
São Francisco de Sales - imagem da internet
Biografia de São Francisco de Sales
São Francisco de Sales nasceu em 21 de agosto de 1567, em Thorens-Glières, na região da Sabóia, França, em uma família nobre. Desde jovem, mostrou inclinação para a fé e os estudos teológicos, mesmo enfrentando crises espirituais. Estudou em Paris e Pádua, onde se destacou por seu brilhantismo acadêmico, obtendo doutorado em Direito e Teologia.
Embora seus pais quisessem que seguisse a carreira jurídica, Francisco ouviu o chamado de Deus e tornou-se sacerdote em 1593. Foi enviado para a região de Chablais, fortemente influenciada pelo calvinismo, e trabalhou incansavelmente pela reconciliação dos fiéis com a Igreja Católica, usando de mansidão e amor para converter milhares.
Em 1602, foi nomeado bispo de Genebra, mas devido à ocupação protestante, sua sede foi transferida para Annecy. Como pastor zeloso, dedicou-se à formação espiritual do clero e dos leigos, escrevendo obras que ainda hoje inspiram a Igreja, como Introdução à Vida Devota e Tratado do Amor de Deus.
Francisco foi pioneiro em mostrar que a santidade é acessível a todos os estados de vida, defendendo que qualquer pessoa, independentemente de sua ocupação, pode amar a Deus plenamente. Sua espiritualidade, marcada pela mansidão e pelo otimismo, tornou-se modelo para gerações. Faleceu em 28 de dezembro de 1622, em Lyon, e foi canonizado em 1665. Em 1877, foi declarado Doutor da Igreja e, em 1923, patrono dos jornalistas e escritores católicos.
Oração a São Francisco de Sales
Ó santo pastor de divina mansidão,
Que a Deus serviste com todo ardor,
Guia-nos, Francisco, na tua direção,
Para vivermos em paz e amor.
Ensina-nos a fé que nunca se cansa,
Mesmo em meio às lutas do dia a dia,
Que tua vida seja nossa esperança,
Farol de Deus que nos guia e irradia.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário