo
de dedicação, serviço desinteressado e amor aos mais vulneráveis.

Santa Madre Cabrini, patrona dos imigrantes,
roga por aqueles que se sentem perdidos e deslocados,
guia-nos em nosso compromisso com a justiça e a caridade.

Que tua chama missionária
seja uma luz em nossos corações,
inspirando-nos a ser testemunhas do Evangelho
onde quer que Deus nos coloque.

Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


terça-feira, 19 de dezembro de 2023

São Pedro Canísio - santo do dia - 21.12.2023

      





São Pedro Canísio

Biografia de São Pedro Canísio:

São Pedro Canísio, nascido em 8 de maio de 1521, em Nijmegen, nos Países Baixos, foi um jesuíta, teólogo e escritor do século XVI. Ele desempenhou um papel significativo na Contrarreforma Católica, contribuindo para a restauração e fortalecimento da fé católica após a Reforma Protestante.

Pedro Canísio estudou em Colônia, Lovaina e Paris, destacando-se por sua profunda erudição e fervor espiritual. Em 1543, ele ingressou na Companhia de Jesus, a ordem fundada por Santo Inácio de Loyola. Como jesuíta, Canísio tornou-se um dos maiores pregadores da época, dedicando sua vida ao ensino, à pregação e ao diálogo com os protestantes.

São Pedro Canísio desempenhou um papel vital na elaboração e promoção do Catecismo de Canísio, uma obra fundamental para o ensino da fé católica durante a Contrarreforma. Ele viajou extensivamente pela Europa, enfrentando desafios e hostilidades para defender a fé católica e promover a reconciliação entre as comunidades cristãs.

Além de suas contribuições teológicas, Canísio também foi um prolífico escritor, produzindo obras em latim e alemão. Sua devoção à Virgem Maria e seu compromisso com a unidade da Igreja destacaram-se ao longo de sua vida.

São Pedro Canísio faleceu em 21 de dezembro de 1597 em Friburgo, na Suíça. Em 1925, foi canonizado pelo Papa Pio XI em reconhecimento à sua dedicação à fé, à educação e à unidade cristã.

Oração a São Pedro Canísio:

Ó Deus, que destes a São Pedro Canísio, vosso Confessor e Doutor, a graça de imbuir os corações de vosso povo com o ardor do Evangelho, dai-nos, por sua intercessão, experimentar a doçura de vosso amor e proclamar com convicção a verdade que liberta. Concedei-nos, Senhor, a graça de perseverar na fé, de promover a unidade entre os cristãos e de dedicar nossos talentos à construção do vosso Reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

São Zeferino - santo do dia - 20.12.2023

    





São Zeferino

Biografia de São Zeferino:

São Zeferino foi o 14º Papa da Igreja Católica, servindo de 199 a 217 d.C. Nascido em Roma, sua vida foi marcada pelo zelo pastoral e pelo enfrentamento das controvérsias teológicas de sua época. Ele é especialmente lembrado por sua contribuição para o desenvolvimento da liturgia cristã e a organização da comunidade eclesiástica.

Durante seu pontificado, São Zeferino desempenhou um papel significativo na defesa da ortodoxia e na promoção da unidade entre os cristãos. Enfrentando desafios teológicos, ele buscou preservar a verdade da fé transmitida pelos apóstolos.

São Zeferino faleceu em 20 de dezembro de 217 e foi sepultado nas Catacumbas de São Calisto, em Roma. Sua vida e legado continuam a inspirar os fiéis a buscarem a verdade, a unidade e a santidade na caminhada cristã.

Oração a São Zeferino:

Ó Deus, que destes a São Zeferino, vosso servo fiel, a graça de liderar a Igreja com sabedoria e coragem, concedei-nos a humildade para aceitar vossos desígnios e a força para testemunhar a verdade do Evangelho em nosso tempo. Por intercessão de São Zeferino, guiai-nos no caminho da fé e da santidade. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


domingo, 17 de dezembro de 2023

Bem-aventurado Urbano V - santo do dia - 19.12.2023

    





Bem-aventurado Urbano V


Biografia de Bem-aventurado Urbano V:

Bem-aventurado Urbano V, cujo nome de batismo era Guillaume de Grimoard, nasceu em 1310 em Grizac, França. Ingressou na Ordem Beneditina e, ao longo de sua vida, destacou-se por sua erudição e piedade.

Urbano V foi eleito Papa em 1362, tornando-se o 200º sucessor de São Pedro. Durante seu pontificado, enfrentou desafios significativos, incluindo a Peste Negra e tensões políticas. Apesar das dificuldades, buscou reformas na Igreja e promoveu a paz entre nações.

Destacou-se também por seu patrocínio às artes e à cultura. Em 1367, transferiu a sede papal de Avinhão de volta para Roma, uma decisão significativa.

Bem-aventurado Urbano V faleceu em 19 de dezembro de 1370, sendo lembrado como um líder sábio e dedicado à Igreja e ao bem-estar do povo.

Oração a Bem-aventurado Urbano V:

Ó Deus, que na vida do Bem-aventurado Urbano V nos destes um exemplo de sabedoria, coragem e dedicação ao serviço da Igreja, concedei-nos a graça de seguir seu exemplo de amor e compromisso. Por sua intercessão, pedimos a vossa bênção sobre a Igreja e sobre todos aqueles que buscam a verdade e a justiça. Que sua memória nos inspire a viver uma vida de fé, esperança e caridade. Bem-aventurado Urbano V, rogai por nós. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia