São Toríbio de Mongrovejo
Biografia de São Toríbio de Mongrovejo:
São Toríbio de Mongrovejo, também conhecido como Toríbio Alfonso de Mogrovejo, nasceu em 1538, na Espanha, numa família nobre. Desde jovem, ele mostrou grande interesse pela vida religiosa e pelos estudos. Estudou Direito Canônico na Universidade de Salamanca e posteriormente tornou-se um advogado de destaque.
Em 1578, foi nomeado arcebispo de Lima, no Peru, um cargo que inicialmente recusou, mas que acabou aceitando por obediência ao Papa. Assim, aos 40 anos, deixou sua terra natal e partiu para uma missão longínqua e desafiadora.
Ao chegar ao Peru, São Toríbio ficou chocado com as condições de vida dos indígenas e a falta de instrução religiosa. Ele dedicou sua vida a melhorar as condições dos menos favorecidos, percorrendo sua vasta arquidiocese, muitas vezes a cavalo, visitando aldeias remotas, pregando o Evangelho, administrando os sacramentos e defendendo os direitos dos povos indígenas perante as autoridades coloniais.
São Toríbio também fundou escolas e seminários para a formação do clero local e trabalhou incansavelmente pela justiça social, denunciando os abusos dos colonizadores espanhóis e defendendo os direitos dos indígenas perante as autoridades coloniais.
Ele foi um arcebispo exemplar, conhecido por sua humildade, caridade e zelo apostólico. Durante seus 25 anos de episcopado, São Toríbio enfrentou numerosos desafios, incluindo doenças, perigos físicos e oposição política, mas sempre permaneceu firme em sua missão de servir a Deus e ao seu povo.
São Toríbio de Mongrovejo faleceu em 1606, aos 68 anos de idade, sendo canonizado pelo Papa Bento XIII em 1726. Sua festa é celebrada em 23 de março.
Oração a São Toríbio de Mongrovejo:
Ó Deus, que destes a São Toríbio de Mongrovejo, vosso servo, a graça de imitar fielmente vosso Filho Jesus Cristo, no serviço aos pobres e oprimidos, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de vivermos o Evangelho em nossas vidas, servindo aos nossos irmãos com amor e generosidade.
São Toríbio, que enfrentastes os desafios da evangelização com coragem e fé inabalável, intercedei por nós junto ao Pai Celestial, para que, seguindo vosso exemplo, possamos ser testemunhas vivas do amor de Deus no mundo.
Amém.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário