
Conversão de São Paulo - imagem da internet
Biografia da Conversão de São Paulo
A conversão de São Paulo é um dos eventos mais marcantes do cristianismo primitivo. Paulo, cujo nome judeu era Saulo, nasceu em Tarso, na Cilícia, por volta do ano 10 d.C. Judeu de nascimento, ele era fariseu, zeloso da Lei e perseguidor ferrenho dos seguidores de Cristo, acreditando defender a pureza da fé de seus pais. Com autoridade dos sumos sacerdotes, Saulo prendia e condenava os cristãos, causando temor entre os fiéis.
Tudo mudou em sua viagem a Damasco, onde ele tinha a intenção de capturar mais cristãos. No caminho, uma luz resplandecente o cercou, e ele caiu ao chão. Ouviu uma voz dizendo: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 9:4). Confuso, perguntou: “Quem és, Senhor?” A resposta foi clara: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues.” Cego pela luz divina, Saulo foi conduzido a Damasco, onde ficou três dias sem comer nem beber.
Em Damasco, Ananias, um discípulo de Cristo, foi enviado pelo Senhor para curá-lo e batizá-lo. Ao receber a imposição das mãos, Saulo recuperou a visão, foi batizado e recebeu o Espírito Santo. Transformado pelo encontro com Cristo, Saulo tornou-se Paulo, o apóstolo das nações. Ele dedicou o restante de sua vida à proclamação do Evangelho, enfrentando perseguições, prisões e martírio em Roma, por volta do ano 67 d.C. Sua conversão é celebrada pela Igreja em 25 de janeiro, como um símbolo de redenção e chamado à missão universal.
Oração à Conversão de São Paulo
Ó Paulo, que no caminho foste tocado,
Por luz divina, que o céu te revelou,
Tua alma cega à verdade foi guiada,
E no encontro com Cristo tudo mudou.
Ensina-nos, ó santo, a fé abrasadora,
Que transforma perseguidor em pregador,
Faz-nos ouvir a voz do Salvador,
E seguir seu amor que tudo restaura.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário