Santa Catarina de Alexandria - imagem da internet
Biografia de Santa Catarina de Alexandria
Santa Catarina de Alexandria é uma das santas mais veneradas pela Igreja Católica, embora sua história seja envolta em mistério e elementos lendários. Segundo a tradição, ela nasceu em Alexandria, no Egito, por volta do ano 287, em uma família nobre e pagã. Desde muito jovem, demonstrou grande inteligência e sabedoria, sendo bem instruída nas artes e nas ciências, especialmente na filosofia e na teologia.
Catarina teve uma visão mística de Cristo e converteu-se ao cristianismo, desafiando as crenças pagãs dominantes em sua época. Ela enfrentou duras perseguições durante o reinado do imperador romano Maximiano, que, ao tentar persuadi-la a renunciar à sua fé, convocou os mais renomados filósofos e oradores para debater com ela. No entanto, Catarina venceu todos em debates, impressionando até seus opressores com sua sabedoria.
Apesar de sua eloquência e sabedoria, Catarina foi condenada à morte por decapitação. A lenda diz que, após sua morte, milagrosamente seu corpo foi transportado para o Monte Sinai, onde foi enterrado e tornou-se um local de peregrinação.
Santa Catarina de Alexandria é considerada a padroeira dos filósofos, estudantes, e das pessoas que lutam por justiça e sabedoria. Sua festa é celebrada no dia 25 de novembro.
Oração a Santa Catarina de Alexandria
Santa Catarina, voz de sabedoria,
Que com coragem enfrentaste o erro,
Com fé e amor viveste em harmonia,
A verdade de Cristo como alicerce e faro.
Intercede por nós, que buscamos aprender,
A luz do conhecimento, do bem e da paz,
Que, como tu, saibamos a verdade defender,
Com força e graça, por onde a vida nos traz.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário