quinta-feira, 18 de abril de 2024

Santo Anselmo - santo do dia - 21.04.20244

    





Santo Anselmo


Biografia de Santo Anselmo:

Santo Anselmo de Cantuária foi um influente teólogo, filósofo e arcebispo do século XI. Ele nasceu em 1033 em Aosta, no norte da Itália, e desde cedo mostrou grande habilidade intelectual. Após estudar na França, entrou para o mosteiro de Bec, onde se tornou discípulo do abade Lanfranco.

Sua reputação como estudioso e pensador logo cresceu, e em 1093, foi nomeado arcebispo de Cantuária, na Inglaterra. Como arcebispo, enfrentou desafios políticos e eclesiásticos, defendendo a independência da Igreja em relação ao poder secular.

Além de sua atuação como líder da Igreja, Santo Anselmo é mais conhecido por suas contribuições teológicas e filosóficas. Ele é considerado o pai da escolástica, um método de investigação teológica que utiliza a razão para compreender e explicar a fé cristã. Suas obras mais famosas incluem o "Proslogion", onde apresenta o famoso argumento ontológico para a existência de Deus, e o "Cur Deus Homo", onde explora a necessidade da encarnação de Cristo para a salvação da humanidade.

Santo Anselmo faleceu em 21 de abril de 1109, deixando um legado duradouro no pensamento teológico e filosófico da Idade Média e além. Ele foi canonizado pela Igreja Católica em 1494 e é celebrado como um doutor da Igreja.

Oração a Santo Anselmo:

Ó Deus, que inspirastes Santo Anselmo a buscar-vos acima de tudo e a empregar sua mente brilhante em serviço à verdade da fé, concedei-nos, por sua intercessão, compreender os mistérios da vida eterna e viver segundo a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia



Nenhum comentário:

Postar um comentário