
São Martinho de Lima
Biografia de São Martinho de Lima:
São Martinho de Lima nasceu em 9 de dezembro de 1579, na cidade de Lima, no atual Peru. Ele era filho de um nobre espanhol e de uma escrava negra liberta, o que o colocou em uma posição social desafiadora na sociedade colonial da época. Martinho cresceu em meio à discriminação racial, mas sua fé e devoção o inspiraram a superar essas adversidades.
Desde muito jovem, Martinho demonstrou uma profunda espiritualidade e uma vocação para o serviço aos pobres e doentes. Ele ingressou no convento dominicano de São João, em Lima, onde se dedicou a uma vida de oração, penitência e serviço humilde. Sua humildade e caridade eram notáveis, e ele logo se tornou conhecido por sua capacidade de curar os enfermos.
São Martinho de Lima era conhecido por seu amor incondicional aos mais marginalizados e sua dedicação em cuidar dos doentes, pobres e escravos africanos trazidos para o Peru. Ele também foi um defensor da justiça social, buscando o tratamento igualitário de todos, independentemente de sua raça ou posição social.
Ele morreu em 3 de novembro de 1639 e foi canonizado pelo Papa João XXIII em 1962, sendo proclamado o primeiro santo negro das Américas. São Martinho de Lima é considerado o padroeiro dos servos, barbeiros, cabeleireiros, e de todas as pessoas que buscam a justiça social e a igualdade.
Oração a São Martinho de Lima:
Ó Deus, que inspirastes São Martinho de Lima a amar-Vos na humildade e a servir-Vos nos mais pobres, concedei-nos, por sua intercessão, que, superando todo orgulho e estima própria, sirvamos os nossos irmãos e irmãs com amor sincero. São Martinho de Lima, rogai por nós, para que possamos imitar a sua caridade e sermos instrumentos da Vossa paz e amor neste mundo. Amém.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário