São João de Deus
**Biografia de São João de Deus:**
São João de Deus, também conhecido como São João de Deus, nasceu em Montemor-o-Novo, Portugal, em 8 de março de 1495. Filho de pais humildes, desde jovem demonstrou uma profunda devoção religiosa e um forte desejo de ajudar os mais necessitados.
Após uma juventude marcada por dificuldades e peregrinações em busca de sentido para sua vida, João de Deus teve uma experiência transformadora durante uma peregrinação a Santiago de Compostela, na Espanha. Inspirado pela pregação do franciscano João de Ávila, decidiu dedicar-se totalmente ao serviço dos pobres e doentes.
Em 1538, fundou a Ordem Hospitalar de São João de Deus, cujo objetivo era cuidar dos doentes e dos necessitados, especialmente os mais desamparados e marginalizados da sociedade. João de Deus dedicou-se incansavelmente a esse trabalho, percorrendo cidades e regiões para oferecer cuidados médicos e espirituais aos enfermos.
São João de Deus faleceu em Granada, Espanha, em 8 de março de 1550, aos 55 anos de idade. Ele foi canonizado pela Igreja Católica em 1690 e é considerado o padroeiro dos hospitais, dos enfermos e dos bombeiros, sendo venerado por sua dedicação à caridade e ao serviço desinteressado aos mais necessitados.
**Oração a São João de Deus:**
Ó São João de Deus, modelo de caridade e compaixão, vós que dedicastes vossa vida ao serviço dos doentes e necessitados, escutai nossas preces e intercedei por nós junto a Deus.
Ensinai-nos a amar como vós amastes, a servir como vós servistes, e a doar-nos completamente aos mais necessitados, assim como fizestes ao longo de vossa vida terrena.
Concedei-nos a graça de ter um coração generoso e compassivo, capaz de enxergar Cristo em cada pessoa que encontramos, especialmente nos pobres e nos doentes.
São João de Deus, rogai por nós, para que possamos seguir vosso exemplo de amor e serviço aos mais necessitados, e assim, um dia, alcançarmos a felicidade eterna no Reino dos Céus. Amém.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário