
São Justino - imagem da internet
Biografia de São Justino
Filósofo da Verdade Eterna, São Justino nasceu em Samaria no início do século II. Buscando com ardor o sentido da existência, percorreu as trilhas do estoicismo, do platonismo e de outras escolas, até que, contemplando a coerência do Logos Encarnado, reconheceu em Cristo a Sabedoria viva que a razão intuitivamente desejava. Em sua conversão, não abandonou a filosofia, mas a transfigurou: viu nela a estrada que prepara o espírito para o encontro com a Luz.
Justino foi um mediador entre o mundo antigo e o novo mundo do Espírito. Em seu coração, fé e razão não eram rivais, mas aliadas na grande peregrinação da alma à Verdade. Viu no mártir não um derrotado, mas aquele que alcança a plenitude do ser ao unir-se ao Verbo crucificado. Morreu mártir em Roma, por confessar com liberdade e lucidez aquele que é o verdadeiro Sentido de todas as coisas.
Oração a São Justino
São Justino, arauto do Logos brilhante,
Que à Razão uniste o amor fulgurante,
Faz da busca um altar onde a alma se eleva,
Mostra o caminho que à Verdade enleva.
No silêncio ardente do ser que se dá,
Conduze-nos à Luz que nunca cessará.
Reflexão sobre a oração:
Esta oração, em versos breves, é um ato de reconhecimento da alma por aquele que viu no pensamento um trampolim para o eterno. Ela celebra o casamento entre o rigor racional e o ímpeto do espírito, pois São Justino nos ensina que pensar é amar, e amar é conhecer com inteireza. Sua vida é convite à liberdade interior, onde cada conceito é um degrau na escada da ascensão. Ao invocá-lo, pedimos não certezas estéreis, mas a coragem de buscar com humildade, abrir o coração ao invisível e deixar que a Verdade nos torne plenamente vivos.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário