
Santa Apolônia - imagem da internet
Biografia de Santa Apolônia
Santa Apolônia foi uma mártir cristã do século III, venerada como padroeira dos dentistas e daqueles que sofrem de dores de dente. Viveu em Alexandria, Egito, durante um período de perseguição severa contra os cristãos sob o imperador Décio. De acordo com o historiador Eusébio de Cesareia, Apolônia já era idosa quando foi capturada por uma multidão enfurecida, que exigiu que ela renegasse sua fé em Cristo.
Diante de sua recusa inabalável, seus algozes arrancaram violentamente seus dentes e ameaçaram queimá-la viva se não renunciasse a Cristo. Mesmo diante de tamanha dor e crueldade, Apolônia, fortalecida pela graça divina, preferiu lançar-se espontaneamente às chamas, entregando sua vida por amor ao Senhor. Seu martírio tornou-se um testemunho de coragem e fidelidade, e sua intercessão é buscada especialmente por aqueles que padecem dores nos dentes ou na boca.
A Igreja celebra sua memória em 9 de fevereiro, e sua devoção se espalhou por toda a cristandade, sendo representada frequentemente segurando um alicate com um dente, símbolo do seu sofrimento e da sua vitória sobre a dor e a morte.
Oração a Santa Apolônia
Santa Apolônia, luz abrasada,
Firme na fé, em Deus confiou,
Mesmo em dor cruel e amarga estrada,
Teu coração jamais vacilou.
Intercede por nós, ó mártir querida,
Livra-nos da dor e do padecer,
Que em Cristo tenhamos a eterna vida,
Onde só há paz e nenhum sofrer.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário