quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Nossa Senhora das Mercês - santo do dia - 24.09.2023

    








Nossa Senhora das Mercês

Nossa Senhora das Mercês, também conhecida como Nossa Senhora da Misericórdia, é uma das muitas invocações marianas presentes na tradição católica. Sua devoção tem raízes antigas e uma história rica. Embora não exista uma biografia no sentido tradicional, posso fornecer informações sobre a origem e a devoção associadas a Nossa Senhora das Mercês:

Origem da Devoção:
A devoção a Nossa Senhora das Mercês teve início no século XIII, na Espanha, em Barcelona, quando São Pedro Nolasco e seus companheiros fundaram a Ordem dos Mercedários (ou Ordem de Nossa Senhora das Mercês para a Redenção dos Cativos) em 1218. São Pedro Nolasco teve uma visão da Virgem Maria, que o inspirou a criar uma ordem religiosa dedicada a resgatar cristãos que haviam sido capturados pelos mouros e estavam em cativeiro.

Missão da Ordem:
Os mercedários tinham a missão específica de resgatar os cativos cristãos, muitos dos quais eram prisioneiros de guerra. Eles trabalhavam incansavelmente para arrecadar fundos, negociar resgates e trocas de prisioneiros, e oferecer-se como reféns em troca da liberdade dos outros. A Virgem Maria, venerada sob o título de Nossa Senhora das Mercês, era a padroeira e protetora dessa nobre causa.

Devoção Mariana:
Nossa Senhora das Mercês é venerada como a Mãe da Misericórdia e a protetora dos cativos e oprimidos. Ela é frequentemente representada carregando uma cruz ou cetro em uma mão e segurando uma cadeia quebrada na outra, simbolizando a libertação dos cativos. Os devotos buscam sua intercessão para a obtenção de misericórdia, proteção e libertação espiritual.

Festividades e Celebrações:
A festa litúrgica de Nossa Senhora das Mercês é celebrada em 24 de setembro, com várias igrejas e comunidades católicas ao redor do mundo participando de celebrações e procissões em honra a esta invocação mariana.

A devoção a Nossa Senhora das Mercês é uma lembrança poderosa da importância da misericórdia, do resgate dos cativos, da solidariedade e do cuidado pelos oprimidos. Ela continua a inspirar pessoas em todo o mundo a buscar a misericórdia de Deus e a agir em prol da libertação espiritual e física daqueles que estão em situações de sofrimento e opressão.


ORAÇÃO

Ó Nossa Senhora das Mercês,
Mãe da Misericórdia e Protetora dos cativos,
nós nos voltamos para ti com humildade e confiança.
Tu, que és a Mãe de Deus e a nossa Mãe amorosa,
olha para nós com compaixão e bondade.

Intercede por nós junto ao teu Filho Jesus,
que é a fonte de toda misericórdia.
Roga por aqueles que estão em cativeiro,
sejam eles cativos da mente, do corpo ou do espírito.
Que tua intercessão os liberte e os guie para a luz da liberdade e da graça.

Nossa Senhora das Mercês, quebradora das correntes,
ajuda-nos a romper as amarras do pecado e do egoísmo,
e concede-nos a graça de viver em liberdade
como filhos e filhas amados de Deus.

Que tua misericórdia nos envolva e nos proteja
em todos os momentos de nossa vida.
Amém.

Nossa Senhora das Mercês, rogai por nós, libertai-nos e guiai-nos pelo caminho da misericórdia e do amor de Deus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário