sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

São João da Mata - santo do dia - 17.12.2023

    





São João da Mata


Biografia de São João da Mata:

São João da Mata, nascido em 23 de junho de 1160, na região de Lião, França, foi um homem profundamente dedicado à vida religiosa e à caridade. Ele sentiu um chamado especial para servir os prisioneiros e cativos, um ministério que o levou a uma vida de notável santidade.

No início da sua jornada espiritual, São João da Mata tornou-se sacerdote, mas seu coração inquieto o levou a buscar uma forma mais radical de viver o Evangelho. Juntamente com Félix de Valois, fundou a Ordem da Santíssima Trindade e da Redenção dos Cativos, em 1198, com o propósito de resgatar os cristãos capturados pelos muçulmanos durante as Cruzadas.

A vida de São João da Mata foi marcada por uma profunda compaixão pelos mais necessitados. Ele sacrificou a sua própria liberdade em troca da liberdade de outros, estabelecendo assim um exemplo vivo do amor sacrificial de Cristo. Sua devoção à Trindade e seu zelo pela liberdade dos cativos o destacaram como um verdadeiro instrumento da misericórdia divina.

São João da Mata partiu para a vida eterna em 17 de dezembro de 1213, deixando um legado duradouro de serviço, caridade e fé.

Oração a São João da Mata:

Ó Deus, que inspiraste São João da Mata a dedicar sua vida à redenção dos cativos e à promoção da liberdade espiritual, conceda-nos a graça de imitar seu exemplo de amor incondicional. Que, através da intercessão de São João da Mata, possamos encontrar liberdade em Cristo e estender a mão ao próximo com generosidade e compaixão. Pedimos isso pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

São João da Mata, rogai por nós.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


Nenhum comentário:

Postar um comentário