São Nicolau - imagem da internet
Biografia de São Nicolau
São Nicolau nasceu no final do século III, na cidade de Patara, na Licia (atualmente na Turquia), provavelmente por volta do ano 270. Filho de pais ricos e cristãos devotos, ficou órfão ainda jovem, e usou sua herança para ajudar os necessitados. Conhecido por sua generosidade e compaixão, São Nicolau se tornou bispo de Myra, uma cidade também localizada na Licia.
Durante seu episcopado, ele se destacou por sua defesa da justiça e da fé. Um dos episódios mais famosos de sua vida é o milagre da salvação de três jovens que estavam prestes a ser injustamente condenados à morte, intervenção pela qual São Nicolau se tornou um símbolo de proteção e intercessão contra a injustiça.
São Nicolau também é conhecido por sua dedicação ao cuidado dos pobres e das crianças. Ele tinha uma devoção especial aos necessitados e realizava ações de caridade secretas, muitas vezes ajudando em silêncio, o que lhe conferiu grande reputação de santidade e amor ao próximo.
Morreu no dia 6 de dezembro de 343, sendo reverenciado imediatamente após sua morte, e sua festa passou a ser celebrada nessa data. São Nicolau é o patrono dos marinheiros, das crianças e dos comerciantes, além de ser um símbolo de generosidade e bondade. Sua vida e suas virtudes deram origem à figura do "Papai Noel", com o passar dos séculos.
Oração a São Nicolau
Ó São Nicolau, santo generoso e fiel,
Que aos necessitados sempre foste tão leal.
Com tua mão de bondade, estende tua luz,
E nos protege de todo mal, com a força de Jesus.
Intercede por nós, ó santo da misericórdia,
E guia nossos passos pela estrada da virtude.
Que em nossa vida brilhe o teu exemplo de amor,
São Nicolau, rogai por nós, hoje e sempre, com fervor.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário