São Martinho de Tours - imagem da internet
Biografia de São Martinho de Tours
São Martinho de Tours nasceu em 316 na Panônia, região que corresponde à atual Hungria, e foi criado em uma família pagã. Desde jovem, Martinho foi atraído pelo cristianismo, mesmo sendo obrigado a seguir a carreira militar pelo seu pai, um oficial do exército romano. Em sua vida como soldado, é famoso o episódio em que, ao encontrar um mendigo tremendo de frio, Martinho dividiu sua capa ao meio e entregou uma parte ao homem para aquecê-lo. Naquela noite, teve uma visão de Cristo vestindo a mesma metade da capa, o que marcou sua conversão definitiva e compromisso com o cristianismo.
Após esse evento, Martinho decidiu abandonar o exército, buscando viver uma vida de simplicidade e oração. Foi batizado e se tornou discípulo de Santo Hilário de Poitiers. Com o tempo, fundou um mosteiro em Ligugé, na Gália (França), que se tornou um dos primeiros mosteiros do Ocidente. Sua fama de santidade e de milagreiro atraiu muitas pessoas, o que o levou a ser eleito, contra sua vontade, bispo de Tours em 371.
Como bispo, Martinho continuou sua vida de humildade, dedicando-se à evangelização das áreas rurais da França e ao combate ao paganismo. Era conhecido por sua bondade e zelo apostólico, cuidando dos pobres, curando enfermos e buscando a paz entre os homens. São Martinho de Tours faleceu em 397, sendo um dos primeiros santos a não morrer mártir. Sua vida de generosidade e amor aos necessitados fez dele um dos santos mais venerados na França e em toda a Igreja Católica.
Oração a São Martinho de Tours
Ó São Martinho, exemplo de amor,
que aos pobres deste abrigo e calor,
em tua capa dividiste o bem,
lembrança eterna do Cristo, o Amém.
Bispo e pastor dos humildes corações,
acolhe-nos em tuas intercessões.
Guia-nos na fé, no zelo e na paz,
onde a caridade todo temor desfaz.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário