
São Guilherme de Bourges - imagem da internet
Biografia de São Guilherme de Bourges
São Guilherme de Bourges (1150–1209) nasceu em Nevers, França, em uma família nobre. Desde jovem, demonstrou inclinação para a vida religiosa, apesar das pressões familiares para seguir uma carreira militar ou política. Após estudos em Paris, decidiu ingressar na vida monástica, entrando na Ordem de São Bento, no mosteiro de Saint-Sauveur.
Posteriormente, sentiu o chamado para uma vida ainda mais austera e transferiu-se para a Ordem de Cister, no mosteiro de Pontigny. Conhecido por sua humildade, espírito de penitência e profunda devoção, foi eleito arcebispo de Bourges em 1200, apesar de sua resistência inicial. Como pastor, destacou-se pela simplicidade de vida e pelo cuidado com os pobres e doentes. Era incansável em pregar, visitar comunidades, e defender a fé católica diante das heresias de sua época.
São Guilherme era particularmente devoto da Eucaristia e de Nossa Senhora. Sua vida de oração intensa e compromisso com a justiça fizeram dele um exemplo de santidade para clérigos e leigos. Ele faleceu no dia 10 de janeiro de 1209. Em 1218, foi canonizado pelo Papa Honório III, devido aos numerosos milagres atribuídos à sua intercessão.
Oração a São Guilherme de Bourges
Ó Guilherme, pastor de santa humildade,
Que viveste a fé com ardor e verdade,
Ensina-nos o zelo na busca do bem,
E a servir aos pobres como nosso refém.
No altar da vida, teu exemplo é farol,
Guiando-nos a Cristo, o divino Sol.
Roga por nós ao Pai, com fervor e luz,
Para que sigamos o caminho de Jesus.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário