
Santa Escolástica - imagem da internet
Biografia de Santa Escolástica
Santa Escolástica nasceu na Itália no final do século V, sendo irmã gêmea de São Bento de Núrsia, o grande patriarca do monaquismo ocidental. Desde a infância, Escolástica demonstrou um profundo amor por Deus, dedicando-se à vida de oração e contemplação. Inspirada pelo exemplo de seu irmão, fundou a Ordem das Beneditinas, estabelecendo comunidades monásticas femininas que seguiam a mesma regra que São Bento estabelecera para os monges.
A tradição nos conta que, anualmente, Escolástica e Bento se encontravam para compartilhar diálogos espirituais. Em um desses encontros, prevendo sua morte iminente, Escolástica rogou a Deus que prolongasse aquela conversa, e uma tempestade impediu Bento de partir. Três dias depois, Bento teve a visão da alma de sua irmã subindo ao céu em forma de pomba.
Santa Escolástica faleceu por volta do ano 543, sendo reconhecida como padroeira das monjas beneditinas e intercessora daqueles que buscam a comunhão profunda com Deus. Sua memória é celebrada em 10 de fevereiro.
Oração a Santa Escolástica
Ó Escolástica, luz resplandecente,
Na oração, teu ser se inflama,
Elevando a alma ao Amor fervente,
Que em pureza ao céu te chama.
Ensina-nos a doce espera,
Na paz que ao Alto nos conduz,
Que a fé nos guie como esfera,
Brilhando eterna em tua luz.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário