Bem-aventurado Tiago Alberione - imagem da internet
Biografia de Bem-aventurado Tiago Alberione
Tiago Alberione nasceu em 4 de abril de 1884, em San Lorenzo di Fossano, Itália, e foi o fundador da Família Paulina, uma congregação dedicada à evangelização por meio da comunicação social. Ele foi um visionário que entendeu a importância dos meios de comunicação como ferramentas para a disseminação do Evangelho. Em 1914, fundou a Sociedade de São Paulo (Paulinos), com o objetivo de usar todos os meios modernos de comunicação — como rádio, cinema, televisão e, mais tarde, a internet — para pregar a mensagem de Cristo.
Alberione, ainda jovem, sentiu uma forte vocação sacerdotal e se ordenou em 1907. Durante sua formação, ele compreendeu que a Igreja deveria se engajar de forma mais direta com o mundo moderno. Ele foi inspirado pela necessidade de adaptar o evangelho aos novos tempos, fazendo uso das tecnologias da comunicação para alcançar as massas. Em 1935, fundou a Congregação das Irmãs Paulinas e, em 1949, a União dos Cooperadores Paulinos, incluindo todos os leigos comprometidos com sua missão.
A espiritualidade de Alberione estava profundamente ligada ao "Cristo Mestre", a imagem de Jesus como aquele que ensina e guia. Ele enfatizou a formação contínua no estudo das Escrituras e na oração, buscando sempre a renovação interior. Tiago Alberione faleceu em 26 de novembro de 1971, sendo beatificado pelo Papa João Paulo II em 2003.
Oração a Bem-aventurado Tiago Alberione
Ó Bem-aventurado Tiago, que ao mundo trouxeste
O Evangelho no novo rosto da mídia,
Com zelo e coragem a mensagem semeaste,
E com Cristo Mestre, a fé nunca se desfaz.
Intercede por nós, que buscamos teu caminho,
Nos meios modernos, a luz divina espalhar,
Que, como tu, sejamos teus filhos a brilhar,
Pelo amor de Deus, em cada passo, a verdade a semear.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário