sábado, 24 de fevereiro de 2024

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores - santo do dia - 27.02.2024

    





São Gabriel de Nossa Senhora das Dores



Biografia de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores:

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, também conhecido como Gabriel Possenti, nasceu em 1 de março de 1838, na cidade de Assis, na Itália. Ele foi o décimo primeiro de treze filhos de uma família profundamente católica.

Desde jovem, Gabriel demonstrou uma devoção excepcional à Virgem Maria e uma profunda vida de oração. Aos 18 anos, após uma visão da Paixão de Cristo, ele decidiu entrar na vida religiosa e ingressou na Congregação dos Passionistas, adotando o nome de Gabriel de Nossa Senhora das Dores.

Gabriel era conhecido por sua intensa vida de penitência e sacrifício, seu amor pelas almas e sua devoção ao mistério da Paixão de Cristo. Ele se destacou por sua humildade, obediência e caridade para com os mais necessitados. Durante sua vida religiosa, Gabriel contraiu tuberculose e sofreu muito, oferecendo suas dores em união com as de Cristo.

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores faleceu no dia 27 de fevereiro de 1862, com apenas 23 anos de idade. Ele foi canonizado pelo Papa Bento XV em 1920 e é venerado como o padroeiro dos jovens, dos estudantes e dos padres estudantes.

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores nos ensina a importância da devoção à Paixão de Cristo, da humildade e da entrega total a Deus. Sua vida exemplar continua a inspirar inúmeras pessoas a buscar uma vida de santidade e serviço aos outros.

Oração a São Gabriel de Nossa Senhora das Dores:

Ó São Gabriel de Nossa Senhora das Dores,
Padroeiro dos jovens e dos estudantes,
Tu que viveste uma vida de profunda devoção à Paixão de Cristo,
Intercede por nós diante do trono de Deus.

Que possamos seguir teu exemplo de humildade, amor e sacrifício,
Estar sempre prontos a fazer a vontade de Deus em nossas vidas.
Que, como tu, possamos oferecer nossas dores e sofrimentos
Em união com a Paixão redentora de nosso Senhor Jesus Cristo.

São Gabriel, rogai por nós, para que, como tu,
Possamos crescer em santidade e na busca pela verdadeira felicidade em Deus.
Que nossa vida seja um testemunho vivo do amor de Cristo
E que possamos alcançar a glória eterna no céu.

Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Santo Alexandre do Egito -santo do dia -26.02.2024


    




Santo Alexandre do Egito

Biografia de Santo Alexandre do Egito:

Santo Alexandre do Egito, também conhecido como Alexandre o Jovem ou Alexandre de Jerusalém, foi um cristão do século IV, nascido em torno do ano 250 d.C. Ele é celebrado como um dos primeiros eremitas ou monges cristãos.

Alexandre nasceu em uma família cristã abastada no Egito, mas após a morte dos pais, ele distribuiu sua herança aos pobres e se retirou para o deserto da Tebaida, buscando uma vida de oração, penitência e contemplação. Viveu uma existência ascética, dedicando-se à oração, à meditação e ao trabalho manual.

Sua reputação de santidade atraiu muitos seguidores, que se juntaram a ele em sua busca espiritual. Ele foi um dos pioneiros do movimento monástico no Egito e na região do Oriente Médio, influenciando outros como São Pacômio e Santo Antônio, o Grande.

Alexandre passou a maior parte de sua vida no deserto, resistindo às tentações e buscando uma união mais profunda com Deus. Ele foi conhecido por seus conselhos sábios e sua vida de virtude, tornando-se uma figura venerada entre os monges do deserto.

Santo Alexandre do Egito faleceu por volta do ano 328 d.C., deixando um legado de santidade e inspirando gerações futuras de monges e cristãos a buscar uma vida de renúncia e serviço a Deus.

Oração a Santo Alexandre do Egito:

Ó Deus, que inspiraste Santo Alexandre do Egito a abandonar as riquezas deste mundo em busca da verdadeira riqueza do Reino dos Céus, conceda-nos, por sua intercessão, a graça de renunciar a tudo o que nos afasta de Ti e seguir fielmente os caminhos da santidade. Que possamos encontrar em sua vida um exemplo de entrega e amor a Ti. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Santa Valburga - santo do dia - 25.02.2024

    





Santa Valburga

Biografia de Santa Valburga:

Santa Valburga, também conhecida como Valburga de Heidenheim, nasceu em Devonshire, Inglaterra, por volta do ano 710. Ela veio de uma família de nobres e cristãos fervorosos, sendo a irmã mais nova de São Vilibaldo e de Santa Valtrude. Desde jovem, Valburga demonstrou uma devoção intensa à sua fé e um profundo desejo de seguir os ensinamentos de Cristo.

Aos 11 anos de idade, Valburga foi enviada ao Mosteiro de Wimborne, onde recebeu uma educação religiosa e se dedicou ao serviço a Deus. Sua vida monástica foi marcada por uma fervorosa vida de oração, estudo das Sagradas Escrituras e obras de caridade para com os mais necessitados.

Após a morte de seus irmãos, Valburga seguiu o exemplo deles e decidiu dedicar-se à propagação da fé cristã. Em companhia de sua tia, Santa Lioba, e de outros missionários, Valburga partiu para a Alemanha, onde desempenhou um papel fundamental na evangelização das terras germânicas.

Valburga se estabeleceu na região da Francônia, onde fundou vários mosteiros e conventos, incluindo o famoso Mosteiro de Heidenheim. Ela dedicou sua vida ao serviço de Deus e ao cuidado espiritual das pessoas, especialmente das mulheres, que encontravam em seus mosteiros um refúgio de paz e uma fonte de orientação espiritual.

Além de seu trabalho missionário, Santa Valburga também era conhecida por sua habilidade em curar os doentes e libertar os possuídos, sendo considerada uma grande intercessora junto a Deus.

Valburga faleceu em Heidenheim, no dia 25 de fevereiro de 779, e foi sepultada na igreja do mosteiro que ela mesma fundara. Sua memória é celebrada pela Igreja Católica no dia de sua morte, sendo venerada como santa e modelo de santidade para todos os fiéis.

Oração a Santa Valburga:

Ó Deus Todo-Poderoso, que destes a Santa Valburga a graça de dedicar sua vida ao serviço do Evangelho e à propagação da fé cristã nas terras germânicas, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de vivermos uma vida de profunda devoção a Ti e de serviço aos nossos irmãos e irmãs. Que, seguindo o exemplo de Santa Valburga, possamos sempre buscar a tua vontade e amar o próximo como a nós mesmos. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

São Sérgio - santo do dia - 24.02.2024


    




São Sérgio


Biografia de São Sérgio:


São Sérgio, conhecido como Sérgio de Radonej, foi um monge e eremita russo ortodoxo, nascido em 1314 na cidade de Rostov, na Rússia. Ele é venerado como um dos santos mais importantes da Igreja Ortodoxa Russa e é considerado um dos fundadores do monasticismo russo.

Desde jovem, Sérgio mostrou uma inclinação para a vida monástica e, aos 20 anos de idade, ingressou no Mosteiro da Trindade, perto de sua cidade natal. Lá, dedicou-se à oração, ao estudo das Escrituras e à vida de ascetismo.

Após algum tempo, Sérgio sentiu o chamado para uma vida eremítica mais solitária e retirou-se para a floresta de Radonej, onde viveu como eremita por muitos anos. Sua fama de santidade e sabedoria logo se espalhou, e outros monges e discípulos se juntaram a ele, formando assim a comunidade monástica de Radonej.

Sérgio era conhecido por sua humildade, caridade e vida de oração intensa. Ele exerceu uma grande influência espiritual em seus seguidores e em todo o povo russo, sendo considerado um conselheiro espiritual e um exemplo de vida ascética.

São Sérgio faleceu em 1392, aos 78 anos de idade, mas sua memória e legado continuaram vivos na Igreja Ortodoxa Russa. Ele foi canonizado como santo e sua festa é celebrada em 25 de setembro.

Oração a São Sérgio:

Ó glorioso São Sérgio, eremita e monge, que dedicaste tua vida à oração e à busca da santidade na solidão da floresta de Radonej, rogai por nós diante do trono de Deus.

Que possamos seguir teu exemplo de humildade, caridade e entrega total a Deus, encontrando na oração a força para vencer as tentações e perseverar no caminho da virtude.

Intercede por nós, ó santo servo de Deus, para que possamos encontrar a paz e a serenidade que provêm da comunhão com o Altíssimo, e para que, assim como tu, possamos nos tornar instrumentos de Sua graça e amor neste mundo.

São Sérgio, rogai por nós. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

São Policarpo de Esmirna - santo do dia - 23.02.2023


    




São Policarpo de Esmirna



Biografia de São Policarpo de Esmirna:

São Policarpo de Esmirna foi um dos primeiros líderes cristãos, conhecido por sua devoção, coragem e firmeza na fé. Ele nasceu por volta do ano 69 d.C., em Esmirna, na Ásia Menor (atual Turquia), e é considerado um dos Padres Apostólicos, tendo sido discípulo do apóstolo João.

Policarpo foi nomeado bispo de Esmirna e se tornou uma figura proeminente na Igreja primitiva. Ele foi um defensor da ortodoxia cristã contra heresias emergentes e um líder compassivo que cuidava das necessidades espirituais e materiais de sua comunidade.

Durante o governo do imperador Antonino Pio, em 155 d.C., uma perseguição aos cristãos foi desencadeada em Esmirna. Policarpo, já idoso, recusou-se a renunciar à sua fé em Cristo. Ele foi preso, torturado e levado ao martírio. Segundo relatos históricos, Policarpo foi queimado vivo na fogueira, mas antes de morrer, ele declarou: "Oitenta e seis anos servi a Cristo, e Ele nunca me fez mal. Como poderia blasfemar contra o meu Rei e Salvador?"

A vida e o martírio de São Policarpo inspiraram gerações de cristãos ao longo dos séculos, sendo venerado como um exemplo de fidelidade e coragem diante da perseguição.

Oração a São Policarpo de Esmirna:

Ó Deus, que destes a São Policarpo de Esmirna a graça de perseverar na fé até o martírio, concedei-nos, por sua intercessão, a perseverança na verdade e na caridade, para que possamos resistir a todas as tentações e seguir fielmente os ensinamentos de vosso Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Cátedra de São Pedro - santo do dia - 22.02.2024

    





Cátedra de São Pedro


Biografia da Cátedra de São Pedro:

A Cátedra de São Pedro é um símbolo de autoridade e liderança na Igreja Católica Apostólica Romana. A palavra "cátedra" vem do latim "cathedra", que significa "cadeira" ou "assento". No contexto da fé católica, a Cátedra de São Pedro refere-se à cadeira episcopal atribuída a São Pedro, o apóstolo escolhido por Jesus Cristo como o fundamento da Igreja.

De acordo com a tradição católica, São Pedro foi o primeiro bispo de Roma e, como tal, ocupou uma posição de liderança entre os apóstolos. Sua autoridade e primazia foram confirmadas por Jesus, que lhe deu as chaves do Reino dos Céus e declarou que ele seria a rocha sobre a qual ele construiria sua igreja.

Após o martírio de São Pedro, sua sucessão na cátedra de Roma foi considerada um elemento essencial na continuidade da liderança da Igreja. Os bispos de Roma, os Papas, são considerados os sucessores de São Pedro e ocupam a Cátedra de São Pedro como símbolo de sua autoridade suprema na Igreja Católica.

A Cátedra de São Pedro é venerada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde uma relíquia que supostamente contém a cadeira de São Pedro está exposta para adoração dos fiéis. A festa litúrgica da Cátedra de São Pedro é celebrada em 22 de fevereiro, em memória da data em que a Cátedra foi pela primeira vez mencionada nos registros históricos.

Oração à Cátedra de São Pedro:

Ó Deus, que estabelecestes São Pedro como pastor supremo de vossa Igreja, concedei-nos, pela intercessão da Cátedra de São Pedro, que possamos permanecer firmes na fé, unidos ao sucessor de Pedro, e fortalecidos em nossa missão de testemunhar o Evangelho a todos os povos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia