Antônio, que antes se chamava Antipas, nasceu na Ucrânia no
ano de 983. Percierskij, na realidade, não é o seu sobrenome, mas sim um
apelido e tem um significado: "da gruta". Trata-se de uma referência
à cela, escavada por ele mesmo, no vale de Dnjepr, próximo a Kiev, que deu
origem à vida monástica russa.
Antônio "da gruta", desde a adolescência, sempre
buscou a solidão das cavernas, típicas de sua região, para suas orações contemplativas.
Depois viveu, até os quarenta e cinco anos de idade, peregrinando solitário
pelos inúmeros mosteiros do monte Athos, na Grécia. Os registros indicam que
ele permaneceu alguns anos no mosteiro de Esphigmenon, quando decidiu continuar
a vida de penitência e oração na sua pátria. Foi assim que escavou a primeira
gruta em Kiev.
Logo surgiram muitos seguidores, e curiosos, que se sentiam
atraídos pelos ensinamentos e pela fama de santidade daquele homem de oração e
penitência. Todos queriam aprender com o monge sábio e justo, que nunca se
mostrava irritado. Era um homem manso e silencioso, pleno de misericórdia com
todos. Essa sua personalidade foi muito bem retratada pelo fiel discípulo
Nestor, ao escrever "Histórias dos tempos passados".
Contudo Antônio insistia em viver solitário, enquanto os
seus seguidores formavam uma comunidade. Com sua permissão, foram construindo
várias celas pela região e, depois, uma primeira igreja. Assim, em 1051, surgiu
o "Mosteiro das Grutas", cuja arquitetura foi projetada integrando as
grutas escavadas por esses monges primitivos.
Esse mosteiro se tornou um dos centros religiosos mais
importantes de toda a Rússia. A sua comunidade se tornou famosa pela caridade,
instrução, prestígio cultural e pelo esplendor da liturgia ortodoxa cristã.
Além das belas igrejas que iam surgindo, consideradas verdadeiras obras de arte
da arquitetura eslava. Antônio não desejava dirigir todo esse movimento, mas
tinha noção exata do que ocorria. Por isso manteve-se como o exemplo da comunidade
e a direção ele confiou ao seu discípulo Teodósio, que sedimentou e estabeleceu
as regras da vida monástica.
Por perseguição política, Antônio foi obrigado a abandonar
Kiev em 1055. Foi refugiar-se próximo a Cernigov, onde criou um outro mosteiro,
conservando a regras de vida do anterior, imprimindo a sua marca pelo exemplo
na oração, penitência e caridade. Mas no mosteiro de Kiev, haviam permanecido
alguns religiosos, guiados pelo discípulo Teodósio, que é considerado
co-fundador do mosteiro. Por isso Antônio conseguiu retornar clandestinamente e
lá permaneceu recluso até a sua morte, no dia 10 de julho de 1073.
Do Mosteiro da Gruta de Kiev original restou uma parte não
muito grande, pois nos anos de 1299 e 1316 foi quase destruído pelas invasões
dos tártaros. Em1926, foi fechado pelo regime comunista. Só em 1988 ele foi
reaberto definitivamente. Hoje, ele faz parte do patrimônio da humanidade, como
um monumento tombado e conservado pela Unesco.
Fonte Paulinas
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